Seguidores

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

VOCÊ ACREDITA EM DEUS?

  

VOCÊ ACREDITA EM DEUS?

 

Deus! Eu amo muito!!! Em Deus eu sei que posso confiar e contar, eu ainda criança brincando com uma boneca feita de sabugo de milho, no sitio, embaixo de um pé de algodão onde eu fiz uma casinha, conversava com Deus.

Na verdade, eu não entendia, mas me sentia bem conversando com esse protetor forte e muito presente, já maior eu subia numa enorme pedra que existia no Terreiro (quintal) da nossa casa no qual eu chamava de serrote.

Sentava no lugar mais alto e perguntava; Deus! O que existe onde me vista não pode alcançar? E imaginava, como será após essas serras, matas, enfim ficava ali sonhando acordada.

E quando aos dezessete anos eu vim para são Paulo, e como vim de carro, eu fiquei deslumbrada com tudo, o carro no qual eu vinha era de um primo.  Eu vim com minha prima, ela veio fazer um tratamento, eu pra ficar, nós duas e o motorista. Viajávamos durante o dia, e nas cidades maiores sempre passeávamos um pouco.

São Paulo me encantou, e apesar de vir para um bairro na cidade de Guarulhos, o tratamento da minha prima a maioria era em são Paulo, pra mim era tudo a mesma coisa, a divisão era um rio.

Eu amava andar de ônibus, me sentia importante, e quando fui a praia a primeira vez em Santos, fiquei sentada na areia e imaginando igual na pedra do meu sitio, o que existiria além do mar.

Eu sempre fui alegre, ria muito comunicativa e fazia amizade com facilidade, nunca fui bonita mais quando se é jovem, e não nascermos muito prejudicada a vida sorrir pra gente.

Eu só não imaginava que a felicidade, o sorriso incomodava, aliás que alguém fosse sentir inveja da minha alegria, eu jurava que a inveja era dos ricos, mas não, o rico se admira acompanha-se de todas as formas, e hoje com redes sociais idolatra-se.

Já você, mesmo sendo pobre, cheia de problemas de saúde, mas feliz, rindo até de você mesma, incomoda muita gente, é muito triste, bom graças a Deus, se tem algo que eu nunca senti foi inveja, admiro quem tem dentes perfeito. Nunca olho com pensamentos negativos para quem está por cima, e dos mais humildes, se poder ajudo.

Eu fico decepcionada vendo pessoas cheia de magoa do passado, revoltada, e sempre lembrado do que sofreu com ódio, pior desejando o mal ao seu inimigo.

Graças a meu criador esse sentimento eu não tenho, quando somos jovens implicamos uns com os outros, mas inveja nunca, hoje só quero paz, ajudar se possível e viver em paz com minha família filhos, noras genros e netos e toda família e amigos em geral.

 

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

  

sábado, 10 de dezembro de 2022

QUAL SEU MAIOR SONHO?

 

QUAL SEU MAIOR SONHO?

 

Eu particularmente sempre sonhei muito, e acordada, mas depois de casar, ter meus filhos que são minha vida e parte de mim, o meu único sonho, dar o melhor para eles.

Infelizmente nem tudo é como sonhamos, e quando eu imaginei agora sim já posso respirar, quem tem filhos sabe como é cuidar de crianças, mas daí veio o pior, e eles, o mais velho com treze anos, o do meio com doze e a casula com oito anos, veio uma catástrofe nas nossas vidas, foi como se o mundo tivesse desmoronado em cima de todos nós.

  Com certeza foi a pior dor que o ser humano pode suportar, e com apenas catorze anos de casados, o meu marido morreu, eu passei três anos fora do mundo, eu e meus filhos comemos o pão que o diabo amassou.

Fui pai e mãe, avôs, tios, enfim tive que me virar nos trinta, quem me sustentou (DEUS). Pois é quem tem Deus, acredita, sente sua presença apesar de não velo, tem tudo na vida, na verdade, Deus é com certeza meu pai e único amigo, para Deus posso contar meus mais íntimos segredos

Deus me deu filhos fortes, inteligentes e sábios e a força deles me fez querer viver, e foi vendo o crescimento dos três em todos os sentidos que fui mudando, eles nunca me deram trabalho, sempre ao meu lado e me provando que tinha valido a pena todo meu amor e dedicação a eles.

O meu filho (Cris) Cristiano, o mais velho sempre foi muito esforçando nos estudos, entrou numa universidade federal, e com sacrifício, fez mestrado, doutorado, hoje o pós doutorado.

O segundo filho, (FERNANDO) ele ao contrário, nunca gostou de estudar, ainda assim terminou o primeiro grau, e aos dezesseis anos, começou seu próprio negócio, e até hoje dono do seu nariz, Fernando é muito inteligente, sábio e determinado, me surpreende a cada dia, tudo que quer fazer  entra e dá certo graças a Deus.

A minha filha casula (ANDRÉA) formada em fisioterapia, com muito empenho e determinação, hoje uma excelente profissional, e ainda é acupunturista. Deus sempre ao nosso lado, agora sim, eu poderia pensar mais em mim, na verdade, realizei bem antes deles se formarem, eram três desejos.

 Primeiro um neto, segundo andar de avião, terceiro escrever e que alguém pudesse ler. De avião, graças a Deus andei muito, neto graças a Deus, hoje tenho dois, e escrever tenho esse blog, já tem quarenta e oito mil visualizações.

Ainda escrevi minha biografia, tudo que eu me lembro desde seis anos, obvio! Sobre os meus pais e irmãos, minha vida com meus filhos, marido e netos, aliás, tem trezentos e cinquenta pagina, um dia quem sabe meus netos não irão ler.

Hoje aos setenta anos, tenho muitos problemas nos ossos, não consigo andar muito, dói tudo, mas não perco minha alegria, sorriso e fé no criador, já não viajo mais, as minhas pernas não permite,  um médico me falou; os problemas que você tem, admira você andar, remédios, só para aliviar as dores, mas nem assim, eu deixo que as dores me tire a fé o meu sorriso e minha alegria, agradeço a Deus todos os dias está viva, andar mesmo que pouco, tomar banho sozinha, fazer minha comida.

Eu me sinto realizada, tenho filhos abençoados, honesto, humanos, batalhadores determinados, inteligentes sem vícios e carinhosos, sempre do meu lado, se alguém me magoa ficam todos triste, hoje só peço a Deus paz, as dores fazem parte dos nossos pecados.

Joana D’arc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

AINDA EXISTE AMOR E ESPERANÇA?

 

 

 

 

Realmente, o amor, respeito, direitos e principalmente respeitar quem não pensa igual você está muito difícil, vocês acham certo brigar por políticas, religião, futebol, ou qualquer motivo que seja contrário o seu? Gente! Eu tenho absoluta certeza, Deus não queria isso para seus filhos.

Eu nunca tinha visto numa eleição tanto ódio, discórdia, confusão, amizades estão sendo desfeita, amigos se estranhando, aliás, famílias inteiras se desfazendo, e as pessoas em conflitos porque o seu irmão não votou no que você acredita ser o certo.

Cadê o livre arbitro, o amor ao próximo e a solidariedade e sabedoria que Deus nos deu? Por favor, volte sua vida ao normal, não deixe o ódio vencer o bem. Vamos pedir a Deus, que quem ganhou as eleições, olhe pelos os necessitados, consiga dar comida e vida digna a quem tem fome, muitas pessoas morrem por que não tem condições de ir a um médico, outros morrendo de fome de norte a sul.

O pobre vivi com tão pouco. Quer dizer um salário de fome, mas nem assim consegue se aposentar, muitos doentes, ou com deficientes na família, ainda assim, eles não conseguem uma aposentadoria. Na verdade, muitos idosos, tentam tanto! Isso com a idade avançada e doente, mesmo tendo trabalhado demoram para se aposentar, e alguns quando recebem, em seguida morre.

Deus! Em que mundo nós estamos vivendo, quer dizer que tipo de ser humano é esse, que quando alcança seus objetivos porque o povo o ajudou, eles nunca pensam no próximo.

Na verdade, dá pena ver um povo tão sem coração, eles veem o sofrimento, a fome, gente nos dias de hoje morando numa casa de taipa, coberta de palha de milho e não se sensibiliza nem faz nada.

Que esse presidente (Lula)faça nos ver que ainda exista amor, esperança, humanidade e dignidade para os que tem sede de justiça em todos os sentidos.

 

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

domingo, 20 de novembro de 2022

AMIGO VERDADEIRO.

 

 

 

Nos dias de hoje você ainda consegue distinguir uma amizade verdadeira, me refiro, uma em que você possa contar nas horas boas e difíceis? Não é fácil, na verdade, essa palavra amigo, está quase em extinção. Ultimamente eu pude crer, definitivamente não existe amigos nos quais você possa contar.

No decorrer da minha vida eu fiz muitas amizades, mas amigos conto nos dedos. Por incrível que pareça, os meus melhores amigos, são da infância e adolescência e conservo até hoje. Sabe quem são? Minhas primas, e com elas eu posso contar sempre. Claro, tenho alguns amigos que não são família, mas pouquíssimos.

Mas sabe um amigo que você conversa, expõe seus desejos, comenta e conta seus problemas, hoje não existe mais, e até porque você gosta de A, e não de B, você causa discórdia e dúvidas.

Antigamente nossas divergências eram por bobagem, exemplo, ciúmes, uma da amizade da outra, mas jamais por política ou religião, era tanta ingenuidade, que tudo era passageiro.

Hoje ninguém tem mais confiança, carinho e acredita um no outro, que gente é essa? O mundo não mudou, o povo em geral está cada dia mais estressado, irado, e por qualquer motivo já quer brigar.

Alguns acreditam que é o fim dos tempos, que nada, o povo em geral são se solidariza, sofre ou sensibiliza com mais nada, é só ódio, inveja, egoísmo e vivi num mundo confuso, sem amor, religião e Deus no coração, e por qual quer motivo já desconta no primeiro que ele acredita que fez algo pra te ofender.

Eu só tenho a lamentar, e você que é assim amargurado, guarda tanto rancor, vivi se achando um pobre coitado, e não está de bem nem consigo mesmo, não destile seu veneno em pessoas que só quer seu bem e trata você com respeito, mas a certas pessoas que vivi tão revoltada, no fundo nem ela mesma sabe o porque, e desconta em quem menos merece.

Eu sinceramente sempre fui muito direta, eu não costume falar pelas costas principalmente com amigos, e se um amigo está mal, com certeza darei o meu melhor, jamais chutaria cachorro morto, e o mesmo caso, se alguém me mandasse algo que eu não concordasse, com certeza, antes de soltar os cachorros, eu pediria uma explicação, mas sem alterar a voz, definitivamente, essa não sou eu.

 Já me magoaram muito, meu Deus! Mas como sempre, eu contei com o rei do universo meu pai do céu, Deus nunca me abandonou, principalmente nos maus momentos, fico uns dias triste, pensativa, minha pressão descontrola, as vezes mesmo com minha medicação preciso ir ao médico, e nessas horas de incertezas e sofrimento, Deus fica ao meu lado me deixando mais forte. Amo meus amigos, prezo uma amizade de anos, mas tudo tem limite, perdoo fácil, respeito, dou até duas chances a terceira nunca!

 

 Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

COMO FOI SEU PASSADO?

 

Ao lembrar do seu passado o que você pensa? Não gosta de lembrar? Pensa e sente saudades ou magoa de algo? Na verdade, principalmente para alguns jovens, nós os mais velhos não tivemos passado, no fundo acreditam que já nascemos velho.

E com certeza, existe tipo de pessoas da mesma idade que a minha que prefere não falar sobre, e pensa da mesma forma que muitos jovens, por incrível que pareça. Uns porque sofreram demais, outros porque acredita que o passado passou e não vale lembrar, cada um age de uma maneira.

Eu sou do contra, e apesar de ter tido uma infância difícil, criada num sitio com muitos irmãos, muita dificuldade onde até o básico era escasso, não me lembro de sofrimento, no sitio, o nosso papel higiênico, folhas de mato, ou sabugo seco de milho, banheiro mato, banho bacia, água era obtido de maneira sofrida, e muitas vezes andávamos horas para trazer a mesma pra casa, e mesmo aos quinze anos tendo mudando para uma pequena cidade, as dificuldades continuaram.

Banheiro uma casinha precária, banho de bacia, a privada horrível e sem descarga, papel higiênico, jornal velho. Água buscando em latas e com a mesma dificuldade, a vantagem, era mais perto. Graças a Deus, existia uma barragem que servia para tudo, inclusive para abastecer a cidade, mas como não existia saneamento básico, nossa rotina era a mesma do sitio, quer dizer lata d’água na cabeça.

Na verdade, nós, digo toda cidade tínhamos sorte em existir essa barragem abençoada que nunca secava, então lavávamos as roupas nas pedras, isso com sacrifício e muito sol, para cozinhar e beber vinha dos sítios, isso para quem podia pagar, foi difícil, mas ainda assim me lembro com saudades.

E sem dúvidas eu fui feliz, e sabe porquê? Era conformada, porque todos na época passavam as mesmas necessidades, sem rádio, televisão ou luxo, e mesmo alguns vivendo melhor não tínhamos como saber, eu particularmente, olhava e pensava nos que viviam pior que a gente.

Meus pais tinha uma casa na cidade, o papai viajava para outros estados mais evoluídos, em busca de um futuro melhor para nós os filhos, sem contar que papai tinha um pouco de estudo, e os que nem estudo, nem condições de sair a procura de algo melhor tinha.  

Muitos dos meus tios, eles foram procurar uma vida melhor para as famílias e nunca mais deram as caras. Conclusão tivemos a sorte de termos pais presentes que nunca desistiram de lutar para que todos os filhos tivessem um futuro melhor. Por isso eu tenho muita gratidão e admiração pelos nossos pais, e apesar dos pesarem fomos abençoados, eu só tenho coisas boas a serem lembradas e jamais esquecidas.

Obrigada Deus por tudo. Principalmente por ter boa memória, um teto, tranquilidade, paz, filhos e netos maravilhosos, perfeitos, sem vício, íntegros e dignos, e apesar de não ter muita saúde sou grata.

Joana D’arc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

 

    

 

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

MORREU ACABOU?


 

Morreu acabou? Com certeza, para muitos é assim, quem morreu acabou, e muitos nem gosta de falar no assunto, há! E quando você fala, posta fotos e lembra-se de quem com você conviveu, muitos acham um absurdo.

É muito engraçado, ok nunca devemos lamentar, chorar, falar bobagem, mas lembrar é normal, como também entendermos que como nascemos morremos, alguns novos demais, mas faz parte,

Agora você fingir que é normal, não querer lembrar ou ignorar, é lamentável, principalmente se quem morreu foi importante na sua vida, deixou uma história, família, filhos, então! Porque fingir que aquela pessoa nunca existiu?

Eu não sei se sou diferente, mas quem passou pela minha vida e hoje já mora em outra dimensão, continuo lembrando com carinho, respeito e nunca vou deixar de amar e pensar.

Perdi muitos nesses meus setenta anos de vida, mas de cada um lembro com saudades, com carinho, e nunca esqueço do sorriso, das conversas e dos bons e maus momentos que vivemos juntos. Foram tantos, mas alguns a saudade é maior como meu marido, ele não me deixou só, comigo ficou três bons frutos que hoje me enchem de alegria, e para completar já me deram netos.

Minha estrelinha maior que foi minha filha do coração, Deus mandou num momento crítico da minha vida, a levou cedo demais com apenas vinte e um anos, mas nunca questionei Deus porque, hoje ela continua no meu coração e lembranças.

Minha irmã de sangue, uma pessoa encantadora e que apesar de termos convivido pouco, foi uma irmã carinhosa, presente, prestativa e preocupada com todos.

Perdi primas queridas, amigas(o) inesquecíveis, e de cada um lembro com carinho dos nossos papos, brincadeiras, risadas, e de cada um penso com saudades e desejos que todos estejam bem.

A vida não é eterna, eterno são nossas boas ações e serão lembrados, óbvio, foi, e é por merecimento. Se alguns são esquecidos foram porque não deixaram boas lembranças, mas com certeza os pais, irmãos e filhos lembram, mesmo que com pena.

Portanto seja honesto, faça boas ações, tente ser lembrado com saudades, a vida só acaba quando você deixa magoas, ódio, desavenças e frutos podres.

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

A UNIÃO FAZ A FORÇA.

 

       A UNIÃO FAZ A FORÇA.

Vamos fazer algo diferente no mundo? Mesmo que pouco? Se você tiver condições e Deus tocar no seu coração, entra no Youtube e procura esses canais de ajuda e faz uma doação nem que seja pequena, você sabia que o pouco com Deus é muito, e juro! Existe muitos canais de ajuda, seja no Ceará, Pernambuco, Paraíba e Pará, eu sei não é fácil, e se formos ajudar a todos falimos, mas muitas vezes com apenas cinco reais, já ajuda e como!

 Eu particularmente ajudo e não me arrependo, doou de coração, na verdade se eu pudesse doaria a todos, e bem mais. São tantas famílias morando em casas de taipa, algumas cobertas de palha, passado fome, e o perigo das casas pegarem fogo.

Ok! Existem mulheres que mesmo na dificuldade não conseguem evitar uma gravidez, e mesmo em pleno século vinte e um, elas conseguem fazer de seis filhos a mais, não sei se por ignorância, falta de diálogo com o parceiro, ingenuidade, realmente eu não sei o que acontece, mas as crianças não tem culpa, então quem tiver condições e pensa no próximo, e principalmente em Deus, vamos ajudar.

Não precisa ser muito, a um ditado que diz de grão em grão a galinha enche o papo, com certeza se formamos uma corrente do bem muita coisa irá mudar.

Tudo bem quem deveria fazer seria nossos governantes, mas como a maioria só trabalha para eles e sua família...

Na maioria das cidades pequenas, ou capitais nada fazem, e em cidades pequenas fazem, posto de saúde mesmo não existindo médicos, onde deveriam se concentrar no único hospital que existe. Já nas capitais prometem mundo e fundos, aí só vemos desgraças, seja época das chuvas ou seca, então vamos nós nos solidarizarmos e fazemos a diferença. E engraçado, você nunca ver a não ser época de eleição os engravatados visitar um pobre, daí promete mundos e fundos, é moradia, saúde, emprego, depois nada.

 E ganha o que luzia ganhou atrás da horta. Tem mais porque será que os políticos de cidades pequena optam pelo o calçamento? Bingo! Custa caro e com certeza saem ganhando, os idosos quem sofrem para andar nas ruas.

 

 Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

 

 

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

O MUNDO NÃO MUNDOU

 

            SERÁ QUE O MUNDO MUDOU?


Não definitivamente não, quem mudou somos nós os humanos, se antes tínhamos fé, esperança e sonhávamos mesmo acordada, hoje se acumula, ódio, inveja, preguiça, orgulho e gente do mal. O pior ninguém quer ou faz nada pra mudar o mundo, aí diz que o mundo mudou, que nada! A maioria dos pais, eles não ensinam as crianças serem crianças, ao contrário com dois anos, muitas vezes para o filho não os incomodar dão de presente um celular, isso para o bichinho jogar, ao invés de sentar, contar história ou brincar com a criança.

Já os adolescentes esses são poucos o que sabe falar uma frase correta, são tanta gíria que você demora para entender o que o camarada quer dizer, alguns adolescentes aos doze anos já entram numa total escuridão, em outras palavras entram num caminho sem volta, as drogas e sabe porque? Falta de dialogo na família, carinho, compreensão, paciência e o principal amor. 

E para custear seu vício, passam a roubar ou vender drogas, moral da história; antes dos quinze anos já conhece a solidão atrás das grades.  As meninas! Essas se não entram nas drogas, cedo já engravida, não é fácil.

Alguns dizem que e o mundo vai acabar, que nada, os culpados somos todos os que perdemos a fé, não rezamos ou oramos, nem temos paciência uns com os outros, muito menos com nossos filhos.

Gente! Vamos tentar mudar, ainda a tempo, eu morro de pena de ver as pessoas vivendo como se não existisse esperança principalmente nos jovens, a maioria não sabem amar a Deus, não respeita os pais, nem escuta os mais velhos.

Para todos, saiba que sem Deus não somos nada, vamos nos unir para o bem e ajudar uns aos outros mesmo com pouco, vamos tentar matar a fome de quem tem fome de justiça e de uma vida digna.

 Conversar uns com os outros ainda é o melhor remédio, dê amor, se ame e conserve suas boas amizades.

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

O QUE SIGNIFICA ENVELHECER?

 

 

 

Envelhecer é complicado, para alguns é como se você acabasse. Pois é, passou dos cinquenta é velho, e quem não se conforma em está envelhecendo, quem pode, quer dizer, tem muita grana se transforma, mas não em jovem, alguns muitos ficam tão feios que nem os mais próximos os reconhece.

O bom é envelhecer com dignidade e nunca esconder sua idade e entender que mesmo que você faça o impossível jamais terá o mesmo corpo, voz e olhar. Feliz de quem consegue saber envelhecer e ao invés de revolta e lutar contra entender que Deus foi maravilhoso lhe dando a vida, e lhe proporcionou viver até os oitenta ou mais, com saúde e lucides.

Eu aprendi muito envelhecendo, antes tudo eu tinha raiva, ficava como ódio, mas graças a Deus, Deus me deu muita sabedoria e entendimento e me fez entender o que eu não queria ver, e graças a Deus antes dos quarenta.

Hoje nada me incomoda, e não vou dizer que minha vida foi flores, a minha melhor fase foi de seis a quinze anos, tudo pra mim era festa, mesmo me faltando tudo, a pessoa nascer numa época que não existia quase nada, nem o básico, como um banheiro, uma cama, calçados e roupas, tudo isso era limitado, alimentação muito precária, mas nem assim reclamava, não existia a televisão nos mostrando o que não poderíamos ter.

Hoje com tudo na mão o que vemos? Crianças mandando nos pais, adolescentes burros, acreditando que o melhor celular faz sua vida ser diferente. Estudar? São poucos que se interessa de aprender algo de bom.

Juro! Eu tenho muita pena, o pior como fazê-los entender e enxergar o obvio, um conselho vocês avôs como eu, ame muito seu neto, ensine amar respeitar e dá valor a vida.

 

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

 

terça-feira, 6 de setembro de 2022

SETENTA ANOS.


Bom! As mulheres não gostam de falar a idade, mas sinceramente nunca foi nem será o meu caso, na verdade, hoje é uma dádiva e um milagre chegarmos aos setenta ou mais anos.

Hoje são tantos problemas, que a maioria não só de mulheres como de homens, não chega aos vinte anos, e sabe porquê? Não se amam, nem respeita a vida, poucos são os jovens que gosta de ouvir um idoso falar da sua história de vida, muitos sentem nojo, acha que alguém com mais de cinquenta anos, imagina setenta anos, obvio! É gagá. E não mede palavras nem a chance de mandar, mesmo que seja um tio, avós e principalmente os pais os deixá-los em paz.

Eu no dia dez de setembro completo setenta anos, me sinto feliz, orgulhosa, e pra mim é um privilegio está viva, curtindo meus netos, vendo o crescimento dos meus filhos como seres humanos.

E olha! Eu fiquei viúva jovem, e sozinha os criei, e os eduquei, não foi fácil, hoje fecho os olhos e quando isso acontece passa um filme na minha cabeça.

Aí os vejo criados, formados, casados e realizando sonho, me sinto viva, e agradecida a Deus, porque sem Deus, nunca! Eu teria conseguido. Deus esteve sempre presente na minha vida e na criação dos meus filhos. Por isso eu sou feliz, por estar ficando velha.

Não foi fácil, aliás teve momentos que eu pensava: Meu Deus! Como vou criar três filhos sozinha, sem ter um emprego, sem saber de onde vou tirar força. Foi luta, sofrimento, altos e baixos, mas nunca me faltou a fé nem a esperança em Deus.

E Deus nunca me abandonou, nem eu a Deus, e Deus me deu três filhos bons, sábios, inteligentes batalhadores, determinados, e que hoje são meu orgulho, e para completar nossa felicidade, éramos cinco, ficamos em quatro. 

Hoje somos em nove, noras, genro e netos, Arthur catorze anos, e Jonas está chegando,  vovô já ama tanto, que venha com saúde e perfeito. Amém jesus, obrigada Deus por tudo.

Joana D'arc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

sábado, 27 de agosto de 2022

SAUDADE NÃO TEM IDADE

  Dificilmente ouço músicas atuais, só se for muito boa mesmo, agora músicas antigas é aqui na internet, eu fico horas.

     E acredito que quem curtiu, dançou e sonhou com as músicas dos anos 60 e 70 sabe do que estou falando.

    Vou citar alguns dos melhores, sem dúvida, Roberto Carlos, Incríveis, Fevers, Benito de Paula, Raul Seixas e todas as bandas de rock Eita! Sinto muito, mas não dar para enumerar todos, são muitos inesquecíveis, eles nos fazia sonhar, imaginar o imaginário, acreditar no amor e ao escutar uma boa música eu ia aonde minha imaginação quisesse.

    E apesar de ter tido uma infância e adolescência de pobreza, sofrimento, incerteza e falta de tantas coisas, existia dentro de mim paz, alegria e uma vontade louca de viver, eu vivia sonhando acordada escutando músicas tão incríveis, as mesma me transportavam para lugares jamais sonhados.

    E mesmo com tantas dificuldades possível e impossíveis, eu tive uma adolescência saudável, feliz e me diverti muito mesmo, outro dia o meu neto perguntou, vó e você estudou? Eu rindo respondi, não, eu nasci velha, feia e gorda, não sei quem estava aqui em casa, riu muito.

    Na verdade, é o que alguns jovens pensam, eu digo por mim, eu fui muito feliz, vivi momentos incríveis, dificilmente alguém me via triste, e tem mais, eu namorei muito, mas mãe nunca soube se era feliz, ou se sofria por amor, minha alegria e desilusão eu guardava só comigo, nem com amigos gostava de dividir.

    Hoje os namoros já é na cama e muitos dentro de casa, as brigas, confusões, mesmo sem querer somos obrigados a ver, e muitas vezes sofremos junto.

    Com o passar dos anos a coisa só piorou, eu particularmente nem imagino como será o namoro daqui pra frente, antes não existia compromissos, então namorávamos um, dois, até três, isso num curto espaço de tempo, e, sem estresse, hoje se a moça não quer mais e termina o relacionamento por que descobre que seu namorado é um cavalo, ignorante e ciumento, morre.

    Engraçado, hoje nem dançar eu sei, mas como já dancei, ok vivo de lembranças e recordações, algumas pessoas dizem que quem vive de lembrança é museu, eu penso ao contrário, felizes de nós, que temos do que nos lembrar.

    Com certeza, mesmo com tantos apertos, falta de diversão e divertimento, soubemos aproveitar bem a vida, isso mesmo, escutando uma boa música, indo aos assustados, pulando carnaval e no mais simples dos salões, nós sabíamos como viver e transmitir nossa alegria, com nossa juventude.

    E para os que, como eu vieram de uma cidade do interior do Norte, nordeste, sul e sudeste e tivemos o mais puro dos sentimentos parabéns.

    A maioria das pessoas tinha sensibilidade, principalmente os mais velhos, tinha pureza e sabia cultivar uma boa amizade.

    Eu posso dizer de coração, fui feliz mesmo com as dificuldades e os atropelos da vida.

    E sempre que escuto músicas antigas, volta tudo a minha cabeça e coração os meus sonhos voltam, minhas esperança se renovam e sinto saudades de um tempo que éramos felizes de verdade.

    As músicas ao invés de nos botar pra cima nos derruba de tão ruim que são, aliás, a maioria só tem refrão, eu fico pensando o que pensa alguém que escuta essas músicas que se gravam hoje?

    Ou são doentes ou o cérebro pifou, tem que ter muito estomago para escutar esses cantores de hoje, de cem se salva uns cinco, me desculpe mais essa é minha opinião.


    Joana D’arc Nunes de Araújo Alves Ferreira.