Seguidores

sábado, 5 de julho de 2025

 

 

 

ESTÁ TUDO ERRADO.

 

Estamos vivendo uma época onde todos nós, sem exceção estamos nos destruindo com nossas magoas, decepções e frustações, infelizmente ninguém olha para o lado, andamos todos cabeça baixa parecendo cegos ou alienados, ninguém gosta de ouvir, escutar um amigo ou não, estamos simplesmente preocupados com nossos problemas, se estamos bem o resto que se dane.

Mais uma vez estamos vendo a destruição no Rio Grande do Sul, que tristeza, um ano após aquela catástrofe nada foi feito, a natureza está pedindo espaço, porém o homem não consegue escutar, não dá pra entender, desde o ano passado rezo e penso nas famílias que continuam em abrigos, principalmente os idosos, o que será que está acontecendo com o ser humano, quer dizer os nossos governantes, dá um desespero ver tudo se repetindo, aquelas pessoas saindo de dentro de casa com uma mão na frente e outra atrás, será Deus! Que não existe mais solidariedade e ninguém com alma e coração, como não vejo televisão e não escutei mais nada sobre esse estado, eu acreditava que os poderosos já tivessem feito algo.

Quem teve recurso, com certeza conseguiram fazer algo, mas quem não tem onde cair morto? Na verdade, nós os de alma, coração e sentimentos, só podemos pedir a Deus, para entrar no coração de alguém que tenha poderes e seja sincero, honesto e procure mudar para que ainda vejamos esses estados e outros, sem tanta dor, sofrimentos e perdas.

Muita gente acredita que estamos no fim do mundo, será? Que é lamentável é, fora do Brasil é os países guerrilhando a troco de poderes, nisso quem sofre, os mais carentes. Como é triste ver tanta destruição, perdas de seres humanos, pessoas com tanto ódio, egoísmo e maldade, fazendo guerra a troco de nada, não dá pra entender aonde vamos parar, o pior que na realidade o ser humano estar todo podre, fedendo, dentro do seu mundo acreditando ele ser o melhor.

 Deus! Na verdade, seria maravilhoso se tudo isso fosse o fim, mas com certeza, eu talvez não, mas os mais jovens coitados! Vão pastar até chegar ao fim.

      Joana Darc N de Araújo A Ferreira.

sábado, 28 de junho de 2025

 

FESTAS JUNINAS.

Essa época do ano no Nordeste  as festas estão bombando, na verdade, desde sempre foi assim, junho é como carnaval no sudeste, um mês inteiro, mesmo nas cidades pequenas, a ornamentação  é linda, afinal de contas não dá pra viver chorando, porque a chuva foi fraca, porque existe gente preocupado por conta da seca, se na sua cidade não existe hospitais, as cidades que tem um hospital, elas  deixam muito a desejar, é rezar pra não tomar um tiro, ou ficar com problemas sérios se não...Tudo bem o povo ama festas, mas será que não sentem falta de outras coisas, como um hospital equipado, bons profissionais, na minha cabeça a saúde é o mais importante.

Eu não moro no Nordeste á anos, mas eu nunca vi dizer que nessas cidades, principalmente no sertão, exista um hospital com instrutura, se alguém tem uma AVC, morre, leva um tiro, tem que sair sacolejando dentro de uma ambulância até chegar à capital ou uma cidade maior. Deus abençoe, que entrem prefeitos de alma e coração, que foque na saúde e no bem estar dos seus eleitores.

Anos atrás, dava pra entender a falta da preocupação com a saúde, mas hoje século vinte um, está difícil entender o desinteresse com o bem estar do povo dando para todos uma qualidade de vida adequada, sim porque não, com hospitais dignos, aparelhamentos apropriados, o mais importante, sem precisar andar horas até conseguir um atendimento necessário, esse é o fim do mundo e da picada, mas vamos dançar, aproveitar a vida como se nada mais existisse, estamos ou não estamos vivendo num mundo sem amor, esperança, desigualdade e solidariedade, hoje o que importa é viver pisando nos necessitados, desabrigado, sem teto, sem assistência medica, esperança e sem nenhuma estrutura, o importante é viver pensando, simplesmente em si e pedindo que Deus seja por nós todos.

O que importa se não chove, se não tem um hospital adequado na sua cidade, se os doentes andam horas para fazer um simples exame mais especifico e daí?  Com certeza, seus prefeitos tem de tudo principalmente todo tipo de proteção, mordomia e luxo.

Vamos festejar, essa é a época certa, só não esqueça, cuidem-se, não entre numa confusão porque se levar um tiro morre.

Joana Darc N de Araújo A Ferreira.           

 

 

 

sexta-feira, 20 de junho de 2025

 TRISTEZA E DECEPÇAO.

 

Tristeza é você perder alguém que você amava e convivia, mesmo passando anos, aquele vazio te acompanha, quem nunca perdeu um ente querido, não imagina como dói, com o passar dos anos a dor diminui, mas com certeza as lembranças e saudades continuam, isso é se você realmente amava.

Decepção é você acreditar que tinha amigos e depois descobrir que quando você envelhece, não serve mais, muitos esquecem que você fez parte da sua vida, além de decepcionante deixa um vazio e uma magoa que nunca acaba.

  Obvio, nem se compara você ser esquecido por pessoas (Amigos) que você gostava e ser esquecido, mas eu particularmente não entendo, não sei se somos idiotas, ou gostamos da sensação de achar que sendo seguido nas redes sócias por mais de mil pessoa estamos agradando e abafando, aja visto que quando você posta algo, geralmente são as mesmas pessoas que curte, cometa só quem te conhece, a maioria está cagando e andando, eu por exemplo sou seguida por uns 850, no mínimo sessenta pessoas ver minhas postagens e comenta.

Não só no meu aniversário, porém de algum amigo, mesmo o face book ajudando você não esquecer, você é cego, burro, sem noção, ou totalmente sem consideração com quem você segue, puxar o saco de artista sabem, mesmo tendo certeza que eles estão cagando pra você, não dá pra entender que tipo de gente somos nós, graças a Deus, como tenho memória e sei ler, mesmo sem conhecer gosto de deixar mensagem e quando vejo algo curto, porque é assim que se deve ser, hoje infelizmente, tudo é descartável,  não serve joga fora.

É uma vergonhoso no que nós, o povo, nos transformamos, pessoas sem memória, coração e amor, muitos, passam a vida acreditando que nunca vão precisar de ninguém, que estão imunes a dor, o sofrimento a velhice, que jamais sentirá solidão ou vai precisar de uma palavra amiga, só que o mundo gira, tudo que vai volta, com certeza para tudo isso que eu escrevi, um dia a conta chega.

 

Joana Darc N de Araújo A Ferreira.

sábado, 14 de junho de 2025

 

ENVELHECER COM DIGNIDADE E SABEDORIA.

Faz algum tempo que eu escrevi algo sobre envelhecer com dignidade, mas a coisa só piora, é triste e vergonhoso, mas existe pessoas que não aceita que com o passar dos anos tudo muda, quando você é jovem e não nasceu tão prejudicado o mundo é quase perfeito, mesmo você sendo pobre e passado dificuldades, você acha graça de tudo, mas infelizmente o tempo passa e óbvio! Para alguns com o passar dos anos, ficam pior que a encomenda, muitos não se aceitam e vão estar sempre, numa luta constante, seja com você, o espelho e alguns com a balança, não é fácil, quem pode vivi transformando sua aparência, as vezes se transforma em algo que nem você se reconhece, eu por exemplo, nunca fui bonita, mas também não era tão prejudicada, e até uns dezesseis anos me achava horrível, mas depois dos dezessete anos, eu fui apreendendo que ninguém  é perfeito, mas que todos nós temos nosso espaço e beleza interior e confesso fui muito feliz, mesmo não sendo considerada modelo.

Hoje já uma idosa, só não estou melhor por conta da saúde, mas também jamais queria me vestir, ou me comportar como se jovem ainda fosse.

Como seria maravilhoso se não existisse essa palavra, (Preconceito), mas existe sim, seja com pretos, gays, branco demais, gordos, magros, velhos então! muita gente parece ter nojo.  O mais engraçado é que nós os velhos, as vezes nos sentimos constrangidos, mas se todos pensássemos; nós velhos, também fomos jovens, tivemos nossos sonhos e desejos e tivemos sim uma vida, no meu caso, eu acho uma dádiva de Deus, Deus ter me deixado chegar a idade que  estou, quando jovem, eu tinha magoas, guardava muito rancor, queria que todos, que me magoaram pagasse, isso até uns quarenta e pouco anos, hoje nada me incomoda, o que vem de baixo não me atinge, na verdade tem algo sim, não sinto raiva, porém me deixa triste, é, com a injustiça, desigualdade e ingratidão.

Meu marido dizia; faz sem esperar recompensa ou agradecimento de quem você tentou ajudar, a recompensa vem de Deus, com certeza, Deus viu e ver tudo, a vida dá volta, o mundo gira, a consciência é de cada um, infelizmente esse, é o tipo de gente que somos obrigados a conviver, pessoas egoístas, sem amor e Deus no coração.

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sábado, 7 de junho de 2025

 

   

BONS TEMPO SERÀ?

Hoje um amigo me mandou um vídeo que me fez recordar ainda mais o passado, segundo alguns, quem vivi de passado é museu, mas esse vídeo me fez sonhar e ativar ainda mais minha memoria de como vivemos, eu não sei se era sofrimento, afinal de contas vivíamos todos na mesma situação.

Nosso fogão, a lenha, muita gente em algumas regiões, ainda vivem assim cozinhando a lenha, não só no Brasil, lembro-me que até os anos setenta, muita gente usava ferro a brasa e candeeiro, feliz de quem conseguia comprar pilha e tinha uma lanterna, isso pra quando acabasse o gás do candeeiro. Quem teve um tripé bem antigo de pôr panelas de alumínio, quem tinha era os ricos risos, o armário da maioria, eram improvisados com tijolos e tabua, lá em casa era assim no sitio, depois...

Coxa de retalho quem nunca usou, e o urinol (pinico) Que maravilha, porém, se a família fosse grande teria que ter vários, mas até o abençoado era caro, então mãe usava bacia de barros risos, nossas vassouras, geralmente eram de mato mesmo, nossas tigelas era uma cuia, deixava os cabaços secarem, abria ao meio e utilizarmos para tudo, o Pilão meu Deus! Coitados dos nossos braços, as máquinas de moer milho, bom, era sofrido tanto quanto até hoje o ralo, para quem gosta de pamonhas etc. Nossos potes era uma benção, eles deixavam a água geladinha, o pior era conservar uma carne por mais dias, ou comprava carne seca, ou usava o varal, porém, tinha que ficar de olho nos gatos, risos, o jipe foi nosso melhor transporte, depois a rural e fusca, fotos de binocule? Eu era fã, quer dizer; mesmo sendo caro eu adorava posar para uma foto, fui inteligente, guardei e com a tecnologia mandei fazer em cartão.

Quem lembra dos pesos nas bodegas e mercearias para pesar feijão, açúcar, café etc. aquelas balanças sei não! Feliz de quem tinha um abanador para acender o fogo de lenha, se não sofria de tanto assoprar.

E as carteiras escolares como eram duras; quem andou em cima de um caminhão? Era divertido, porém, perigoso, Rádio só tinha rico, além de caro, aja dinheiro para comprar pilha, não era bolinho, vocês sabiam que a maioria dos antigos só lavavam os pés para dormir? Banho só de chuva, brincadeira, mas que foram tempos difíceis foram.

Se sinto saudades? Não, porém, não sinto tristeza por ter vivido nessa época de lutas e dificuldades, juro! Graças a Deus tudo valeu a pena, de coração tenho saudades de muitas coisas, principalmente da nossa inocência, resignação, paciência e sabedoria, feliz de quem soube aproveitar e o hoje agradece a Deus por tudo que viveu e passou.

 

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sábado, 31 de maio de 2025

 

EU MORRO E NÃO ME ACOSTUMO.

 

      Com que? Muitas coisas que estamos vivendo e está acontecendo em pleno século vinte e um, primeiro; os jovens de hoje, eles não sabem nem querem aprender nada de útil e bom, cada dia vemos mais jovens desorientados, parece que eles não sabem nem querem viver muito, se perdem em tudo, são poucos os que estudam e dão a valor a algo. No meu tempo, ok! Muitos vão ler e falar, você não conta é velha, sim sou velha, mas com certeza consegui viver numa época onde nós, os jovens ainda sabíamos respeitar e escutar os nossos pais, falando como nos comportar.

      No meu tempo sim, ouvíamos boas músicas, sabíamos ouvir e conversar com os amigos, aliás a música tinha letra e nos fazia sonhar, imaginando uma história nossa, nas letras, sim, íamos a baile, é porque na nossa época tinha festas, bailes, carnaval, enfim, nós tivemos uma vida, não é como a maioria dos jovens pensam, que já nascemos velhos, gordos, feios e desdentados, fomos sim jovem, no meu caso feliz, nós os que soubemos aproveitar a vida, vivemos com sabedoria e dignidade e sem precisar ficar exibindo nossos corpos seminus para chamar atenção, se namorávamos? Obvio, mas namoros sadios, claro! Beijo de língua, abraços e sentíamos desejos, mas não a ponto de ir com qualquer namorado pra cama, ou mato.

      Nós nos valorizávamos, tivemos sim uma juventude sadia, onde nem fumar cigarro ou cerveja era hábito, hoje à musica não presta, a maioria só excita os jovens a pensar e fazer o que não presta, quer dizer, me conta que musica faz você, você mesmo jovem de hoje, sonhar e pensar em algo que valha a pena?

      As festas, a música não prestam, os jovens a maioria, é fumando, mas não cigarro, além de cheirando todo tipo de drogas, as meninas só se sentem mulher e realizada quando numa noite fica com todos os caras, nem que no outro dia não se lembro do que fez

      Bom! Quem sou eu? Alguém que soube aproveitar a vida, bom, no meu tempo gostávamos do sexo oposto, hoje infelizmente, o que vier e lucro, até mulheres que casaram e tiveram filhos, já não curtem mais homens e vice-versa, então o que me resta é escrever para tentar conseguir viver meus últimos anos de vida, infelizmente sem entender o ser humano, eu sinto pena? Não, ao contrário, os jovens sentem pena de mim e vão me chamar de quadrada, velha, burra e pensar; coitada desse ser, ela acha que foi feliz vivendo aquela vida medíocre e sem emoção.

      Mas eu respondo; amei, fui amada, sofri, fiz sofrer, porém, eu soube aproveitar com dignidade e sabedoria, cada momento que a vida me ofereceu, mesmo me faltando muita coisa, fui feliz e agradeço a Deus cada momento vivido.

 

      Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sábado, 24 de maio de 2025

 

SONHAR

    Vocês são de sonhar? E alguém lembra do que sonhou? Eu graças a Deus, faz algum tempo que durmo muito bem, isso depois que os meus filhos passaram dos dezoito anos, risos, não sei porque carga d’água, eu sonho muito no sitio onde eu nasci e na cidade onde eu morei por alguns anos, no sitio  eu sonho tomando banho de rio, ou lagoas, livre, leve e solta, mas tenho um sonho que me persegue, no terreiro da nossa casa (quintal) Existe uma enorme pedra, era meu refúgio, quando estava triste, ou feliz, de lá de cima do lugar mais alto, eu sempre quis saber o que existia onde os meus olhos não podiam ver, eu sempre me perguntava; o que será que existe depois daquilo, ou ali, minha imaginação de criança e adolescente voava.

Nem passava pela minha cabeça que existisse tanta gente e lugares tão bonito, meu Deus! Como o mundo é bonito, mas o que antes me parecia tão perfeito, digo na minha imaginação de criança, nada é como nos meus sonhos hoje,  era com matas virgens, longas estradas lindas, infelizmente, hoje está tudo mudado, o que pra mim, parecia uma maravilha, agora nem tudo são flores.

      Eu me lembro, que logo que mudei do Nordeste para o sudeste fazia muito frio, apesar do frio, eu amava andar em são Paulo toda agasalhada, hoje cadê o frio e as belezas de antes? As capitais sem exceção, mudou tanto que você não consegue mais andar e admirar as ruas, já nas periferias, como os pobres não conseguem comprar e viver num lugar melhor transformaram o belo no feio e faz minúsculas casas, muitas em beira de rios, sem esgoto ou saneamento básico, hoje as belas capitais estão ficando feias.

       Eu sonho muito com minha cidade(Itapetim Pernambuco) mais sempre a passeio e de malas prontas para minha casa em São Paulo, como se eu sempre soubesse que meu destino e vida seria aqui no sudeste, nos meus sonhos tudo é tão bonito, apesar da simplicidade dos desfiles do sete de setembro, o são João e são Pedro, com o seu costumeiro baile do dia vinte  e nove, era tudo tão perfeito, infelizmente, tudo mudou, as festas, o carnaval, se antes dava para todos festejar e brincar, hoje os velhos são desrespeitados de todas as formas, nas festas de rua, o som é tão alto que se você não é surdo ensurdece, ou fica rouco, de tanto querer conversar com alguém da sua idade.

      Onde anda o amor e o respeito? O carnaval? Esse virou terra de ninguém, aonde todos acreditam serem donos do mundo. Eu sou pobre, mas não otária, porém existe pobre tão burro, talvez para aparecer, principalmente nas capitais, o infitete, ele deixa de comer, uns para desfilar numa escola de samba, mesmo que pouco apareça e o resto dando audiência a essa pouca vergonha, é se exibindo quase pelada para ver se aparece, a maioria não mora, se esconde em cada biboca, passa necessidade, porém, quando chega carnaval lá estão a mulherada e homens pagando mico nas avenidas e fazendo coisas erradas, os ricos nos camarotes, o pobre tolo e bestificado, é sendo empurrados por seguranças, eu não entendo, porque essa gente mais sofrida gosta tanto de dar audiência a todo tipo de porcaria, seja carnaval, artistas, ou os BBB de segunda categoria.                                                              Portanto, eu continuo sonhando e nos meus sonhos, eu vejo um mundo quase perfeito.    

 Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sexta-feira, 16 de maio de 2025

 

VOCE QUERIA VOLTAR A SER CRIANÇA?

            Você queria voltar ao passado, ou lembra do que viveu? Apesar das lutas, sofrimento e dificuldades, alguém pensa e sonha de como viveu? Eu digo voltar, mas lembro-me muito dos anos sessenta, mas vivi algo no final dos anos cinquenta que marcou, eu vi meu primeiro eclipse, mesmo os adultos falando uns pros outros que o mundo acabaria, como ficar com medo se eu tinha só seis anos? Outra coisa, como dormíamos em casa de taipa e baixa sempre via uma cobra andando nas telhas, eu morria de medo.

 Lembro-me que amava tomar banho de chuva, correr e pular em rios ou lagoas, apesar da pobreza, não existia tempo ruim, nunca cansava, muito menos reclamava de nada, eu não entendia se existia uma vida além do que nós vivíamos naquela sitio. Fogão a lenha, nada de moveis em casa, tudo era limitado, a nossa diversão era brincar de matar, com uma bola de pano, (jogo de queimada) academia (amarelinha) já maiorzinha nossa diversão, era ir à casa dos nossos vizinhos brincar de passar anel, isso já com doze anos, criança acha tudo novidade.

 Eu achava o máximo, ir à cidade e comprar um rolete de cana, alguém sabe o que significa? Isso tendo muita cana no sitio. Pra mim um fato inusitado e assustador, foi quando escutei o barulho e mesmo pequeninho vi um avião, depois vi o primeiro caminhão, foi bizarro, já tinha visto jipe quando íamos pra rua, nosso transporte era carro de boi ou cavalo, do sitio a rua era uns vinte minutos a pé, cidade, Itapetim Pe:

Radio não sabia nem o que era, até que o vizinho comprou um, foi a maior novidade. Bom para todos nós quando nos mudamos para pequena cidade Itapetim, foi uma alegria, na rua poucos tinha radio, então fazíamos nossas próprias diversões e brincadeira, quem precisava de rádio, quando existia uma difusora no colégio das sete as dez da noite com muita música.

 Há! Sempre vinha um circo para cidade, íamos por não ter outro divertimento, era pior que a encomenda, mas com certeza tinha gente que gostava. Era uma vida muito sofrida, simples, porém eu vivi momentos inesquecível.

Eu particularmente preferia ficar feito Peru, (rodando) quer dizer dando volta na praça flertando, como se dizia na época, ver novelas pra quer? A bendita televisão, no final dos anos sessenta, quem podia já tinha, mas as abençoadas chuviscavam mais que a garoa de são Paulo, era raro vermos uma imagem, dava medo, os artistas eram magros demais, ou gordos, horríveis.

Os endinheirados compravam uma vitrola e Lp com música boa, quer dizer popular brasileira, com muito Roc, daí faziam assustado na casa de alguém, era bem divertido.

Tanto no sitio como na cidade a lasqueira (pobreza) nos acompanhou, quer dizer nossa geladeira era um pote, o congelador um varal e o sol, se não como comer carne? Guara roupa, uns baús do tempo do ronco, camas quem tinha, o colchão era de capim, a maioria dormia em redes, na cidade fogão de carvão, era melhor do que a lenha, na sala cadeira de madeiras, na época, muitas casas, a chave era um ferrolho ou um pano.

Nós estudávamos a noite, mas no intervalo que era de vinte minutos ficávamos na praça, era só felicidade, o colégio era no centro da cidade, nas cidades pequenas inclusive a minha, a praça, no final de semana se transformava em festa, de sete horas até onze da noite, os jovens se encontravam.

Se eu fosse contar tudo que vivemos escreveria muito mesmo, mas tivemos sim, uma juventude sadia, feliz, com animação e muita simplicidade, mesmo nos faltado quase tudo, nós fomos felizes.

  Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sábado, 10 de maio de 2025

 VERGONHA  ALHEIA

Eu não sei com vocês, mas a mim sim, estão postando tantas barbaridades na internet, que a mim especificamente me causa, vergonha, nojo, pena, ao mesmo tempo tristeza. Como uma pessoa para aparecer consegue se expor e mentir tanto nas redes sociais? Como um ser humano é a capaz de tantas baixarias? Graças a Deus, eu não abro os vídeos, porém, ao você abrir a página do seu fecebok, Instagram ou youtube, você se depara com cada sujeira, exemplo, esses canais de fofocas, eles amam inventar algo para aparecer, geralmente mata um artista, ou mais, eu não entendo como alguém entra pra ler, ou ainda o youtube, não consegue banir esse tipo de canalha que ama, inventar e debochar com a vida dessa gente, realmente alguns já morrerem e esqueceram de avisar e enterrar.

Agora vergonha mesmo, são essas idosas e mulheres, não tão jovem, abrindo as pernas e mostrando a calcinha, o que será que passa na cabeça desses seres humanos?

E ridículo, é cada coisa nojenta e bizarra que você e obrigado a ver, obvio! Como eu falei eu não abro, nem precisa, no Instagram então! Pra completar fazem, animais cheirando a fedorenta da mulherada, crianças, metade gente, macaco ou outro tipo de animal, minha pergunta, o que está faltando na cabeça desse tipo de gente?

O ser humano com certeza, está em extinção, a maioria se transformou em monstros, pessoas do mau, sem caráter, personalidade e o mais triste, sem Deus na vida e coração.

Mas o que esperar mais, dessa nação? São homens que matam sem dó nem piedade, seja suas companheiras, ou pais que matam seus próprios filhos.

Sempre existiu a maldade, desigualdade, ódio, inveja, porém está cada dia pior, as pessoas perderam a vergonha e a noção do perigo, hoje você dá um peido, tem que mostrar nas redes sociais, quem tem um pouquinho mais, é exibindo como se um troféu fosse, mulheres feias se achando, fazendo de tudo para aparecer, com fotos e posses horríveis, com tanto que esteja mostrando sua feiura e seus corpos cheios de pelancas etc. Estamos sim, vivendo num mundo sem lei, sem escrúpulos, principalmente sem senso do ridículo, parece até que ama pagar mico e vergonha, seja mostrando as partes pudendas, ou acreditando que está sempre abafando e ainda lhe é permitido tudo, como se jovem ainda fosse.

 Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.         

sábado, 3 de maio de 2025

 

ALGUEM ACREDITA EM MUDANÇA.

 

Teve épocas que eu acreditava que tudo iria mudar e ainda seriamos todos, se não iguais, mas que as pessoas se ajudariam e cuidaria mais uns dos outros, porém o que estou vendo, são pessoas egoístas, quanto mais tem mais quer, começa pelo os que se acham ricos, digo  os pobres que tem bons empregos, casas e um carro do ano na garagem, alguns nossos vizinhos, andam sem pensar no amanhã,  o pior, além de ter uma vida melhor reclama de tudo, estão sempre querendo mais, como será e onde vamos chegar? Todos sem exceção, dizem; que Deus tome conta, não é bem assim, se você não sabe, todos nós temos uma parcela de culpa, devemos se sim, nos unir e tentar amenizar a dor e o problema um do outro.

Não precisa de muito, não sei vocês, eu gosto muito de ver vídeos no youtube, mas não de famosos, para deixa-lo mais rico, ou outras porcarias, mas de pessoas que abre um canal para amenizar o sofrimento dos mais necessitados, obvio! Muitos, as vezes ajuda, mas as pessoas não sabem agradecer, mas nem assim devemos generalizar, existe muita gente que realmente necessita de ajuda.

E se alguém abriu um canal com esse intuito com certeza, Deus, que o guiou, mas o povo mais uma vez prefere seguir Artistas, ou, dá dinheiro a quem já tem, do que assistir a um desses canais, nesse caso, não precisa ser rico milionário, para seguir e tentar ajudar, basta ter Deus no coração, ter sido agraciado com uma boa moradia, emprego plano de saúde etc.

Não precisa doar sua casa, não meu amigo, se você coopera com dez, ou vinte reais, cada pessoa, que seque um desses canais, já está ajudando e muito, infelizmente o ser humano apodreceu, a maioria só sabe enaltecer o que já estar no topo. Então vamos nos unir e dá as mãos, em casos que realmente seja para o bem, qualquer artista, ele abre um canal, são tantos elogios, quando um dessas pragas, se casa ou tem filhos, eles não precisam, porém os besta que os idolatram, mandam presente que jamais serão usados, já esses canais de pessoas que realmente precisa de ajuda o povo dá banana e podre.

Eu me pergunto; que mundo é esse que estamos vivendo, onde o egoísmo, a maldade, inveja e a cegueira tomaram conta do povo, muitos só sabem valorizar quem já tem tudo.

Que Deus entre no coração, na casa e na cabeça de cada um de nós, para que seja nós á mudarmos a história e a vida de um, ou mais pessoas que sofre todo tipo de preconceito e privações. Deus nos abençoe com sabedoria, amor ao próximo, solidariedade e possamos nos unirmos para tentar fazer o bem.

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

 

domingo, 27 de abril de 2025

O QUE FALTA ACONTECER?

 

 

 

Eu me refiro, para o povo acordar e começar a pensar e ver as pessoas do mundo como realmente elas são, principalmente os políticos, ricos, famosos, ceitas como religião e futebol, você já viu algum tipo desses que eu citei, olhar para alguém que esteja precisando de ajuda? Nunca! Todo ano o povo sofre, seja pela seca no Nordeste, ou as enchentes no sul e sudeste. Toda vez que chove é a mesma coisa, enchentes, deslizamentos, gente morrendo, ruas alagadas, o povo vivendo em arias de risco, a maioria sem saneamento básico, morando não, se escondendo nos piores lugares que não foi feito para o ser humano morar. Quando o leite já está derramado, aparece os engravatados se sensibilizando, lamentando e prometendo mundos e fundos, acabo época das chuvas, todos esquecem, principalmente o povo desorientado, toda época de eleição é a mesma porcaria, há! Eu não vou votar em ninguém, estamos perdidos, mas como a memória é curta, não só votam como se mata por conta de um partido, ou políticos ladrões.

 Gente! Eu não sou ninguém, mas acredito que existe formas sim, se algum governante de alma e coração, quisesse já teria feito algo, tanto pelas enchentes como pela seca, infelizmente, nós estamos num mundo sem lei, sem saída e com governantes mau caráter, desumanos e debochados, mas não só no Brasil, no mundo inteiro.

Porém o povo, esse continua sendo o mais otário e enganado, como um ser humano com sã consciência briga, mata, por esse tipo de gente, exemplo; jogador de futebol, além de idolatrar muitos dão a vida pelo um desses infelizes, ou seu time, ver se essa gente ajuda alguém? Crença, (religião) hoje a coisa está tão feia, que muitos fies fanáticos e pastores, eles, se acham Deus, julga uns aos os outros por ser dessa ou daquela religião, julga com uma veemência, a opção sexual de cada um, odeia os católicos, é uma falta de amor a Deus que dá pena.

Artistas? Como o povo continuam idolatrando e seguindo essa raça, por isso eu digo e repito, o povo merece sofrer, morrer de fome e na miséria, sem nunca ter tido uma casa, emprego descente, ou um plano de saúde, porque? Tá na cara, muita gente morre atras dessa gente sem coração, seja artistas, políticos corruptos, crenças e famosos.

A maioria das pessoas não se amam, muitos vivem para idolatrar o que não presta, principalmente muitos, não dão valor ao pouco que ganha, eles, preferem gastar seu mísero dinheiro, brigando e correndo atras de brigas, para defender essa raça imunda.

 A desigualdade está cada dia mais gritante, antigamente ninguém sabia, ou via tanta sujeira como hoje, porém com a internet, estamos vendo o luxo que alguns vivem e a pobreza que a maioria está vivendo, a falta de amor, humanidade e solidariedade, dói naqueles que tem coração. Eu fico pensando algo a todo instante, como essas pessoas que tem de tudo e cada vez querem mais, eles conseguem dormir sabendo e vendo como estão vivendo a maioria do povo, é desesperador, o pobre quer ajudar, mas não tem condições, quem pode fecha os olhos, não é fácil ver o que estamos vendo, pior sem solução, porque realmente quem pode e tem poder, cruza os braços. Se ficar o bicho pega se correr o bicho come.

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

domingo, 13 de abril de 2025

JÁ NASCEMOS VELHOS?

 

 

Para alguns jovens sim, parece mentira, mas é isso que acontece na cabeça deles, nem todos, mas a maioria nos trata como trapo, é como se nós, velhos, não tivessem tido uma vida, muitos nos olha com nojo, imagina como não trata os pais, por incrível que pareça, eu fui bebe, criança, adolescente e jovem, eu amava ouvir os mais velhos, como sempre fui muito comunicativa e curiosa, queria saber de tudo, mas como todos jovens, apesar de gostar de ouvir também ria, mas não por duvidar de suas histórias, por que era jovem e não tinha a sabedoria que os jovens de hoje tem, mas com certeza, hoje está pior, antes ainda se respeitavam os mais velhos e os escutavam, hoje infelizmente os mais jovens não querem nem conversar com alguém de mais idade, eles não têm paciência, só querem saber do seu problema, aí de você se tentar ensinar algo, ou dizer, tem que ter paciência, eu fiz, ou fazia assim, eles nos olham com raiva e responde.

Isso foi no seu tempo, hoje não se faz assim, eu juro! Eu tenho pena desses jovens, eles estão cada dia mais desorientados, o pior, cada dia, tanto a mulher como o homem estão sendo pais mais cedo, mas quem sofre mesmo são os inocentes, eles vêm ao mundo na hora errada, com pais irresponsáveis, preguiçosos, desestruturados e alguns com algum vicio da pesada.

O Mais triste, quanto mais pobre mais filhos, muitas tem seis filhos, ou mais, aí os cria como Deus criou batata, aí vem as brigas, a maldade, o desespero e desconta nos filhos, muitos por conta da pobreza, sem nenhuma explicação maltada seus filhos, quando não mata.

Infelizmente está tudo de cabeça para baixo, as mulheres que tem uma situação melhor, não quer muitos filhos, elas vivem mau humoradas, tudo bem, a maioria trabalha fora, mas graças a Deus, as que ganha melhor, paga alguém para limpar casa e cuidar dos filhos, mas nem assim você vê-las satisfeitas, estão sempre reclamando, Deus! É desesperador o que estamos vivendo e vivenciando, são pessoas sem paciência, sem Deus dentro de casa e no coração.

Deus! Entre em cada lar e os faça de alguma forma, sentir e ver o amor de Deus, com nós seus filhos, saber que papai do céu existe e nos fez para amar, ser solidário, agradecidos e humanizados, com atitudes e ações.

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira

             

domingo, 6 de abril de 2025

PARAR COM TUDO.

 

Tem horas e dias que a minha cabeça não consegue parar de pensar, de como as pessoas desse mundo estão transformadas, é tanta confusão, egoísmo e falta de amor a Deus, que tem dias que dá vontade de sumir, quanto mais recursos e qualidade de vida temos, não eu não me refiro só a dinheiro, mas a muitas coisas, os dias de hoje comparado aos de ontem, vivemos muito bem, mas infelizmente ninguém é satisfeito, porque será Deus?

Ninguém se entende, as pessoas brigam por qualquer bobagem, pais e filhos, são poucos os que se entendem, vivem todos no limite, o amor não dura nada, ok, antigamente os casais, mesmo que não se casassem apaixonados se respeitavam, quem que via o marido, ou mulher mandar um ao outro tomar no c. ou se f.  a falta de respeito, companheirismo e dialogo é grande, os filhos! Esses copiam tudo dos pais, a paciência é zero seja com os irmãos ou amigos.

Nos dias de hoje dificilmente você conhece um casal que fica junto por mais de vinte anos, o que será que está acontecendo? E por motivos banais se separa, será que existe o homem perfeito, ou a mulher, aqueles(as) dos contos de fadas? Não, a maioria dos homens e mulheres depois de meses de casados já mostra suas verdadeiras caras, quem não sonha ser feliz com um marido amigo, companheiro, carinhoso, não digo amor eterno, mas que essa união seja duradoura

Claro existe pais, que não estão nem aí, na verdade, hoje estamos vivendo num mundo, onde o egoísmo, a maldade e falta de amor entre as famílias estão difíceis de entender, dá medo de ver tanto absurdos, quantos pais e filhos estão se matando, as mães hoje não amam, nem dão valor aos filhos, tem a capacidade, não só de matar como vender ou tratar seus filhos piores que o pior dos animais.

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sábado, 29 de março de 2025

TRISTEZA

 

Tristeza é ver e sentir o egoísmo, a maldade e a prepotência dos seres humanos, existe tanta magoa e pessoas revoltadas por bobagem que não está escrito, pessoas que gostam de julgar sem conhecer, dizem tantos absurdos seja em política, religião ou com pessoas que você convive, o respeito a solidariedade não existe, o que mais tem é pessoas do mal que nunca está feliz e vivi julgando e a maldiçoando os outros.

As vezes mal conhece uma pessoa e já mete a boca, o que vemos na internet é mais nojento ainda, só tem valor quem tem dinheiro, as pessoas resolveram endeusar os artistas e famosos que dá nojo, fazem de conta que essa gente é Deus, não fedem e merece tudo, cada vez mais, quer fazer pelos seus ídolos de pano.

Artista falidos, não de dinheiro, os que já não estão na mídia o povo ainda é puxando o saco, é tanta sujeira e fofocas, mas os animais pobres, sem eira nem beira, é deixando mensagens como se alguns desses embeices fossem ler e ver.

Se quando precisavam já não estavam nem aí, imagina agora que dinheiro tem, para viverem umas mil vidas, as vezes eu me pergunto como alguém nos dias de hoje, perde seu tempo assistindo esse reality show que passa nos canais abertos, novelas com artistas que nem consegue se expressar, bom, faz anos que aliás, desde que a internet veio pra ficar e todos tem acesso, eu nunca mais vi televisão, novela? Deus me livre, se algo me interessa procuro na internet, esses programas de fofoca juro! Eu não consigo entender quem ainda ver, agora o pior na minha opinião que as pessoas inventaram e ainda tem audiência, é o BBB e Fazenda, com certeza quem se ocupa em ver além dos parentes, deve ser pessoas que deve ter um desvio no cérebro.

O mesmo acontece com essa gente que ainda seguem cantores que nem voz tem, isso sim é o fim da linha, quando não existiam nada até o rádio e a televisão era escasso, dava pra entender, mas hoje, realmente eu não entendo.

Se dependesse de mim essa gente nunca teria sucesso, jamais comprei ou compraria algo dessa gente, mas enfim, existe gente pra tudo, até pra fazer esse povo enricar, mesmo ele o fã, estando morrendo de fome.

E tanta sujeira, coisas erradas, famosos difamado uns aos outros, que fica difícil de saber em que mundo essa gente vivi, inveja, maldade, fofocas, discórdia que dá medo de escutar e ver, o tipo de gente que as pessoas idolatram, são pessoas falsas, mentirosos, sem caráter e Deus no coração.

 Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sexta-feira, 21 de março de 2025

ENVELHECER COM DIGUINIDADE.

 

 

Infelizmente hoje as pessoas não conseguem envelhecer com dignidade e sabedoria, ambos os sexos, estão sempre insatisfeitos e procurando uma forma de rejuvenescer, mas será que tem como? Tanto o rico como o pobre estão sempre procurando alguma coisa para parecer mais jovem, os ricos se submetem a todo tipo de rejuvenescimento estéticos e muitas vezes a encomenda fica mil vezes pior. São tantos absurdos que o ser o humano faz em busca da perfeição, acreditando que ficará melhor, porém, alguns ficam parecendo monstros.

Já o pobre como não tem tanto dinheiro, eles procuram o mais barato, de preferência um que faz parcela longas, óbvio sai bem pior, isso quando não morre, hoje está tudo errado, as mulheres de idade, essas não param de pagar mico, as coitadas, muitas não se conforma com a idade e vestem roupas inadequadas para idade, pitam a sobrancelha de rena, usam roupas de adolescentes, elas ficam um horror, será que os filhos não opinam, nem dão alguma dica de como ser elegante e parecer jovem sem extravagância?

Desculpa gente! Eu já sou velha, e não gosto nem de tirar foto de corpo inteiro, rugas no rosto, eu quase não tenho, porém as minhas pernas e braços, só jesus na causa, são tantas celulites e pelanca que não dá para sair tirando foto e postando em redes sociais. Ok hoje apesar da juventude ter a sorte de se mostrar em redes sociais, muitos exageram, mas nós os antigos, que só depois de velhos fomos ter acesso a essas modernidades, muitos perderam o respeito e a vergonha, eu particularmente acho ridículo ver essas senhoras, que faz vídeos pro tiktok quase pelada, acreditando que vão ganhar dinheiro, óbvio que até pornô muitos velhos fazem. 

O que será que está acontecendo com essa velhada que não se dão ao respeito? Todos nós temos que ter limites, se você teve o privilégio de nascer magra e envelhecer como, bom demais, agora se você é, como eu que nunca fui magrela, eu tinha um corpo bom até uns cinquenta anos, hoje sou gorda e diminui no tamanho muito, então me sinto feia, mas não a ponto de me esconder, mas também não gosto de me expor com fotos com pouca roupa, ou acreditar que ainda dou pro gasto.

O que nós de certa idade temos que fazer, é dançar conforme a música, agora entender que tudo tem seu tempo e nós que soubemos viver já tivemos o nosso, então vamos maneirar e nos pôr no nosso lugar de vovó, bisa etc.  

 

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sábado, 8 de março de 2025

CONHECER O MUNDO.

 

Juro! Nunca foi o meu maior sonho conhecer outros países, mas existe uma cidade na Espanha, que se eu fosse jovem, com certeza iria, cidade das pedras conhecida como Setenil de las bodegas, infelizmente minha coluna hoje não me permite.

Gente! O nosso País é lindo, pois é, cada dia com a internet, eu estou o conhecendo melhor, na verdade, com a internet conhecemos o mundo inteiro, existe vídeos incríveis,  antigamente quando ninguém tinha acesso a esse meio de comunicação, o Norte e Nordeste era visto por alguns sem noção e estudo, como outros Países, acreditam? falava absurdo sobre o Norte e Nordeste, eu lembro que logo que vim para São Paulo em 1969, alguns ignorantes, que nem a capital do seu estado conheciam, abria a boca e dizia nossa! Você fala de um jeito que nem parece que mora no Brasil. Isso morando num bairro de Guarulhos e sem brincadeira, nem o centro de São Paulo nunca tinha ido.

 Antes da internet o Nordeste era conhecido pela seca e miséria, graças a Deus, tudo mudou, hoje é conhecida pelas belas capitais e as praias maravilhosas, sem contar a diversidade de pontos turísticos que não deixa nada a desejar, ao sul e sudeste. Apesar, de eu estar aqui a mais de cinquenta anos, eu amo o meu estado, com certeza, os meus melhores anos, eu vivi na minha cidade Itapetim Pernambuco, e porque estou aqui? Quer saber? Leia minhas histórias no meu blog que eu explico.

Felizmente hoje são poucos que ainda falam e critica os Nordestinos, mas ainda existe, eu particularmente me orgulho dos meus conterrâneos, são trabalhadores, batalhadores, otimistas e não desiste nunca, mesmo que a chuva por lá seja pouca, eles fazem da água o seu maior tesouro.

