Seguidores

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

 

DEZEMBRO.

      Esse mês do ano quando se inicia o que você pensa, você é daqueles que se anima e já começa a planejar e sonhar como e onde vai passar o natal?  Você prefere grande comemorações, viagens, para rever e passar com sua família em outros estados, ou se você que tem muito dinheiro prefere passar fora do Brasil e já fica até o Réveillon? Ou é mais reservado e essa data não lhe diz nada.

      Existe aqueles fanáticos que, em novembro já monta a arvore de natal e já vai comprando os presentes, mesmo se enchendo de dívida; aí é presentes de amigo secreto, na imprensa, outras nas escolas e os mais velhos, na igreja, hidroginástica etc. São tantos planos, ilusões e sonhos que até irrita, mas tem um detalhe, para alguns, nem passa pela sua cabeça o significado do natal, sem contar que na bíblia não existe nada que fale dessa tão sonhada e planejada data com grandes festas e comilanças, os antigos no início de século vinte, tinha aquele respeito, assistia uma missa e mais nada.

      Com o passar dos anos veio a história de se comemorar o natal e ano novo e pra que? Comercio, até quem não tem onde cair morto se enche de dívida para grande festa; que existe alguém que inventou isso, é fato, todos que trabalham e estudam tem direito a um descanso, porém jamais esquecer de agradecer ao criador estar vivo, obvio! A verdade é, jesus nasceu para nos salvar, infelizmente morreu por querer justiça, igualdade, humanidade, harmonia e um mundo com respeito e amor a Deus.

 Bom; eu particularmente já escrevi aqui mesmo nesse blog, sobre esse assunto, óbvio muita gente já me questionou por isso, inclusive na minha família, eu sempre deixei claro para os meus filhos, ainda crianças, o natal é simplesmente comercio...outra coisa nunca os incentivei contando a fabula e invenção do papai Noel, deixei bem claro, o bom velhinho nunca existiu, os presentes vêm dos pais quando estão empregados, nunca fiz comemoração, acho uma bobagem, jantamos em família, sem frescura.

De coração, não gosto de dezembro, eu acho um mês onde a falsidade, hipocrisia, desrespeito e falta de humanidade vem à tona, é nesse último mês do ano, que o ser que se diz humano, se solidariza, faz visitas e leva presentes para a criançada, como bolas, bonecas e doam muitas cestas básica, passou final de ano que vão todos pro inferno.     

 Porém, existe pessoas tão exageradas, eles  muitos festejam o natal e ano novo como se fosse o único e o último dia de vida, alguns agem como se nunca tivesse comido ou vivido, querem aproveitar na última semana do ano como loucos, uns é bebendo e comendo até passar mal, e, nessa grande festa que devia ser de adoração ao pai, o filho e espirito santo, em agradecimento por estar vivo, ter emprego, moradia, paz e tranquilidade na família, não, vamos agir como os mais feroz dos animais, beber, brigar e muitos nessa época do ano, acaba morrendo ou matando, pior muitos sendo assassinados pela própria família.

Cada dia fica mais difícil ajudar alguém, eu sei disso, nós estamos vivendo numa época tão assustadora que fica difícil acertar, é tanta gente ruim, sem caráter que dói, infelizmente o ser humano, a maioria está doente, de preguiça, ódio, inveja e muitos não querem responsabilidade com nada, preferem viver se lamentando e se fazendo de coitado, mas existe também muita desigualdade, quem tem muito tem demais e os que já nasceram sem nada, não tem nada mesmo. Nesse meio de tanto sofrimento e desigualdade existem crianças inocentes, que apesar de tudo ainda sonha e deseja uma noite com alimentação, pior, mesmo pobres todos tem uma televisão, já passou pela sua cabeça uma criança vendo aquele monte de comida sendo desperdiçada, propagandas de como fazer uma ceia de natal, e eles, aquelas crianças não terem nem aonde dormir! Com certeza dormirão com a barriga vazia.

Eu sei Deus, está tudo errado, não existe amor, união, para completar  existem homens e mulheres, eles vem ao mundo uma única vez, mas resolve se destruir, ainda tem vários filhos, mas ainda existem pobres que ainda tem reponsabilidade, luta e com sacrifício conseguem ter uma vida digna, infelizmente são poucos que conseguem, como existe aqueles que já nascem e não querem nada com a vida, mas vamos pensar nos que são humanos e honestos e estender a mão, se procurarmos onde e como ajudar, com certeza acharemos uma solução, ou então continuem com suas vidas luxuosas, seu orgulho e ganancia, que só teremos mais e mais destruição.

Deus fez o mundo e nos criou, porém, Deus, não pode ficar dentro de cada um, vinte e quatro horas por dia, Deus nos criou, porém, nossas ações, atitudes personalidades e caráter, cabe a cada um construir, que cada um reflita e pense, se há alguma verdade no que eu, uma semianalfabeta escreveu. Deus no coração de todos, amém.

Joana Darc N de Araújo a Ferreira.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

 

CATÁSTROFE.

 

Muita gente acredita e tem certeza que estamos preste a presenciar o fim do mundo, eu não duvido, os endinheirados e que se acham dono do mundo com sua ganância, egoísmo e acreditando serem Deus, eles mesmo estão preste a acabar com o planeta, infelizmente cada dia que passa, algo de ruim está aparecendo pelo o mundo inteiro.

É triste ver, o que Deus construiu e criou com amor assistir aos poucos tudo acabando, o que só acontecia fora do Brasil, como Tornado e Terremoto, por incrível que pareça agora também no brasil, que Deus nos proteja, mas a minha opinião; isso é divido ao orgulho, ganância, ódio, falta de amor e respeito ao criador, é uns querendo ser melhores que os outros, pisando nos mais fracos, com a desigualdade, falta de respeito e os ricos acreditando que eles sim, são imortais, ai está a resposta quando acontece algo de muito ruim ninguém se salva, porém nem assim os poderosos querem ver e entender que somos todos iguais perante Deus.

Estamos vivendo numa época que o mundo inteiro poderia ser mais agradecido e solidário, mas o que vemos? Ricos e pobres inconformados, revoltados e sempre querendo mais, nunca se satisfaz com o que tem, são poucas as pessoas agradecidas e querendo fazer o certo e correto, é tanta insatisfação, pessoas quanto mais tem mais reclamam, claro! Desde que o mundo foi criado sabemos que os que tinham um pouquinho mais, era engolido e se aproveitando dos mais humildes, porém essa situação com os estudos e a inteligência que Deus deu a muita gente, eles sim, deveriam ter feito a diferença, mas nunca estão felizes e sempre passando por cima de tudo e todos, inclusive de Deus nosso criador.

Então o que estamos vendo é a destruição, nem assim o ser humano enxerga e quer ver, eu vejo e me sinto mal, até os que tem moradia um bom emprego e carro, nunca estão feliz, é sempre reclamando de tudo, eu vivo pedindo e conversando com Deus, pelos os meus filhos e netos para que eles sejam gratos a Deus por tudo, Deus me abençoou demais, vivi momentos muito triste com a perda do meu marido a trinta e dois anos atrás, Deus me abençoou com filhos, bons caráteres, batalhadores e inteligentes.

Deus, meu pai e único amigo, sabe como e o que vivi, mas Deus nunca desistiu de mim e eu de Deus, como ele cuidou de mim e dos meus filhos! Quando eu caia Deus me levantava, foram anos de dor, falta até do essencial, porém, Deus meu pai, esse nunca me deixou cair e desistir. Hoje olho pra trás e nem acredito que ainda estou aqui, eu agradeço a Deus o dia inteiro, até dormindo morrendo de sono e quero ir ao banheiro.

Eu sou sim abençoada pelo o criador, vejo os ricos e certos falsos evangélicos, dizendo Deus me deu, Deus é maravilhoso e dá a todos nós, é só cremos confiar, batalhar com dignidade, andar no caminho certo, que Deus não nos abandona jamais; por isso eu morro e não entendo como o ser humano é mal agradecido, desrespeitoso e egoísta, parece até que na cabeça deles, eles são Deus e tudo acontece porque eles merecem.

Todos os que lutam, amam e respeitam a Deus, Jesus Cristo, o Espírito santo e Nossa Senhora estarão obtendo tudo de bom. Obrigado Deus por estar sempre comigo e minha família, que Deus abençoe os que respeitam e são gratos a vida.

 

Joana Darc N de Araújo A Ferreira.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

 

               SÃO TANTAS ILUZÕES.

 

Como ainda existe gente iludida e acreditando que ainda vale a pena sonhar, eu era uma sonhadora e acreditava muito em mudanças, felicidades e que alguém ainda faria algo por nós, nunca sonhei com o impossível, mas acreditava que seria muito feliz e que todos nós teríamos chances de viver num mundo com igualdade, sem fome, miséria, com moradia e direito e aceso a saúde, óbvio que seriamos iguais em tudo, mas tudo não passou de ilusão, eu como toda criança mesmo sem nada entender, ver ou saber, amava conversar com Deus, como morei num sitio no sertão de Pernambuco até dezesseis anos, eu não tinha brinquedos nenhum, porém, eu os fazia com sabugos de milhos e depois pano, além de brincar debaixo de um pé de algodão, na minha imaginação conversava com Deus, outras vezes subia nos pés de frutas, ou numa pedra gigante que existia no nosso terreiro (quintal) e batia longos papos com Deus, tudo que sentia e queria perguntava para Deus.

Deus, na minha cabeça, não só escutava como me respondia, era muito bonito e estranho, quando criança acho que além de sentir sua presença eu o via, porém, na medida que fui crescendo continuei sentindo Deus junto a mim, isso acontece até hoje, mesmo idosa, eu tenho Deus como meu grande melhor e único amigo, em Deus eu sei que posso confiar e contar todos os meus segredos, juro! Não é mentira nem fantasia, eu sinto Deus, em tudo que faço, quando quero algo mentalizo e falo (Deus está nas suas mãos) Deus sempre me ajudou e guiou, um exemplo quando um dos meus filhos, hoje já adulto, fazem uma viagem eu mentalizo Deus e sinto que vai dar tudo certo, para quem for ler pode achar um absurdo, mas não é, acreditem (DEUS) protege aqueles que confiam e acredita e fala com ele de coração.

No fundo do meu coração, eu nunca sonhei em ser rica, só pedia a Deus ter uma casa, emprego para meu marido, depois filhos,  com Deus no caminho deles, dando inteligência e sabedoria, quando meus filhos eram pequenos eu sonhava com uma casa com três quartos e dois banheiros, não por luxo, mas por necessidade, mas não tive, enfim, nunca desejei nada de ninguém, inveja! Esse sentimento, graças Deus nunca tive, tem pessoas que dizem, Deus me deu, e dá, inteligência, sabedoria, força de vontade e se você tiver bons pensamentos e acreditar em Deus, você com certeza terá uma vida tranquila.

Muita gente fala; Deus não me ajuda, principalmente quando morre alguém que você ama, a sua revolta com Deus é grande, mas não foi Deus que fez isso acontecer, mas sim, Deus quer saber até quanto vai a sua fé, nada que nos acontece foi Deus que quis, tudo o que acontece tem um proposito, quando eu era criança não entendia, hoje já entendo e aceito tudo que Deus me manda, com certeza tudo vem para crescermos espiritualmente.

 Sou católica não praticante, mas converso com Deus, leio salmos e já li a bíblia inteira, foram três meses, hoje todos os dias, leio quatro salmos, essa é minha forma de agradecer a Deus pela manhã e à noite, me entrego tanto a mim, como a minha família, ao pai, o filho, espírito santo, a virgem maria e nossos anjos dá guarda, sou feliz, tenho paz mesmo morando em dois comados, os meus filhos, cada uma tem sua família, mas estão sempre ao meu lado, aliás, sou vizinha do meu filho e moro nos fundos da casa da minha filha, o meu outro filho mora em São Luís maranhão.

Como nunca fui de sonhar com o impossível, especificamente nesse século, quando vejo a ilusão o egoísmo de muita gente, fico triste, ok temos que ter esperança e continuar sonhando, porém, não com coisas matérias fora do normal, para quer sonhar e querer muitos carros, fazendas, mansões, ou casas enormes, principalmente hoje em dia, que as famílias não querem mais de um filho, tem que ter um certo conforto mais não exagerado. Quer viajar? Conhecer o mundo vá, seja feliz se assim é seu desejo, comer bem sem ligar demais em bem matérias, desse mundo você só leva as suas boas ações, viveu com dignidade e respeitando alguns dos mandamentos, seja feliz, porque quando você morre fica tudo, se é pobre logo será esquecido, se for rico terá sua vida pelo do averso, por conta de tanto dinheiro que você deixou, até se você era homem vira mulher e vice e versa.

   Portanto, vamos viver sendo nós mesmo, não deseje demais, nada aqui é eterno, orgulho, ganância, egoísmo, maldade e pensamentos negativos não nos leva a lugar nenhum, vamos respeitar o próximo, ser solidário, humano e voltar nossos pensamentos para Deus e nos entregar ao criador com palavras e obras.

Joana Darc N de Araújo A Ferreira

sábado, 29 de novembro de 2025

 

       IDOLOS DE PANO.

 

Mesmo sendo explicito que a fama e sucesso acaba e se muitos não tiverem a cabeça no lugar acaba morto ou pobre, essa gente continua se enganado e querendo sempre mais, por conta da fama e o enriquecimento rápido o ser humano anda cada vez mais com o nariz, em pé, logico se achando os deuses da terra e que são inatingíveis, então vamos cuspir e pisar nos trouxas que hoje são tão burros que ainda segue esses nojentos.

O que será que o povo pensa e ainda consegue enaltecer e viver correndo atrás de alguém que nunca lhe deu, nem lhe dá mínima, são tantas barbaridades, o povo endoidece, não só por artistas brasileiros, mas internacionais, você gostar de uma boa música que tenha letra é normal, eu amo escutar músicas principalmente antigas, hoje ainda existe, bons compositores e cantores, porém, existem aqueles que não cantam, mesmo assim fazem sucesso, o povão os fazem não só ficar famosos, como os acompanha em redes sociais, enaltecendo pessoas sem um pingo de talento e carisma, para os mais humildes, existem poucas opções a não ser a televisão com sua programação  falida e repetitiva, com apresentadores sem nenhum atrativo, mesmo assim, ainda existe gente que senta no sábado e domingo, em frente a televisão pra dá ibope a essa gente sem amor e coração, quando eles trazem esses cantores que nem voz tem, a galera vai ao delírio.

E como alguém ainda se ocupa assistir esses reality shows? Bom; cada um tem seu gosto, (estragado), eu particularmente nunca vi, com a internet hoje sei que ainda passa, mas já fazem anos que não assisto teve aberta, novelas; até o nome me enoja, quando não existia outro meio de comunicação e o único divertimento era a televisão, eu assistia, mas hoje! Nem me pagando muito, artistas juro, nunca fui fã de nenhum cantor, mas gosto da boa música com letra.

Nos dias de hoje, cada dia a desigualdade é mais gritante e assustadora, será que o povo não vê, ou estão todos cegos, ninguém faz nada, quando alguém abre esses canais, óbvio! para ganhar algum, porém, alguns tentado ajudar os mais humildes, ninguém apoia, mas é um artista podre de rico, abrir um canal para mostrar como vivi no seu luxo, são tantas as visualizações e seguidores, muitos juram que eram pobres, passaram fome, moravam em barracos, mas esqueceram rápido, hoje, eles pisam nos humildes, os filhos dos famosos como já nascem ricos, é aparecer que lá vai os puxas sacos correr atrás, todos nós somos curiosos e gostamos de saber das fofocas até dos pobres, mas não a ponto de fazer essa gente ficar mais famosa, são tantas barbaridades que postam na internet,  que é impossível não vermos, é doentio ver um país, com tanta gente passado fome, dormindo nas ruas, morrendo à mingua, sem dentes, empregos e sem rumo, que eu não entendo como quem pode fazer algo, finge-se de cego e surdo.

Uns com tantos e outros ao Deus dará, será que algum dia ainda vamos ver nesse mundo algo sendo feito pelos os mais necessitados? Estamos vivendo num mundo onde não existe esperança, humanidade, solidariedade e nem dignidade.

Muita gente fala é o fim dos tempos, não, desde que eu me entendo por gente que foi assim, os fortes pisando nos mais fracos, obvio piorou, alguns nascem para brilhar e outros já vem com a maldade dentro deles que são os engravatados, eles prometem mundos e fundos, quando estão no topo que vão todos pro inferno, ai entra o ódio, a destruição, pessoas de caráter podre, que se já era ruim piora, vendo a desigualdade e desumanidade dos poderosos, eles ficam piores, muitos por já terem nascido podres, outros por raiva de ver que nada muda, entra anos, saí anos e os poderosos continua com promessas falsas e roubando, principalmente a esperança dos humildes, a criminalidade só aumenta, o mais triste é, a bandidagem só desconta nos mais fracos e oprimidos.

Bom; ainda assim o povo vendo tudo em preto e branco, continuam dando valor e seguindo pessoas destrutivas sem amor e coração, então, está tudo certo, de certa forma merecemos está onde estamos, vivendo e vendo o luxo e a fama dos mais fortes. Vamos continuar sequiando, dando valor ao que não ver e nem escuta. Deus nos proteja.

Joana Darc N de Araújo A Ferreira.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

 LEMBRANÇAS E SAUDADES.

       Duas palavras que machuca e dói e nos faz muitas vezes ficar triste, só se você não tiver memoria, ou não viveu que essas palavras para você, não signifique nada, mas se você teve uma vida feliz, se divertindo e aproveitando os bons momentos que a vida lhe oferecia, com certeza você terá boas lembranças e saudades dos amigos,  amores que você acreditava amar, então é você escutar uma  música que tudo vem à tona como num filme,  se viajou, quando você ver algo na televisão que te faz lembrar onde estava naquele momento da sua vida, se você tem coração se emociona.

       Quem ler o que eu escrevo as vezes se identifica comigo, já outras (os) devem me ver como uma pessoa que vivi do passado, não estão errados, dentro de mim existe muitos sentimentos, lembranças e saudades, mas definitivamente não vivo só de lembranças, as vezes me entristeço porque hoje, vivemos num mundo onde o sentimento, a amizade e os bons papos acabou, não é mentira, se antes íamos visitar alguém, a família inteira era encantada com as novelas hoje em todos os encontros é o celular e as pessoas rindo com o além da conta.

       Se antes não tínhamos a tecnologia que se tem hoje,  mas existia a espontaneidade, a amizade desinteressada, as gargalhadas verdadeiras, onde existisse uma rodinha de amigos existia alegria, felicidade e não existia depressão ou pessoas revoltadas, mesmo com a vida simples que tínhamos, pra gente tudo era como uma festa, hoje os jovens vivem fechados no seu mundo e juram ser o perfeito, na cabeça deles estão vivendo o melhor tempo, sem esperança, sonhos e futuro, a maioria é revoltada, fechados com raiva do mundo e de todos.

       Se antes éramos sedentários, hoje os jovens, mulheres até de idade avançada só pensam em academias, corpos sarado, exibição, obvio! Tudo tem limite, o menos é mais, hoje por conta do corpo sarado a mulherada, muitas passam dos limites, algumas vivem sonhando com o homem perfeito esquecendo que tudo que sobe desce, então querem trocar de parceiro(a) como se troca de roupa, com certeza isso é ambos os sexo, estão Sempre a procura do que imaginam ser diferente, claro todos nós devemos nos cuidar, fazer exercício, mas sem passar do limite, são tantas ilusões, casamento sendo desfeito por vaidade na esperança da felicidade, mal sabe essas pessoas que a vida é passageira,  se você não viveu no momento certo, ao invés de boas lembranças e saudades você terá amarguras, insatisfação e depressão, muitos homens e mulheres perdem a família por conta da vaidade sem limite.

       Então prefira ser careta, não troque o certo pelo o duvidoso, com certeza o certo está dentro de cada um, apesar de tudo que estamos vendo, vivenciando e vivendo as pessoas só pensam no seu umbigo, orgulho e falta de amor a Deus e aos seus semelhantes, é tanto egoísmo que as pessoas estão cegas pela ilusão dos falsos amigos, amizades e amores.                  

       Que Deus tenha piedade dessa geração de jovens e mulheres sem juízo e coração, que estão sempre se enganando a procura do impossível.

       Joana Darc N de Araújo Alves Ferreira.         

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

 

 SECA

      Será que existe situação mais triste e difícil que é você morar e viver numa região onde nem sempre a chuva vem? Eu não conheço outros países, mas não precisa ir tão longe, no Norte e Nordeste a situação sempre foi desoladora, entra anos e saí anos, cada vez a incerteza e a dor do sertanejo cresce mais com a falta de água no sertão, o mais impressionante é a fé e a esperança que aquele gente tem, eles não desistem, os jovens saem mesmo com o coração despedaçado, mas na expetativa de mudança e um dia poder voltar e ver  que algo mudou, mas infelizmente é sempre a mesma coisa, tem anos que chove, outros não.

      Eu vendo vídeos do sertão nordestino esses dias me senti mal, dói de verdade, sítios tão bonitos, com pessoas tão esperançosas e acolhedoras, cheia de esperança, preparando as terras tendo certeza que a chuva virá, que Deus os abençoe e não os decepcione, que realmente o milagre e esse néctar da vida venha mesmo.

      Graças a Deus, muita gente no sertão foi abençoada com a transposição do Rio são Francisco, mas infelizmente não abrange tudo, se a chuva não vem, plantar e colher fica impossível, as vezes eu me pergunto; será que se nossos governantes se empenhassem mais não haveria mudança de verdade? Exemplo onde houvesse um açude ou cacimba levassem maguinhas apropriadas, sem precisar o sitiante pagar um absurdo, daí não existiria a possibilidade de haver água para eles se manterem, quando eu morava no sitio nas terras dos meus pais, tinha um açude, eu mesmo criança lembro, que alguns homens cavavam e dali tiravam água as vezes até chover novamente mãe fazia hortas e plantava batata doce etc.

Meu Deus! Eu lembro, ou será imaginação minha, mas até meus dezesseis anos que vivi no sitio chovia mais, aí teve a seca de setenta, porém eu não estava mais lá, mas segundo minha família contou, foi muito triste mesmo, daí até 1976 que foi quando vim embora de vez foi ficando mais difícil.

Uma pergunta que eu me faço, se existe carro pipa de onde e como vem essa água, é esquisito, é por essa e tantas razões que hoje, apesar da tecnologia estamos vivendo a pior época do mundo, tanto estudo, e até hoje não encontraram uma solução para matar a fome e a sede do Norte e Nordeste, todo ano vemos a mesma situação e ninguém faz nada.

Que Deus nosso Rei do Universo possa fazer o grande milagre acontecer, e apesar do orgulho, da maldade e falta de Deus, amor, solidariedade dos poderosos e força de vontade, a situação ainda mude, Deus abençoe o mundo e os mais humildes.

Joana Darc N de Araújo a Ferreira.

 

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

 

    SERÁ QUE ESTÃO                              FAZENDO O CERTO?

      Estou me referindo o que está acontecendo nesses últimos dias entre a polícia e os traficantes? Eu acredito que desta forma as bestas feras vão ficar ainda mais forte, que será que está por vim, eu não sei se tenho medo ou fico triste, segundo as notícias tem morrido muitos bandidos, mas e os peixes grandes? Esses ninguém pega, o certo era legalizar a droga em geral, quer morrer sem dá valor a vida que você ganhou e resolveu destruir com qual quer tipo de vicio(MORRA)

      Tudo que é proibido é mais gostoso, mesmo que a porcaria do usuário de droga não viva, parece mentira o que vemos no mundo inteiro, são pessoas vivendo iguais bichos, zumbis ou bonecos, sem reação, amor e respeito, como alguém que Deus deu a vida resolve se destruir e dar dinheiro para se anular como gente, graça a Deus, Deus me poupou de ver alguém que amo morrendo aos poucos e matando, não só a ele como a família.

      Está tudo errado, mas é a vida que nossos governantes resolveram escolher para segundo eles acabar com as drogas com essa guerra inútil, mas infelizmente  não será assim que vão resolver o termino da draga, e, dos infelizes que enriquecem a custas da desgraça dos fracos e imbecis que acredita que deixando de lutar e viver serão alguém.

      Quem sou eu? Ninguém, mas com certeza, alguém que está sofrendo e tentando entender os seres humanos, que mesmo vendo e sentindo na pele o que estão vivendo que é num mundo sem luz e esperança a droga está vencendo, o ódio, o orgulho, a maldade dos poderosos acabam ganhando. Com certeza, enquanto não liberarem as drogas em geral, nós vamos viver com medo, assustados e sem saber que rumo seguimos, Deus, com certeza não está no meio dessa pouca vergonha e falta de respeito com as pessoas que ainda querem viver, então vamos acabar de vez com a vida, matando, destruindo algo que logo será reconstruindo, já que a droga sempre vai existir, com gente fraca que não sabem nem querem viver.

      Joana Darc N de Araújo A Ferreira.      

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

 

 

TEM ALGUMA MUSICA QUE TE LEMBRA ALGO?

      Bom; Roberto Carlos, esse eu acredito que são poucos os seres humanos que não namorou, sonhou e dançou com suas músicas, eu particularmente vivi momentos incríveis, mas tem uma música que até hoje me emociona, (de tanto amor, ROBERTO CARLOS) foi quando sai de itapetim em 1972, deixando pra trás, meu primeiro amor, doeu tanto, claro já não estava mais com ele, mas como o amava, risos amor de juventude

      Voltei em março de 1973, foi um amor conturbado até final de 1974, namorávamos outras pessoas mais sempre voltávamos, mas Deus me mandou alguém que me fez esquecer esse que eu imaginava ser o primeiro e único amor, quantos anos fazem! Às vezes me pergunto; será que só eu lembro dos momentos que vivi, com quem namorei, sofri, sorri e viveu momentos bons na vida? Bom Benito de Paulo, Além de tudo e tantas e tantas, também tiveram boas histórias. Bom se eu fosse citar não conseguiria acabar a lista.

      Eu não mudaria nada da minha vida, e sim teria estudado mais, porém sou grata a Deus por conseguir me lembrar e poder escrever minhas memorias e histórias, como era bom namorar por correspondência, ou mesmo receber cartas de amigos, da família, no meu caso que vivia de Pernambuco pra São Paulo, eu tinha tantas cartas, pena que não guardeai as mais interessantes e importantes.

      Apesar de prazeroso, o melhor mesmo é ao vivo e a cores, namorar, conversar ter amigos dar boas risadas, enfim, pena que hoje está tudo pior, se antes era cartas agora é zap, rede sociais, por incríveis que pareça homens e mulheres ainda se enganando com namoros virtuais.

Apesar de muitos acreditarem que nós vivemos no tempo do ronco e da breguice, das músicas com letras, onde nos bailes dançávamos de rosto colado, com beijos sim, mas não tão salientes, onde a imaginação não iam mais além, mas era sensacional, e o medo de alguém ver e ir contar aos pais? Existia respeito, mesmo gostando, nós não passávamos dos limites, eu juro! minha maldade e malicia era zero, achava bom dançar agarradinho, beijar de língua, mas nem passava pela cabeça que existia sexo no meio de tudo,  era inocência mesmo, eu digo por mim, agora os meninos...

Que pena que tudo mudou, teve muitas mudanças maravilhosas, mas infelizmente nem todos souberam, ou saiba o significado da palavra mudança, se antes era um privilegio e virtude ser virgem, hoje é um crime, hoje quem senta numa praça e consegue conversar normalmente, você muitas vezes vai visitar alguém ou vice versa, é de olho no celular, são poucas as pessoas que se concentra numa conversa cara a cara.

Eu juro! Morro de dó, não só de mim de todos em geral, não existe mais amigos, famílias, amizades, é tudo tão artificial, sem sal, os amigos verdadeiros está em extinção, a maioria é querendo aparecer nas redes sociais postando qual quer bobagem para ver se alguém os segue, que lástima, você pode pensar e você que escreve? Também sou boba né? Porém, ativa minha memória, não gosto muito de mostrar a cara, brincadeira gosto de fotos, mas vídeo não.

Joana Darc N Araújo A Ferreira.

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

 

 SETE DECADAS. CONTINUAÇAO

Todos nós sabemos que o preconceito sempre existiu e não só com a cor da pele, ainda mais com a pobreza e os mais humildes, eu não sei porque carga d’água, sempre existiu esse sentimento tão mesquinho, os que tinha o nariz em pé, talvez tivessem uma vida igual a nossa, mas o povo sempre foi assim, porém, como já contei, eu só fiquei um ano na cidade de Itapetim Pernambuco passando vergonha, cabisbaixo, mesmo acreditando que ninguém era melhor.

 Pra mim melhorou, quando fiquei um ano e quatro meses em são Paulo, voltei bem mais segura e dona de mim, comigo a lei era, bateu levou, não ligava pra mim eu fazia pior, foi dessa maneira que mesmo morando no centro da cidade e na casa mais feia sobrevivi; passei a fazer tudo que minhas irmãs não queriam fazer, como ir à padaria, mercado, enfim, não olhava pra ninguém, queriam ser melhores que eu? Então lá vamos nós, mas aí a coisa melhorou quando voltei pra são Paulo e voltei um ano e quatro meses novamente, daí eu fui viver do jeito que teria que ser, como todos os jovens, rindo, feliz, aprontado e sempre com uma resposta na ponta da língua, até hoje é assim, quanto mais você deixa mais algumas pessoas montam.

            Agora eu escolhia minhas amizades, não gostou? Dane-se, sabiam que eu era invejada? Quando eu arranjava namorado, algumas moçoilas iam tentar convencer meus pretendentes que eu era muita namoradeira, depois os caras me contavam risos. As vezes até quem eu imaginava ser amiga faziam boicote comigo.

      Essa é a vida até hoje, o mundo é dos mais fortes, apesar que na nossa época tinha mais discrição, mas graças a Deus, tinha quer ser, em 1976 eu vim embora de vez de Itapetim sertão de Pernambuco, isso com vinte e três anos, apesar de não saber o que queria, uma coisa eu sempre tive certeza, eu não queria viver naquela cidade para sempre, os melhores anos e de muitos jovens que sabem viver, é de dezessete anos até vinte e três anos.

      De coração; eu vivi meus melhores anos naquela cidade encantadora chamada Itapetim Pernambuco, apesar dos prós e contras, eu tive momento maravilhosos e inesquecíveis, quisera Deus, existisse mais pessoas da minha idade, que elas tivessem tido a chance de viver intensamente como eu vivi e hoje não ter arrependimentos, melhor ainda ter memória boa e lembrar.

Eu sinto muita pena, vejo pessoas da minha idade tão amargurada, revoltada e segundo algumas nunca souberam o significado da palavra felicidade, divertimento e o que foi viver intensamente, pode ser bobagem as lembranças e o que escrevo, mas eu me sinto bem escrevendo e sabendo que tive uma vida e hoje posso dizer a quem quiser ler minhas histórias, eu fui feliz.

Não existe nada mais gostoso que você escutar uma música e dizer; nessa época eu estava em tal lugar, ou namorando alguém, num baile, mas ter certeza que foi feliz e ter do que lembrar, agora se você que não tem memória nem boas lembranças com certeza você não viveu, foi o mesmo que beber, ou se drogar e passar pela vida como um verdadeiro zumbi, portanto não sinta vergonha de escrever e falar do passado, deixem te chamar de museu, de saudosista, esqueça os outros e saiba que você viveu e ainda está aqui contando suas histórias de vida, não se envergonhe, quem não lembra de nada é porque não teve vida, ou não viveu nada.

Joana darc n Araújo A Ferreira

sábado, 25 de outubro de 2025

 

SETE DECADAS (continuação)

      Nós éramos em onze irmãos, a casa pequena pra tanta gente, no sitio quem via? Mas ali na cidade como sempre tínhamos que dormir em redes, até na sala, já que só existia dois quartos, no quarto da nossa mãe, cama de casal um guarda roupa e três redes para os menores, Deus ajudou e mãe comprou três cama usadas, uma de casal e duas de solteiro com colchão de capim, dormimos quatro, os meninos na sala, minha irmã mais velha continuou morando com nossa vó paterna.

      Nosso quarto mal cabia as camas e dois baús velhos da idade da pedra para guardar nossos poucos pertences, aos poucos mãe foi organizando, comprou outro guarda roupa, só jesus na causa, esse ficou no corredor, depois mãe comprou um móvel que era usado também para por nossas coisas.

      O pior era que o povo do sitio, dia de feira ficava lá em casa, era uma visão dos deuses, para não falar ao contrário risos, e como tomavam água e cagavam risos, como no sitio, na rua, nós tínhamos que botar água na cabeça chata, morrendo de vergonha de passar na rua, então muitas vezes acordávamos cinco horas da manhã para encher os potes, a água era pra tomar banho, inclusive dar descarga, pra cozinhar e beber mãe tinha que comprar  é gente, nós tínhamos banheiro, vocês tinham que ver, coitados de nós, tínhamos  que ficar de cócoras para fazer o número um e dois, limpar? Com Jornal ou papel de pão, graças a Deus nos livramos do sabugo ou folha de mato, risos, então pra evitar o desespero tive que ser drástica, encontrei uma porta jogada atrás de casa, eu amarrei e escrevi na porta da latrina, EMTUPIDO, mas não tinha sossego, dia de feira era uma comedia, quando alguém queria cagar, eu gritava não sabe ler? Está entupido. E como bebia água, nós tínhamos um filtro sim, mas dia de feira não enchia, um dia enchi, estávamos na praça que ficava de fronte a nossa casa, paquerando, rindo toda feliz, um amigo do sitio se ajoelhou e gritava aleluia irmão, venha, Joana Darc, Socorro, Ceia e algumas amigas que estava com agente, coram é milagre, nos assustamos, eu perguntei o que foi Ademar? Se ajoelhe minhas filhas, o que aconteceu praga? Filha pela primeira na vida encontrei o filtro cheio.

Eu não sabia se ria, ou se o matava, respondi, foi por puro esquecimento animal, vocês parecem que só tomam água quando vem na feira.

      Com tudo agente ria, até da nossa própria falta de tudo, hoje me lembrando acho engraçado, mas foi bem sofrido, se no sitio era ruim, na cidade sofremos mais, no sitio tinha as frutas, agora era tudo mais difícil, apesar que sempre íamos ao sitio buscar algo, e, papai deixou alguém tomando conta de tudo no sitio e nos trazia algo.

Papai sempre trabalhou em outros estados para nos manter, o foco dele era nosso estudo, papai foi um homem batalhador, esforçado que fazia das tripas coração para não nos faltar nada, mãe essa, qualquer pano fazia uma roupa pra gente, então Deus vendo os esforços dos dois, fomos sobrevivendo, depois Deus, foi preparando e minhas irmãs mais velhas, elas foram trabalhando e ajudando a nos manter, graças a Deus, todos  nós, hoje  mesmo com as lutas e atribulações, somos pessoas de bem e graças a Deus e aos nosso pais.

Joana Darc N Araújo Alves Ferreira.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

 

      SÉTE DECADAS.

Algum de vocês que já passaram dos setenta anos, lembra de como foi e como viveu cada década da sua existência, tem alguma lembrança de como foi sua vida, sua luta e da sua família? Por incrível que pareça eu me lembro, ok não antes dos seis anos, mas tem muitas coisas que me lembro muito bem, exemplo; a pobreza era grande, mas quem se incomodava com isso, pra gente era normal, lembro que até uns seis anos, a minha roupa era só calcinha e pé no chão, com uns sete anos, já nos vestíamos risos, como minha mãe tinha uma irmã que tinha uma vida melhor e suas filhas eram mais velhas, ela dava as roupas que já não servia e nossa mãe muito antenada e prendada, ela tinha aquela máquina de pé do tempo do ronco e ela mesma reformava e fazia nossas roupas.

Nossa infância, foi difícil, foi, mas contávamos com nossa inocência, ingenuidade e simplicidade, onde nós mesmo inventávamos nossas brincadeiras, sabe como? No sitio tinha muita pedra, então com as folhas do coqueiro, usávamos inclusive onde ficava os cocos, dava até pra pular, então fazíamos escorregador, não vou dizer que não era perigoso, mas era gostoso, fazíamos pernas de pau com bambu, nós colocávamos um pau, furávamos uma madeira no meio e fazia balanço, uma criança de cada lado, enfim aproveitamos como podíamos, agora loucura era os banhos em rios correntes e cachoeiras era bem perigoso.

Pois é, nem nos meus sonhos eu imaginava o que existiria, ou viria quando eu fizesse doze anos, foi quando comecei ir para a pequena cidade de Itapetim Pernambuco, agora a melhor festa, foi com treze anos, na inauguração da luz elétrica na cidade, para mim foi o melhor presente, lembro até hoje do meu vestido, tubinho, feito de um pano chamado pele de ovo, ai vieram  as festas do padroeiro, são Pedro, era como viver um sonho, e, quando pela primeira vez fui ver um baile de carnaval no pequeno salão naquela cidade, nessa época eu já estudava na cidade, indo e vindo do sitio todos os dias, aos catorze anos já passava até três dias na casa da minha avó materna.

Teve algo inesquecível nunca esqueci, na festa de são Pedro eu andando com uma amiga do sitio, a coitada acho que era seu primeiro sutiã, um cara olhou bem pertinho e falou ó bicho bicudo, eu nunca ri tanto na vida.

Outra coisa, como sempre, a água no sertão pernambucano era escassa, então pra não sujar, nem quebrar o chinelo havaiana, íamos descalço para cidade e na minha vó paterna, toda vez era uma guerra quando eu ia lavar os pobres pês.

Nossa vida era sofrida já que éramos adolescentes, e, na cidade já víamos a diferença, as mocinhas da cidade nos olhavam de cima pra baixo, porque sempre existiu orgulho e óbvio o desprezo com a pobreza, no sitio não víamos a diferença, agora quando com dezesseis anos nos mudamos para bela cidade, foi que fui ver o quanto o povo do mundo era cheio de injustiça e maldade.

Joana Darc N Araújo a Ferreira    

sábado, 18 de outubro de 2025

            INGRATIDAO.

O que essa gente quer? Quanto mais tem, mas quer, nunca se satisfaz com nada, reclama da chuva, do calor, se acorda cedo para trabalhar, se não tem emprego, o que querem é reclamar.

Imagina quem nasceu no início do século vinte, como meus bisavós, avós e pais, eu nem imagino como conseguiram estudar, ter uma vida normal com tanto sacrifício, depois viemos nós os filhos, não tínhamos nada, não existia luxo, até a moradia e a comida era com muita luta, trabalho, força de vontade e fé.

      Mais ainda assim, existia amor, respeito aos pais, os mais velhos, tolerância, fé e otimismo, eu não lembro de ver tanto ódio e revolta, vivíamos meios isolados, sem expectativas ou sonhos, mas se via respeito com a natureza e aos animais, eu particularmente, não sabia o que existia além do sitio em que nascemos e fomos criados, vivíamos um dia atrás do outro, eu não sei como nossos pais se sentiam, hoje é tanta revolta, pessoas se destruindo seja com a drogas, ou com a má vontade de viver e lutar, vivemos num mundo onde não existe respeito e dialogo em geral, não gostou mata, espanca, seja um estranho, família etc. Hoje o casamento acabou, ambos os sexo, mesmo tendo emprego, moradia e uma vida estável não é feliz, e, por motivos banais, são tantas brigas com ofensas sem sentido, que dificilmente um casamento dura mais de quinze anos, eu não sei o que essa geração pensa, não existe o perfeito, muitos estra numa relação parece até, que é para mostrar aos outros que casou, mas nunca com o coração e amando de verdade, qualquer obstáculo já quer desistir, meus amores saiba que uma vida a dois não é fácil, mas se Deus permitiu  essa encontro e união, não destruía sua vida e da sua família, acreditando que em outro relacionamento será diferente, o perfeito e o certo está dentro de cada um, se você não se ama nem se respeita, jamais terá paz ou felicidade,  pense com o coração antes de resolver se unir a alguém.

      Eu não consigo entender porque tanto ódio e amargura, sempre existiu e vai existir brigas, ciúmes em famílias, mas infelizmente cada dia está piorando mais, e quando morre alguém que deixou uma simples casa como herança, a desavença é grande, muitos até mata por nada, agora quando o assunto é muito dinheiro, a coisa só piora, coitado do rico, vem à tona até seus mais íntimos segredos.

      Muita gente acredita que estamos no fim dos tempos, estamos sim, a humanidade mesmo está se destruindo com seu ódio, rancor e falta de Deus na sua vida e coração, quem, hoje respeita ou deseja o bem uns para o outro? Do mais pobre ao mais rico, é tanta arrogância, ganância, soberba e egoísmo que hoje a palavra amor solidariedade e tolerância, é zero.

            Joana Darc N Araújo A Ferreira

sábado, 11 de outubro de 2025

 

 

SERÁ QUE O MUNDO TEM JEITO?

     

      E muito triste de ver um mundo tão bonito, com tantos encantos naturais, infelizmente o homem com seu egoísmo e maldade, resolveu destruir tudo, segundo eles pensando no progresso, cada ano que passa vemos um mundo mais preto e branco.

      No início, quero dizer quando nossos bisavós nasceram, com certeza era muita luta, ignorância e falta de informação, nem assim havia tanta destruição, porém com o passar dos anos, não se sabe o que aconteceu com o ser humano, eles se achando mais inteligentes que Deus, o nosso criador resolveram mudar o percurso de tudo, onde existia rios numa pequena cidade, para ganhar muito dinheiro, transformou tudo que não podia, foram construindo moradias, em qualquer lugar sem respeitar a natureza, então o que vemos hoje é gente morrendo, seja por enchentes, desabamentos por conta de moradias inadequadas, feito sem nenhuma responsabilidade por conta da ganância do homem.

O pior ainda está por vim, cada dia os deuses da terra inventam mais tecnologia, como se não bastasse os desastres naturais, o homem ao invés de encontrar a cura para algumas doenças como o câncer e o diabetes, perdão mais não se acham Deus? Como não encontraram ainda a solução?  E uma maneira de acabar com as drogas em geral, os viciados estão tomando conta do mundo, pior os cabeças, esses estão se multiplicando igual praga, como se não bastasse a destruição da natureza o ser humano está vivendo sem rumo, muitos passa pela vida como zumbis, pior é matando, roubando, destruindo e se destruindo, hoje os jovens, muitos não chega a vinte anos, não existe mais respeito, amor a vida.

Eu não sei porque ainda existe orgulho, pessoas se achando melhores um que o outro e vivendo com tanta soberba, ódio, julgando, querendo mais e mais, ao invés de acreditar que Deus é único e que só papai do céu sabe, ver e pode nos mostrar o caminho, não, muitos se acham o próprio Deus.  

E muito triste ver um mundo com tantos erros, mortais se achando Deus, cada dia destruindo mais nosso planeta, pra terminar, são tantas as religiões e alguns seguidores se achando salvo, mesmo tendo a língua afiada, tendo vivido uma vida fazendo tudo errado e hoje servo de Deus, mas está salvo, mas uma vez, Deus, só ele sabe de cada um de nós.

 Eu vejo, graças a Deus não convivo, Deus me poupou dessa dor, mas vejo amigos dos meus filhos vivendo como verdadeiros mortos vivos, eu não sei qual pior droga, porém o álcool foi o primeiro, dai todo tipo, a cada dia surge mais uma para destruição da humanidade, homens velhos, que Deus lhe permitiu vir ao mundo, infelizmente passam pela vida sem nada ver, as vezes até fazem família, e no meu meio do caminho acaba com tudo, por incrível que parece acham companheiras(os) que são usuário e ainda se juntam para construir famílias e pagar o pato, as crianças, já nasce no meio da desgraça  e do vício.

 Joana Darc N De Araújo Alves Ferreira

domingo, 5 de outubro de 2025

 E NOJENTO.

Eu sei, sou repetitiva, mas é que não tem como ver, ouvir e ficar calada, exemplo; essa gente em pleno século vinte um, seguir, correr atrás e falar sobre artistas, muitos falidos, não me refiro ao dinheiro, alguns já morreram e esqueceram de enterrar, porém é um ex famoso, seja cantor, atriz, ou ator aparecer em um lugar público, que o povo corre atrás para ver e tirar fotos, muitos dos falidos, eles se recusam tirar selfie, imagina  falar, ou ouvir um fã abestalhado.

Bem feito, nem quando era febre, novidade, eu me prestaria a correr atrás de alguém só por ser famoso, imagina nos dias de hoje, por isso o mundo fede tanto, não vou dizer que não exista artistas bons, educados e que realmente sabe atuar ou cantar, mas não a ponto de um ser humano normal, correr atrás de alguém que faz, xixi, cocô e fede, é como se esse ser fosse um Deus, sem contar que a maioria são ignorantes, sem noção, estudo, amor e sabedoria, infelizmente atualmente está difícil aparecer alguém que vale a pena, ver ou ouvir.

 Ainda assim o infeliz se acha melhor, (a) a ponto de ignorar os sem noções, eu não acredito que haja diferença, ok. Uns nasce com uma estrela na testa e bem acesa, enquanto que outros vem com a estrela no c... e apagada, ao invés de ser grato, agradecido, sendo gentil, humano e solidário, eles acreditam que são únicos e que não vão morrer, acreditando, segundo eles que seu dinheiro ganho à custa de terceiro o fará diferente, se assim fosse tantos podres de ricos já não teria morrido e estaria apodrecendo de baixo da terra.

Gente acorda pra cuspir, vão trabalhar e tentar ser alguém, parem de viver a vida dos ex famosos, eu não sei onde vamos parar com tanto egoísmo, falta de respeito, humildade, bondade e caráter dessa gente sem coração, infelizmente o mau está liderando.

É tanta sujeira e nojeira, que o mundo está cada dia mais fedido, em todos as arias e profissões, só existe gente querendo lucrar em cima de muitos que não tem aonde cair morto; ainda assim querem viver, então faz das tiriba coração e paga aos mercenários, em todo tipo da saúde em geral para ver se vivi melhor.

O que esperar desse mundo? São tantas catástrofes, como terremotos, destrates naturais, destruição da natureza, furações e inundações, porém o povo, esse está cego, é tanto egoísmo e falta de humildade que nem Deus consegue entender.

Joana Darc N de Araújo A Ferreira

sábado, 27 de setembro de 2025

 

      MULHERES.

É inacreditável tudo o que andamos vendo na internet, são tantos absurdos que o ser humano é capaz de fazer para aparecer que chega a ser nojento. Não sei o que se passa na cabeça dessa gente, hoje até os velhos resolveram se ridicularizar, as mulheres de idade avançada, infelizmente é fazendo de tudo para aparecer, seja postando vídeo, fingido tirar fotos da ex. perseguida e mostrando para alguém na televisão, ou falando besteiras e se mostrando de todas as formas para ver se tem algum minuto de fama, velhas fazendo filmes pornôs, ou se prostituindo é tanta baixaria, como se não bastasse a pouca vergonha que vemos com a mulherada jovem, a velharia resolveu avacalhar mostrando as partes fedorentas de todas as formas, muitas andando com roupas inadequada para idade, fazendo questão que as Casolas apareçam.

Essa é minha opinião, todas as pessoas, com mais de sessenta anos, deveria pensar e tentar, não deixar se levar pelo impulso e se expor de mais, seja com roupas de adolescente, ou deixar se levar, na ilusão que irão ganhar dinheiro se exibindo e passando vergonha alheia, se não viveu a sua juventude, esqueça, nada vai fazer você voltar ao passado, deixa isso para os jovens que não tem limites, nem aprenderam o certo e o errado, com tantos absurdos que está acontecendo no mundo, hoje, muitos jovens morrem antes dos vinte anos.

Um conselho para vocês senhoras, aquelas que alguém diz, vamos gravar isso ou aquilo, quem sabe você ganha dinheiro, não se iluda, se você não conseguiu viver no seu tempo, com certeza, hoje nada que você fizer para aparecer vai bombar, se cuida e saiba envelhecer com dignidade, a juventude não volta, óbvio viver reclamando também não ajuda, Deus ajuda, mas todos nós, devemos fazer nossa parte.

Joana Darc N de Araújo A Ferreira.  

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

 

 SERÁ QUE ADIANTA ESCONDER A IDADE?

      Não, definitivamente não, os ricos e famosos até tentam, porém ficam pior que a encomenda, seria maravilhoso se todos pudessem envelhecer com dignidade, tudo bem existe estudo para tudo, e, um esteticista faz milagres, só não faz o idoso fica mais ágil; pode esticar a pregas, tirar as pelancas de muitas partes do corpo, mas a voz e o andar, esse infelizmente não tem doutor que der jeito.

Eu acredito que a exceções, e, algumas pessoas com muito dinheiro e acreditando nos Deus da terra, aqueles que vivem de enganar e fazer milagres por dinheiro, até conseguem enganar algumas velhas(os) sessentões a continuar se enganando, é como eu sempre falo e penso, quem pode e teve chance, teria que ter vivido tudo no seu tempo, como se vestir, diverte-se, namorar, se não nasceu com algum defeito, teria que ter  aproveitado tudo no seu tempo, agora Inês é morta.

Tem mais! Passou dos trinta, já deve ir maneirando, mesmo se não casou, mas saiba também, o casamento não é a solução, principalmente nos tempos de hoje, mas tenta não passar da conta, sendo ridicularizada com roupas inadequadas e atitudes.

Obvio! Os jovens de hoje, a maioria não tem limites, nem amor a vida, muitos não estão vivendo, estão passando pela vida como um zumbis, muitos, não sabe se comunicar com amigos, imagina com a família, vivem numa revolta e fechado no seu mundo, mesmo estando numa roda de amigos é cada um com seu celular, ignorando quem está do seu lado.

Podem me chamar de velha, mas a geração e os jovens mais felizes e que souberam aproveitar a vida, fomos nós, os que vivemos nossa juventude nos anos sessenta, até final de oitenta e noventa, depois já foi ficado sem muitas opções, depois da internet, ao invés de querer aprender, emburreceram e nem amigos sabem fazer.

A época dos jovens se sentarem numa praça, rir, jogar conversa fora, paquerar, já era, na minha época, na cidade, de Itapetim, no sertão pernambucano, a minha geração, nós  soubemos o significado da palavra viver com pouco, em todos os sentidos, mas sabíamos o que queríamos que era viver intensamente, mas sem botar a carroça na frente dos bois.

As vezes ficávamos até onze horas, conversando, rindo sem ficar pensando em coisas erradas, hoje na mesma cidade em que vivi os meus melhores três anos, em Itaptim, hoje, existe três praças lindas no centro da cidade, infelizmente não existe mais jovens sentados nas praças jogando conversa fora. Imagina! Os poucos que sentam é para se drogar e pensar no que não presta.

Os bailes, as festas de antes, era maravilhosas, hoje mais parece um inferno, onde os mais velhos nem andar podem, se teimar é derrubado pelos os jovens alienados, o som é tão alto que nem se entende o que estão cantando ou falando, mas ainda assim, nós que somos velhos e segundo muitos, já deveríamos ter morrido todos.

 

Joana Darc N de Araújo A Ferreira.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

 

ENVELHECER.

Eu nasci em 1952, portanto estou completando 73 anos, será que posso me orgulhar e dizer que fui e sou feliz? Primeiro; eu nasci numa época onde tudo era precário, moradia, emprego, saúde e alimentação, era tudo muito limitado, mas como em todas as épocas, criança tira tudo de letra, como eu não sabia de absolutamente nada da vida, nada para mim foi ruim, criada em sitio vivi como toda criança, brincando e sendo feliz.

Hoje, olho-me no espelho, obvio! nada é como antes, daquela jovem moça, risos, eu não era bonita, mas  tinha meus encantos e se você não nasceu tão prejudicada a vida lhe sorrir, nem tudo, mas as vezes até suas piadas sem graça, é motivo de alegria e gera boas gargalhadas, ainda vejo muito de mim, a, alegria, simpatia e simplicidade, para quem se aceita envelhecer, não é um bicho de sete cabeças, principalmente se você teve uma juventude saudável e soube aproveitar todas etapas da vida, eu me diverti, viajei, namorei muito, fui bailes e festas, enfim vivi intensamente, apesar de os jovens de hoje não acreditar que nós tivemos uma vida.

Se antes era tudo em cima, não preciso falar o que, hoje tudo desceu, pele flácida, as pelancas horríveis nos braços, celulites, a única coisa que continua mais ou menos, são meus cabelos e meu sorriso, porém engordei muito, não, definitivamente, não comi além da conta, problemas nos ossos que me fizeram tomar uma medicação que eu, sem os médicos saberem exagerei.

Nunca fui de esconder minha idade, na minha opinião para mim é um privilégio, de coração agradeço a Deus, essa dádiva, que é hoje está vendo os meus filhos e netos crescerem, em todos os sentidos.

Pois é, hoje o meu andar não é o mesmo, os meus olhos! Meu Deus? Se antes tinha aquele brilho! Hoje risos, fazer o que? A voz é a primeira que muda, ainda assim sou grata, por poder, ir ao banheiro e fazer todas a minhas necessidades, como não ser grata a Deus, Graças a Deus eu consigo cozinhar e organizar minha casa, enfim tenho mais é que agradecer está viva e andando, eu vivi tudo no meu tempo, nunca bebi, fumei, ou fiz coisas erradas que viesse a me arrepender, graças a Deus, eu fiz boas amizades e as conservo, eu casei por amor, amei e fui amada, viúva a quase 32 anos, o gozado é que me perguntam, porque você não casou de novo? Nem eu mesma sei porque, mas no fundo eu sei, não conseguiria viver com alguém que viesse a maltratar os meus filhos, isso pesou muito, não me arrependo de nada, sou feliz como estou e sou.

Deus, foi e é tudo na minha vida, quem tem Deus na vida e coração tem tudo.

Joana Darc n de Araújo A. Ferreira

sábado, 6 de setembro de 2025

 

 TEMOS QUE VIVER O MOMENTO.

 

      A vida é um enigma, o destino será que podemos mudar? Porque todos nós, somos tão diferentes e erramos tanto, é muito triste, por que só vamos acertar na velhice, muitos nem assim, eu até uns quarenta pensava de uma forma, porém, Deus foi maravilhoso comigo e me deu a chance de mudar, a minha vida não foi bolinho, tive momentos felizes, mas tive momentos muitos ruins, eu agradeço tanto a Deus, o pai do céu ter me dado uma segunda oportunidade, não digo de fazer tudo certo, mas mudar algumas coisas.

      Eu peço tanto a Deus que faça com que algumas pessoas, que estão perdidas encontrem seus caminhos, as pessoas andam com tanto ódio, maldade e egoísmo, que dói.

 Hoje, está tudo melhor para o que foi nos anos sessenta, ainda assim o povo vivi reclamando e sem exceção, ninguém é feliz com a vida e como vivem, é muito triste escutar pessoas tão inconformadas, se tem emprego reclama, se não tem idem, quando chega o frio, eu odeio o frio, época de calor o mesmo lenga, lenga nunca estão felizes com absolutamente nada.

Até na hora de fazer compras, guardar, ao invés de agradecer a Deus, o privilégio de está empregado e comprando o pão de cada dia, é com raiva, a comida então! Na hora de fazer é tanta preguiça que tudo acha difícil.

Só vamos dá valor a vida e a nossa família, quando perdemos alguém que amamos, ou nos vemos em cima de uma cama, Deus! Como seria maravilhoso se nós, o povo em geral, desse mais valor à vida que temos, em podermos andar, enxergar, falar, ter um emprego e não depender de ninguém.

Não existe nada pior que ficar numa cama dependendo dos outros. Saiba agradecer a Deus, até das suas dores, seus problemas e dificuldades, olha para quem não consegue pensar, porque já nasceu com problemas, vamos ser grato a Deus e nunca se achar melhor, e, que é imortal, quando puder estenda a mão para quem está precisando, esqueça o ódio, a magoa, vingança, ganancia e o egoísmo, seja solidário e sábio, o mal, não se paga com o mal, eu acredito, que ainda a tempo para todos nós de fazemos algo pelo nosso povo e planeta, principalmente dando amor,  fazendo o bem e semeando a  paz.

Joana Darc N de Araújo A Ferreira.       

sábado, 30 de agosto de 2025

 

TUDO TEM LIMITE.

Eu me refiro a criação dos filhos hoje, de novo no meu tempo, até hoje muitas crianças, elas são criadas iguais plantas, aquelas que você esquece que precisam de cuidados, na nossa época se entendia, era muita pobreza, desinformação e falta de tudo mesmo, não tinha medico para acompanhar a gestação das futuras mães, então as nossas mães, elas, se viravam do avesso para criar os filhos, como não existia fraldas, elas  improvisavam fraldas de pano velho, com certeza existiam algumas mães mais antenadas e elas faziam panos para enrolar as crianças, as vezes até de saco, lavavam bem e faziam milagres, ou com um pano na época, chamado chita, se a criança não mamava no peite, elas sobreviviam com mingau, feito de leite em pó, mas não era ninho, era o que tivesse, coitadas das mães, elas, para  engrossar o mingau incluía, maisena ou farinha de mandioca, os banhos numa bacia, era como Deus criou batata, fazer o que? Dificilmente se morria uma criança, suas diversões era terra, isso nos sítios, elas já ficavam imunizados.

Hoje é tanta frescura que chega a incomodar, não pode isso, aquilo, só Deus na causa, agora até dois anos não pode doce, televisão jesus! Ok até dois anos dá pra entender, mas depois irrita, celular ok, concordo, mas nós e até nossos filhos, era difícil a televisão, mas hoje colorida com desenho próprios para as crianças e ser proibido? Eu por exemplo; e os meus irmãos só comíamos uma bolacha, ou pão uma vez por semana, isso quando nossos pais traziam da rua, cidade, televisão, eu fui ver com dezessete anos, hoje esses pais não sei o que pensam, tudo faz mal, ver televisão não pode, o bom seria que todos pudessem viver não digo livre, com limite, porém sem exageros.

O pior é que por conta de tantas proibições, não todas, porém, muitas crianças, na medida que vão crescendo, algumas ficam muito revoltados, até dormir, muitos não pode, tem horário pra dormir e acordar, sim logico, ainda existe pais que cria os filhos como bichinhos, sem amor, carinho, limites, muitos preferem viver na cachaça ou droga do que cuidar dos filhos, cada dia estamos vendo e vivendo muitos absurdos, uns que zela muito até com certo exageros, mas a maioria eu não sei como Deus deu o direito, deles serem pais.

Infelizmente, esse é o povo que Deus fez para ser gente e hoje muitos se transformaram em monstros.

Joana Darc N De Araújo A Ferreira.   

sábado, 23 de agosto de 2025

 

      PASSADO E PRESENTE

 

Será que na nossa infância nós fomos felizes? Bom, do pouco que me lembro, eu fui, na verdade, como não existia nada que nos mostrasse um mundo diferente daquele que vivíamos, eu particularmente não me incomodava, vivamos com quase nada em todos os sentidos, nós mesmo improvisávamos nossos brinquedos, brincávamos com sabugos de milho, fingido ser bonecas, quando chovia até cabelos elas ganhavam, tínhamos bonecas de pano bem mal feitas, risos.

O engraçado era que fazíamos academia (Amelinha) improvisávamos com bola de pano, era muito bom, de pular corda e brincávamos com cinco pedrinha, tinha que pegar no ar, quem conseguisse chegar ao final ganhava, brincamos como até hoje existe de esconde, esconde, enfim, éramos normais, os meninos de bola de gude e futebol, obvio com bola de pano.

Agora como não tínhamos juízo, Deus nos protegeu muito, porque? Eu amava tomar banho de rio, principalmente com correnteza, subia em pés de manga e quando era época de chuva, eu pulava no açude, amava subir nas arvores e pular nos rios,  como subi em pés de coco, imbu, coco catolé, pedra quanto mais alta e perigosa melhor, descalço, não tínhamos chinelos, agora o juízo era pouco, eu amava mexer com bichos, sapos, cobras, enfim tudo que fosse perigoso, não morri por que não era a hora e Deus, pela minha inocência me protegia.

Não é mentira nem demagogia, de coração, nós que fomos nascidos no século vinte, tivemos uma infância abençoada e a melhor juventude, era tudo vivido com simplicidade, ao mesmo tempo  com inocência, não existia maldade, preconceito, era tanta pureza, os namoros, nem pegar na mão pegávamos, poucas vezes tocávamos na mão um do outro, o engraçado era que nos apaixonávamos mesmo, isso dos catorze até dezessete anos, depois dos dezessete já nos beijávamos, falo por mim, eu não tinha pensamentos pecaminosos.

Na verdade, eu só transei com quem seria meu marido e com vinte e três anos, com ele casei e foi tudo novidade, era inocente de verdade, não me arrependo de nada do que fiz.

Minha vida foi vivida com inocência e medo de fazer algo que fosse me arrepender, então fiz tudo no meu tempo e com a pessoa certa, namoramos quatro anos e ficamos casados catorze anos, Deus achou suficiente e o levou de volta para o céu, com apenas trinta e nove anos, eu optei por ficar sozinha, juro, eu não me arrependo, cada um é cada um, não me incomodo quem quer refazer sua vida, mas no meu caso com filhos, sendo uma criança e  dois adolescentes, preferi pensar neles, jamais deixaria outro homem entrar na minha vida e fazer algo com os meus filhos.  

Continuo afirmando, apesar de todos obstáculos tivemos uma infância maravilhosa e uma adolescência, sem exibição, com sabedoria e sem mostrar nossos corpo  a qualquer um, hoje somos taxada de quadrada que não tivemos vida, nem podemos falar algo do passado que já vem a ironia, mas ao contrário, eu sinto pena dessa juventude de hoje, eles(as)não se amam nem se respeita, muitos aos doze anos, acredita que se já não tiver transado  estão vivendo fora da realidade, a moda é sair com vários e obvio andar quase pelados.

 Joana Darc Nunes de Araújo A Ferreira.

sábado, 16 de agosto de 2025

 

NORDESTE.

 

Como já falei várias vezes, eu nasci no sertão de Pernambuco, num sitio chamado Clarinha, no mesmo eu morei até dezesseis anos, em 1968 nossos pais e nós, fomos morar na cidade de Itapetim Pernambuco, na verdade, eu não sei se é imaginação minha, mas até 1969 chovia mais que nos últimos anos, ainda assim, tinha a época certa da chuva e também a água já era difícil, mas uma coisa eu lembro, os Nordestinos sempre souberam dá muito valor as chuvas, por esse motivo sempre fizeram armazenamento de água.

Na época tinha muitos potes grandes, e, nos sítios aonde existia um açude, ou rios, os homens cavavam bastante para manter água nas cacimbas, todos sem exceção, economizavam água, os banhos? Óbvio tomávamos, porém, sem exagerar no tempo, com pouca água, afinal era chamado, banho de cuia, as necessidades até hoje, disso eu sinto pena de nós, fico imaginando como sobreviemos sem doenças, porque era um horror, só de lembrar dói em mim.

Eu não lembro de alguém reclamar, na época, apesar do sofrimento achava natural, papai como sempre foi um homem inteligente e esclarecido apesar de pouco estudo, tanto ele, como mãe, comprava escova de dentes, pasta e sabonete Gessy mais e a preguiça de escovar os dentes! Era uma vida tão sofrida e de tantas dificuldades, porém, ainda assim, tínhamos nossos momentos de alegria, como toda criança e adolescente, nós riamos de tudo.

Eu acredito que só fomos ver a diferença quando nos mudamos para cidade. As minhas irmãs tinham até vergonha de sair, e, ir comprar algo que fosse no armazém ou padaria, como eu sempre fui, desde do sitio, pau pra toda obra, sobrava pra mim. Não olhava pra ninguém, porém, Deus foi gentil comigo e só passei um ano em Itapetim, eu fiz dezessete anos em setembro, no final de novembro vim para são Paulo. Eu vim morar com uma tia que não tinha filhos, fui muito bem tratada, mas um ano e cinco meses depois, eu voltei, as saudades era muita, da pobreza e falta de tudo, risos.

Mas fiquei só dez meses, Deus me mandou de volta para São Paulo, mas as saudades da pobreza falaram mais alto e lá vai eu de volta a Itapetim Pernambuco, desta vez fiquei três anos, no início de 1976 voltei para São Paulo, onde estou até hoje, resumo da história, no Nordeste eu vivi no máximo vinte anos, mas amo meu Nordeste, afinal toda minha família ainda mora na mesma cidade, Itapetim ou Recife.

 

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira

 

sábado, 9 de agosto de 2025

 

      EITA MUNDO LOUCO.

Como eu queria ter poderes e mudar a cabeça de algumas pessoas, tudo bem, desde que o mundo é mundo, manda quem pode, obedece quem tem juízo, cada dia que passa vejo como as pessoas do mundo estão se destruindo, com seu egoísmo, falta de vergonha na cara, fé, solidariedade, justiça e amor a Deus.

Na verdade, a maioria do povo estão se tornando verdadeiros animais, porém os mais ferozes, principalmente essas pessoas que com ajuda de Deus, tem inteligência, sabedoria e determinação, mas quando os abençoados conseguem vencer, em seguida, a maioria finge amnésia, não lembra de Deus, imagina dos idiotas, que segue essa gente sem noção, coração e muitos sem talento.

Eu tenho redes sócias, mas no Instagram pouco entro, mas quando entro e vejo a idolatria e puxa saquismo que essa gente abestalhada, em pleno século vinte e um, ainda tem com esses artistas me enoja, é doentio, eles curtem, elogia, deixa mensagens, será que o povo ainda não entendeu que essa gente, são mortais? Gente! Eles fazem coco, xixi e fedem como todo ser humano, é nojento de se ver, o povo não se emenda, quanto mais pobre mais besta.

No início dos anos sessenta e setenta, não vou dizer que era normal, mas era natural, afinal de contas era novidade tudo aquilo, pois não é, que existia gente que morria por artistas, outros descabela-se e corria atras de um cantor, ator etc. Eu particularmente, nunca fui fã de ninguém, gostava das músicas, de Roberto, Benito de Paula, The Fevers, incríveis, enfim na época de muitos, mas não a ponto de endoidecer para conhecê-los pessoalmente.

Hoje além de não existir um cantor que valha a pena, os que tem estão todos ultrapassados, os bons compositores, cantores e atores morreram todos, eu não vou citar nomes, mas eu sinto pena e vergonha de ver esses belos cantores e atores de hoje. Eu fico imaginando, será que o povo enlouqueceu, estão surdos, ou ver e acredita mesmo no que estão vendo e seguindo.

No youtube então! Como alguém consegue seguir, se escrever e acompanhar essa gente? É tanta baixaria, os artistas falidos fazendo de tudo para aparecer, mesmo que seja igual as mulheres frutas que existia anos atrás, junto com dançarinas escandalosas que amava mostrar as partes pudendas nas revistas masculinas, pois é, está assim, não fazem sucesso cantando, ou atuando, então fazem baixaria, mas não é que o povo ainda dá valor, principalmente os mais necessitados, tem mais! Existe os jumentões que apesar da pornografia que tem de graça na internet, ainda paga pra ver a putaria de algumas exe. Famosas e seus canais de sacanagem, é irritante, ler e ver na internet o povo seguindo e elogiando essa gente, só pelo fato de já ter sido cantor, atriz etc. Gente! Acorda, vão tentar ser feliz e viver a vida de vocês, deixem de puxar o saco de quem nem sabe que você existe.

Joana Darc N de Araújo A Ferreira     

sábado, 2 de agosto de 2025

 

OS DEUS DA TERRA.

Eu não sei se alguém vai concordar comigo, porém tem muitas coisas que eu não consigo entender, por exemplo, de como o ser humano é mau agradecido, anos atrás, a maioria nem radio tinha, hoje são tantos meios de comunicações que o povo se perdeu, a internet, ela veio para nos ajudar, mas infelizmente estar deixando algumas pessoas mais burras e alienadas, tem gente que ama postar até peido, desculpe gente, principalmente o pobre, eles para ver se ganha alguma fama, mostram até o que não deve, os famosos então! Alguns chegam a ser sebosos, eu não entendo como ainda existe gente, que segue essas pessoas nas redes sociais.

Esses canais de fofocas, videntes, ou tipo podcast, de como eles fazem sucesso no youtube, eu não vou mentir, já vi alguns, é tanta baixaria, difamação e roupa suja lavada, que chega a feder, e, quando morre um famoso, escarafuncha a vida do defunto que dá medo, será que essas pessoas não conseguem esquecer quem cantor pra subir, tem mais! E porque será que só os ricos e famosos conseguem escrever cartas paras famílias, dizendo como cantaram pra subir onde e como estão, para eles, até medico e enfermeiro existem no outro plano, se fosse tão fácil, porque os pobres não mandam carta para seus entes queridos? É cada uma que só Deus para suportar tanta loucura.

Outra coisa, os donos da terra falaram, que o frio não viria com tanta intensidade, como a dois anos não fazia tanto frio, eu já estava acreditando e pensei com meus botões; realmente, o mundo vai acabar com fogo segundo a teoria, mas agora depois de tanto frio, principalmente, no sul e sudeste, os donos do mundo, já tem outra explicação, eu não entendi, nem quero entender.

Uma coisa eu entendo, Deus só existe um, o nosso rei do universo o que vê e sabe de todas as coisas, Deus tentou fazer um mundo perfeito, com gente sábia, inteligente, de caráter, integras, que com seus estudos, eles fizessem, com que todos nós, vivêssemos num mundo não digo perfeito, porém, sem tantas destruições e com pessoas matando a natureza e a humanidade sem dó nem piedade.

Infelizmente, o ser humano resolveu desafiar Deus, pois é, com suas burrices, transformando o que Deus fez, com tanto amor e perfeição, em seres bizarros, é homens em mulheres e vice e versa, as mulheres depois de velhas querem voltar a ser jovem, quando não morrem ficam tão feias que nem elas se reconhecem.

Até as partes pudendas, quando estão afolozadas costura-se novamente, é ou não o fim do mundo, os inteligentes, os Deus da terra, só não conseguem evitar a morte, tudo tem limite, os ricos também choram, morre um famoso que não sabia cantar nem atuar, mas só por ser filho de famoso, a internet gira em torno daquele ser por dias, é fofocas, acerto de contas, um disse me disse que quem cantor pra sumir não descansa em paz.

Acaba que todos nós, estamos pagando o pato, com a imprudência, falta de Deus no coração, dos homens letrados e poderosos.

Joana Darc N de Araújo A Ferreira.