Seguidores

sexta-feira, 26 de maio de 2023

ESCREVER ME FAZ BEM 4

 


Mas uma vez a minha vida deu um vira volta, e com dezessete anos, eu acredito em Destino, tinha que ser do jeito que foi, a minha tia como não tinha filho insistiu tanto que mãe acabou cedendo, e eu muito curiosa não pensei duas vezes vim São Paulo. Para mim foi um aprendizado, além de conhecer outros estados, como vim de carro conheci muita coisa, só viajávamos durante o dia.

 Já no caminho a São Paulo, eu conheci o papel higiênico e outras coisinhas mais, no sitio, era sabugo de milho, ou folha de marmeleiro para limpar-se, e na cidade jornal velho, ou folhas de caderno dos anos anteriores, ou vidão!

E para melhorar, em São Paulo (Guarulhos)  os meus tios compraram uma televisão, no Nordeste nem radio tínhamos, o ruim foi porque eu viciei em novelas, para completar minha alegria toda semana a minha tia comprava revista, eu amava ler fotonovelas, a minha tia me tratava muito bem, quer dizer minha tia morava em Guarulhos, divisa com São Paulo, era como está vivendo um sonho, passeávamos bastante, em Guarulhos tinha também meu tio Jonathas irmão de papai, e ele me levou ao aeroporto de Congonhas, zoológico jardim botânico, imagina a minha felicidade vindo de um sitio e de uma pequena cidade no sertão Pernambuco.

Eu adorava andar de ônibus, e por fim até cinema com amigas eu ia, e apesar de gostar e ser bem tratada sentia saudades de casa, e mesmo sabendo que em casa nada havia mudado, eu quis voltar para casa, eu nunca tinha tido tanta roupa, na época se usava calça boca de sino, acabei levando a moda pra lá, risos, eu nunca fui bonita, mas não era de se jogar fora, e os meus cabelos cresceram muito, louros naturais, chequei arrasando a minha cidade Itapetim, (brincadeirinha) Apesar de ser bem ingênua tive dois namorados em Guarulhos.

 Eu cheguei bem na semana do carnaval, então vocês podem imaginar minha satisfação, bom já em casa a situação estava um pouco melhor, mas nem tanto, lata d´água na cabeça, mas já a noite tinha uma sopa ou cuscuz, logo que cheguei conheci meu primeiro amor, mas ainda muito jovem e saudades de São Paulo,  dez meses depois, eu retornei a Sampa, mas antes fui pelo Rio de janeiro, já que vinha com minha tia que morava no Rio, eu fiquei um mês, meu foco era são Paulo, vivi  momentos únicos no rio, tinha muitos primos, tios então foi maravilhoso.

Eu gostei do Rio, mas amava Guarulhos, o pior, eu não sabia o que queria e deu a gota serena, em março de 1973 voltei para Itapetim ok, desta vez mais madura, e com certeza vivi meus melhores anos, parece que sabia que aquela seria os melhores anos para aproveitar mais a minha juventude, desta vez a moda pantalona e lenço na cabeça, cheguei chegando risos.

E mais uma vez cheguei na semana do carnaval, me acabei pulando carnaval, voltei estudar, reencontrei meu primeiro amor, mas o que eu queria era curtir a vida, namorei muito, ia a bailes, em Itapetim e nas cidades vizinhas, aliás como tinha festa em Itapetim, realmente de nada me arrependo, só do que não fiz, inesquecível foram as festas no colégio municipal de Itapetim, e tinha um conjunto de Patos os jovens que arrasava, outro que vinha de arco verde, tinha um de Itapetim, e os bailinhos no Zé maxixe, as festas de são Pedro, eu acredito que todos que vivemos em 1971, eu e todos de 1973 até 1975 fomos muito felizes, eu pelo um menos fui, apesar de não termo luxo e vivemos ainda com dificuldade, eu vivi momentos incríveis, agora nosso maior divertimento e ponto de encontro sem dúvida, a praça antiga de Itapetim, e ali soubemos aproveitar  nossa juventude com alegria, rizadas, namoros, sem liberdade, mas com beijos, abraços, intrigas, brigas, e as músicas que ouvíamos? Foram as melhores isso eu posso afirmar, tinha um bar de fronte a praça que seis horas ligava o som, e as vezes ia até dez da noite, mas música boa.

Eu falo por mim, e acredito não foi feliz na nossa época quem não sabia ou queria viver, eu particularmente, só tenho boas lembranças, se tem algo que me arrependo? Sim de não ter estudado mais, mas eu acredito que aprendi muito com a vida.

 Quisera Deus, que todos os que viveram essa época abençoada como eu, só tivesse coisas boas para se lembrar, tem mais, que não guardasse magoa, ódio, e o mais importante no seu coração só tivesse espaço para o amor, que todos conservassem suas amizades da juventude e até hoje mantasse contato, eu guardo todos no meu coração, e muitos continuamos nos vendo e nos comunicando, de verdade lembro de alguns namorados, quer dizer os que mais marcaram, não foram poucos, risos, graças a Deus, como tenho uma memória privilegiada lembro-me de todos com carinho.

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

4 comentários:

Anônimo disse...

Darquinha, lê a tua trajetória de vida ,é muito bom ,depoimentos de uma vida simples ,em uma cidade pequena,com todas as dificuldades, mas com o melhor ,sendo feliz;o papel higiênico era realmente sabugo,papel de embrulho, e caderno velho ,mas enfim dava tudo certo.
As festas no colégio municipal, era bom demais,morei somente 7 anos em Itapetim, vivi momentos maravilhosos, com grandes dificuldades mas fui muito feliz!!!

Anônimo disse...

Com certeza fomos feliz Maze bjs Darc

Anônimo disse...

Que delícia, que história gostosa!!

Anônimo disse...

Obrigada bjs