Logo quando vim para São Paulo só viajava para lá de ônibus ou carro e amava, na época era mais tranquilo, eu adorava e vendo os estados, cidade e as estradas,  ficava triste e ao mesmo tempo admirada de ver como no nosso País, existiam tantas belezas e ao mesmo tempo tanta pobreza, meu sonho era e parando e conversando, principalmente com os mais velhos que eu via em povoados quase diserto, amo meu País e  um concelho, nunca critique, ou queira ser melhor que ninguém, perante Deus, somos irmãos, veja a vida e nosso mundo com os olhos de Deus.    

 

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sábado, 1 de março de 2025

O CARNAVAL.

 

Anos atrás, eu já escrevi sobre o carnaval, mas hoje vendo machinhas antigas que alguém postou no fecebook,  resolvi escrever sobre,  quanta diferença, alegria e ingenuidade, ok já tinha mulheres mais ousadas nas capitais do sudeste acredito, porém quem brincou nos anos setenta, no sertão de Pernambuco e nas capitais, ou nas cidades no Nordeste, soube se divertir, isto é, se os pais não foram tão rígidos, o meu primeiro carnaval foi em sessenta e sete numa cidade pequena, Itapetim Pernambuco, lembro que foi muito divertido, eu com quinze anos, depois em setenta, num pequeno clube em Guarulhos, ai setenta um, já na minha cidade Itapetim Pernambuco, não era o clube! Mas era um lugar maravilhoso, nessa época tanto tinha carnaval de rua, já a noite neste salão. Foi assim até setenta e cinco, quando voltei de vez para são Paulo.

Mas eu posso afirmar, foram minha e de muitos, os melhores anos de carnaval, naquela cidade maravilhosa de Itapetim Pernambuco. Hoje nem nessa cidade é a mesma coisa, vejo pelos os vídeos que postam, na verdade ao invés músicas e marchinhas de carnaval, contratam banda de forro, já aqui no Sudeste, é todo mundo nu com a mão no bolso, isso nas avenidas, com suas escolas de samba escandalosas, imagino em clubes fechado e carnaval de rua.

As benditas escolas de sambas, com letras imundas, tudo desafiando Deus, ou com figuras horrendas do Satanás, enfim, eu graças a Deus, não preciso nem assisto mais televisão, vejo algumas porcaria quando postam na internet.

Aquele carnaval onde a família podia ir sem medo, acabou, tudo bem, segundo alguns jovens, falam, velhos não deveria nem existir e muito menos ficar lembrando do passado, eu penso ao contrário, jovens que nasceram depois de dois mil, são poucos os que tem uma boa história pra contar, muitos morrem jovem, por acreditar que estão em uma época diferente, quer dizer onde tudo pode e se deve fazer, não aceitam um não, não escuta os pais, imagina os mais velhos, nascem lindos e alguns não satisfeitos com seu sexo, querem mudar, ai morrem por conta de cirurgias que não era pra ser, ou cirurgias que mulheres e homens fazem por vaidade, sem contar cada dia os jovens resolvem estragar suas vidas e das famílias, isto é, entrando em caminhos errados, ou seja qual quer tipo de vicio.

 O que pensar e falar pra Deus, Pedir perdão, desculpas, rezar e orar pelo o mundo, que Deus ilumine e der sabedoria ao povo. Eu me pregunto será que ainda existe algo a fazer pelo o povo desse mundo.

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

ESTÁ TUDO ERRADO.

 

 

Preconceito e racismo é crime, mas nem tudo devemos achar certo e correto, obvio todos temos nossas opiniões, na verdade, eu não sou contra nem favor, mas também não sou obrigado a dizer que acho normal ver mulheres casadas com homem e com o passar dos anos, elas (eles) resolve se apaixonar e viver depois de velhas com outra mulher, no mesmo caso o homem, na minha cabeça, eu não entendo, se desde pequeno você já demostra gostar do mesmo sexo é uma coisa, agora, depois de casados e ter filhos essas pessoas resolvem mudar é muito esquisito.

Eu não sei o que é pior, a mudança de sexo, ou as orgias que hoje a maioria dos casais, principalmente no mundo dos ricos e famosos estão aderindo, como um homem ou uma mulher tem o desejo de ver sua esposa(o)fazendo safadeza com outra pessoa, é muito nojento e quem diz que é normal é pior, o engraçado é que entre os casais famosos é o que mais tem, se a droga é proibida porque os ricos e famosos não fazem campanha sendo contra, ao contrário, são eles os mais incentivadores, eu me pergunto como essas mulheres e homens, que tem esses canais de pornografia enricam tanto?

Como alguém paga pra ver algo que hoje na internet é o que mais se ver. Na época da revista playboy, os homens enlouqueciam com a mulherada pelada, hoje a coisa está tão generalizada que paga porquê e pra que? A mulherada mostra até o útero, o engraçado é que anos depois se arrepende e vira evangélica e obvio estão salvos.

Realmente está tudo virado, homem não quer ser homem, mulher não quer ser mulher e o que Deus fez, com ajuda dos homens e mulheres que se diz Deus, desafia o próprio Deus e transforma tudo, até aonde iremos chegar com a falta de ética, de amor a Deus, o que é certo errado?

O povo estão se destruindo e por isso, por conta de tanto desafiarem Deus, mulheres lindas e homens por vaidade, achando que é o certo, estão morrendo cada vez mais jovens, seja por uma cirurgia que não era pra ter sido feita, ou por resolverem usar todo tipo de droga.

Quantas famílias estão perdendo seus filhos (as) cada vez mais jovem, o pecado e a falta de fé, sabedoria e amor ao criador, estamos nos destruído uns aos outros, pela falta de ensinamento não é, as vezes alguém é tão bonito, mas quer ficar melhor não sei como, daí vai, dessa pra melhor ou pior, tudo divido a atitudes precipitada e erada.

 

Joana Darc nunes de Araújo Alves Ferreira.   

sábado, 8 de fevereiro de 2025

SERÁ QUE SE MORRE POR AMOR?

 

Será que se morre por amor? Nos dias de hoje infelizmente mata-se, segundo os infelizes que isso acontece dizem que foi por amor, agora morrer por amor acredito que não, falo por experiência, obvio! Hoje não, quando jovem, eu tive dois amores, um que amei muito, com esse namorei um bom tempo, terminávamos mesmo gostando, namorava outros caras, ele garotas, mas sempre voltávamos, isso foi de setenta e um até início de setenta e quatro, só nos separamos durante o ano de setenta e dois quando voltei para são Paulo.

 Mas quando voltei em setenta e três voltou o que imaginávamos ser amor, mas como tudo um dia acaba, foi o que nos aconteceu, início de setenta e quatro, ele já morando no Recife, o mesmo foi a itapetim e me procurou, ficamos juntos uma semana, o tempo de ele resolver alguns problemas com seus documentos, de volta ao Recife me escreveu uma carta muito bonita, segundo ele tinha percebido o quanto me amava, enfim uma carta apaixonada, eu respondi, mas colocando um ponto final naquela história que eu acreditava ser amor eterno. Obvio, ele ainda insistiu sem sucesso, a vida é isso, feita de aventuras, amores na juventude, mas que graças a Deus sobrevivemos a tudo. Na mesma época entre essas idas e vidas com meu primeiro amor, eu me apaixonei pelo um primo distante, mas esse namorava gato, cachorro periquito e papagaio, nunca namoramos, aliás, só eu amei, dai, como ele, apesar de ter ciúmes de mim e brigarmos muito, quando ele me via com alguém, nunca admitiu que sentia algo por mim, então viramos grandes amigos, depois de ambos casados, ele confessou para um amigo em comum que me amou, mas divido sermos primo, bobagem não era primo de primeiro grau

Pois é, quem não teve um amor não correspondendo, ou amou demais, mas nem assim o mundo acaba, que eu saiba, não se morre por amor, mas que nossas vidas, me refiro a nós nascidos no século vinte, sim, tivemos nossas histórias, eu pelo um menos vivi a melhor época da minha vida, de setenta a setenta e seis, em são Paulo, ou itapetim.

 Setenta e seis já em são Paulo definitivamente foi outras aventuras tão boas quanto. Bom essa é minha visão da vida, do amor e da minha juventude, graça a Deus, eu soube aproveitar todas as chance e oportunidade que Deus me deu.

Joana Darc nunes de Araújo Ales Ferreira

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

LEMBRANÇAS MARAVILHOSAS.

 

      Logo que nos mudamos do sitio para cidade de Itaptim Pernambuco, um ano depois, quando eu fiz dezessete anos, em 1969, eu vim para Guarulhos (São Paulo) Eu fiquei um ano e cinco meses, mas quis voltar a Pernambuco Itapetim.

E ai sim comecei viver, apesar das dificuldades em casa, havia crescido em todos os sentidos, tinha tido um namoradinho em Guarulhos, mas confesso, meu primeiro namorado foi em 1972, na minha volta a Itapetim, foram dez meses na cidade, mas vivi momentos inesquecíveis, sofri, chorei por amor, mas na verdade, eu sentia saudades de São Paulo, por tantos motivos eu resolvi voltar para são Paulo, antes passei um quinze dias no Rio de janeiro, quer dizer, eu aproveitei todas as oportunidade que a vida estava  me oferecendo e conheci duas capitais que para mim era como viver um sonho incrível.

Já em Guarulhos eu me sentia, indo ao cinema com minhas amigas, andar de ônibus para mim era o máximo, ir ao centro de São Paulo com os meus tios, conhecer museu, aeroporto enfim, conheci lugares incríveis nessas minhas viagens ao sudeste.

      Mas como todo jovem, o que eu queria era viver a vida, retornei a Itapetim Pernambuco, bom, a volta foi maravilhosa, aí sim vivi três anos de muitos desafios, alegrias e aproveitando cada momento, como se eu já soubesse que logo retornaria a São Paulo, eu acredito que se todos nós tivéssemos vivido tudo no seu tempo e momento não existiria tantas pessoas amargas e indecisas.

      Se me arrependo de algo? Sim, de não ter estudado mais, o resto não mudaria absolutamente nada.

      Vivi tudo no meu tempo, amei, fui amada, sofri, fiz sofrer, mas a vida sempre foi assim, embora hoje os jovens não acreditem que nós, os mais velhos não tenhamos tido uma vida, eles se enganam.

      Talvez quem vá ler minha história não acredite, mas  mesmo sem telefone nossa comunicação por cartas era bem emocionante, as festas existiam, eu lembro dos assustados, irmos na casa de amigos dançar, ao som de um vitrola com as música da época, Rock, o carnaval era muito divertido, tanto de rua como no salão, as festas juninas como quadrilha, festa de rua, mas pra gente, os jovens o melhor dia, era vinte nove de junho com o tradicional baile, vinha sempre uma banda de Patos PB, Arco Verde PE, ou a banda dos meninos da nossa cidade.

Quem viveu na mesma época que eu, no sertão de Pernambuco, na cidade de Itapetim e região, soube viver e aproveitar a vida, sabem do que eu estou falando.

Não daria pra contar tudo, mas aqui é um pouco do que eu vivi, graças a Deus tenho boa memória, apesar de muito dizerem; quem vivi de passado é museu, ao contrário feliz de quem tem memoria boa e viveu intensamente os bons momentos que a vida nos oferecia.  

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

MELHORES E PIORES LEMBRANÇAS

 

Nesse caso eu me refiro a sua vida de criança, adolescência e jovem, bom, minhas melhores lembranças de criança, a inocência, as simples brincadeiras como pular corda, amarelinha e queimada mesmo com bola de pano, daí maiorzinha, subir e chupar frutas do pé, correr descalço dia de chuva e pular nos açudes e rios, de fazer casinha debaixo de um pé de algodão ou umbu com brinquedos improvisados,  brincar com bonecas de pano, ou sabugo de milho, foi uma infância bem divertida, mas teve momentos ruins, como só existia fogão a lenha, nós sofríamos para buscar a lenha para cozinhar, mas teve um episódio assustador, um dia resolvemos pegar lenha na cerca de um vizinho, um dos filhos do dono, nos flagrou e com uma espingarda nos ameaçou, choramos muito, eu com dez anos e  dois irmãos menores, fizemos xixi nas roupas, daí perder um irmão de nove meses, eu com dez anos, andar descalço porque não tinha chinelo, dormir em redes e ela se rasgar na hora do melhor sono e cair no chão, pior, esperar nossa mãe costurar enquanto dormia encostada na parede.

Graças a Deus nunca passamos fome, mas as comidas eram limitadas, mas tinha um gosto muito bom, os doces, como meus pais criavam vacas, a nossa mãe fazia doce de leite, mamão e goiaba já que tinha no sitio, os bolos eram muito simples, mas bom demais, um simples biscoito ou bolacha caseiro tinha um sabor muito diferenciado.

 Já adolescente nossas brincadeiras preferidas era passar o anel, pelo o simples fato de passar o anel na mão de quem gostávamos sem ninguém saber, já mocinha as primeiras paixões muito secretas que só nós sabíamos, na verdade meu primeiro namorado foi com dezessete anos, já morando na cidade,

As piores lembranças, já mocinha e na cidade, o mesmo sistema do sitio, lata d’água na cabeça buscando da única barragem que existia, por vergonha acordávamos muito cedo, enquanto os demais dormiam, nos dias de lavar a roupa um sufoco, além da vergonha tínhamos que sair cedo se não, não encontrávamos um lugar perto da água, foram momentos difíceis, só melhorou um pouco em 1973.

Aí foram momentos bons e ruins, morávamos no centro da cidade, porém, a nossa casa era a mais feia, as janelas e portas tinha mais buraco que que a molesta, o banheiro dava até medo de fazer as necessidades naquele buraco negro, risos, os banhos de cuia, mas de coração eu não tinha vergonha, quando namorava alguém, dizia; aquela casa é a minha.

 Graças a Deus eu sempre fui muito feliz, ria de tudo e todos até mesmo de mim, tudo para mim era festa. Continua.

Joana Darc Nunes de A. A. Ferreira.