Seguidores

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

 

 SECA

      Será que existe situação mais triste e difícil que é você morar e viver numa região onde nem sempre a chuva vem? Eu não conheço outros países, mas não precisa ir tão longe, no Norte e Nordeste a situação sempre foi desoladora, entra anos e saí anos, cada vez a incerteza e a dor do sertanejo cresce mais com a falta de água no sertão, o mais impressionante é a fé e a esperança que aquele gente tem, eles não desistem, os jovens saem mesmo com o coração despedaçado, mas na expetativa de mudança e um dia poder voltar e ver  que algo mudou, mas infelizmente é sempre a mesma coisa, tem anos que chove, outros não.

      Eu vendo vídeos do sertão nordestino esses dias me senti mal, dói de verdade, sítios tão bonitos, com pessoas tão esperançosas e acolhedoras, cheia de esperança, preparando as terras tendo certeza que a chuva virá, que Deus os abençoe e não os decepcione, que realmente o milagre e esse néctar da vida venha mesmo.

      Graças a Deus, muita gente no sertão foi abençoada com a transposição do Rio são Francisco, mas infelizmente não abrange tudo, se a chuva não vem, plantar e colher fica impossível, as vezes eu me pergunto; será que se nossos governantes se empenhassem mais não haveria mudança de verdade? Exemplo onde houvesse um açude ou cacimba levassem maguinhas apropriadas, sem precisar o sitiante pagar um absurdo, daí não existiria a possibilidade de haver água para eles se manterem, quando eu morava no sitio nas terras dos meus pais, tinha um açude, eu mesmo criança lembro, que alguns homens cavavam e dali tiravam água as vezes até chover novamente mãe fazia hortas e plantava batata doce etc.

Meu Deus! Eu lembro, ou será imaginação minha, mas até meus dezesseis anos que vivi no sitio chovia mais, aí teve a seca de setenta, porém eu não estava mais lá, mas segundo minha família contou, foi muito triste mesmo, daí até 1976 que foi quando vim embora de vez foi ficando mais difícil.

Uma pergunta que eu me faço, se existe carro pipa de onde e como vem essa água, é esquisito, é por essa e tantas razões que hoje, apesar da tecnologia estamos vivendo a pior época do mundo, tanto estudo, e até hoje não encontraram uma solução para matar a fome e a sede do Norte e Nordeste, todo ano vemos a mesma situação e ninguém faz nada.

Que Deus nosso Rei do Universo possa fazer o grande milagre acontecer, e apesar do orgulho, da maldade e falta de Deus, amor, solidariedade dos poderosos e força de vontade, a situação ainda mude, Deus abençoe o mundo e os mais humildes.

Joana Darc N de Araújo a Ferreira.

 

Nenhum comentário: