Seguidores

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

COMO FOI SEU PASSADO?

 

Ao lembrar do seu passado o que você pensa? Não gosta de lembrar? Pensa e sente saudades ou magoa de algo? Na verdade, principalmente para alguns jovens, nós os mais velhos não tivemos passado, no fundo acreditam que já nascemos velho.

E com certeza, existe tipo de pessoas da mesma idade que a minha que prefere não falar sobre, e pensa da mesma forma que muitos jovens, por incrível que pareça. Uns porque sofreram demais, outros porque acredita que o passado passou e não vale lembrar, cada um age de uma maneira.

Eu sou do contra, e apesar de ter tido uma infância difícil, criada num sitio com muitos irmãos, muita dificuldade onde até o básico era escasso, não me lembro de sofrimento, no sitio, o nosso papel higiênico, folhas de mato, ou sabugo seco de milho, banheiro mato, banho bacia, água era obtido de maneira sofrida, e muitas vezes andávamos horas para trazer a mesma pra casa, e mesmo aos quinze anos tendo mudando para uma pequena cidade, as dificuldades continuaram.

Banheiro uma casinha precária, banho de bacia, a privada horrível e sem descarga, papel higiênico, jornal velho. Água buscando em latas e com a mesma dificuldade, a vantagem, era mais perto. Graças a Deus, existia uma barragem que servia para tudo, inclusive para abastecer a cidade, mas como não existia saneamento básico, nossa rotina era a mesma do sitio, quer dizer lata d’água na cabeça.

Na verdade, nós, digo toda cidade tínhamos sorte em existir essa barragem abençoada que nunca secava, então lavávamos as roupas nas pedras, isso com sacrifício e muito sol, para cozinhar e beber vinha dos sítios, isso para quem podia pagar, foi difícil, mas ainda assim me lembro com saudades.

E sem dúvidas eu fui feliz, e sabe porquê? Era conformada, porque todos na época passavam as mesmas necessidades, sem rádio, televisão ou luxo, e mesmo alguns vivendo melhor não tínhamos como saber, eu particularmente, olhava e pensava nos que viviam pior que a gente.

Meus pais tinha uma casa na cidade, o papai viajava para outros estados mais evoluídos, em busca de um futuro melhor para nós os filhos, sem contar que papai tinha um pouco de estudo, e os que nem estudo, nem condições de sair a procura de algo melhor tinha.  

Muitos dos meus tios, eles foram procurar uma vida melhor para as famílias e nunca mais deram as caras. Conclusão tivemos a sorte de termos pais presentes que nunca desistiram de lutar para que todos os filhos tivessem um futuro melhor. Por isso eu tenho muita gratidão e admiração pelos nossos pais, e apesar dos pesarem fomos abençoados, eu só tenho coisas boas a serem lembradas e jamais esquecidas.

Obrigada Deus por tudo. Principalmente por ter boa memória, um teto, tranquilidade, paz, filhos e netos maravilhosos, perfeitos, sem vício, íntegros e dignos, e apesar de não ter muita saúde sou grata.

Joana D’arc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

 

    

 

3 comentários:

Anônimo disse...

QUERIDA prima que lindo.Sua história tbm lembra algumas da minha nosdo Itapetim nossa cidade Natal .Cidade pequena mais nos acolheu até criarmos asas e voar.Jamais esqueceremos o que vivemos e onde nascemos vamos levar em nossis CORAÇÕES sempre.AMEI TUDO QUE VC RELATOU...MINHA NOTA NÃO É 10 PARA VC É SILPLISMENTE 1000.00 EU NÃO GOSTEI KKKKK EU AMEI..RS RS RS

Anônimo disse...

DESCULPA OS ERROS DIGITEI RÁPIDO.PERDÃO

Anônimo disse...

Só gostaria de saber quem e vc. Adoro seus comentários.