Seguidores

sábado, 24 de setembro de 2016

. NORTE E NORDESTE ESTADOS CASTIGADOS PELA SECA É LINDO POR NATUREZA.

Eu sou nordestina com muito orgulho, diferente de muitos conterrâneos, eu não saí do meu estado por conta da seca, vim levada pela curiosidade e o sonho de conhecer outros estados, e como em São Paulo eu tinha família, resolvi vir para cá, e como vim novinha, eu perdi um pouco da minha identidade...
Ok eu conto como foi.
Jovem, cheia de sonhos e ilusões, e por ser ainda uma adolescente acabei perdida, e apesar das saudades serem grandes, eu fui ficando, e quando quis voltar as minhas origens, no início até acreditei que me acostumaria. 
Infelizmente me enganei, aquela cidade e estado, já não era mais meu, então com o coração dividido, eu voltei para São Paulo, Guarulhos, a Cidade em que vivi por muitos anos.
Em Guarulhos me casei, e vivi alguns anos, aliás, em Guarulhos nasceram meus dois filhos, anos depois, nos mudamos para o interior de São Paulo, Santa Barbara d’Oeste, e aqui me estabeleci, se eu disser que não gosto daqui estaria mentindo, foi aqui que nasceu, a minha tão sonhada menina, e para nossa tristeza, anos depois, eu perdi meu marido, Deus me amparou em tudo.
E o meu coração, mesmo tendo se passado anos, continua dividido, parte de mim continua no Nordeste, Pernambuco, para ser mais exata em Itapetim Pe.
Nessa cidade, mesmo velhinha e doente mora a minha mãe, e uma penca de irmãos e sobrinhos, quer dizer, a maioria mora no Recife.
O meu pai é falecido, morreu aos oitenta e oito anos, no final de 2013, descansou ele estava com Alzheimer.
 Sempre que eu posso, eu vou visitar minha família, mas se tem algo que me corta o coração, é ir, e ver como tudo e nada mudou, a cidade nem de longe é a mesma, hoje deve ter uns quinze mil habitantes ou mais.
Eu nunca vi uma cidade tão pequena e tão bonita, além de limpa é bem organizada.
A única característica que não mudou foi a paisagem da região, o que muito me entristece.
Pois é meus amigos, entra anos, saí anos, e a chuva por lá continua faltando, o mais engraçado é que o brilho e o sorriso dos Nordestinos nunca acabam, faça chuva faça sol, que eles estão sempre com um sorriso nos lábios, e com uma imensa esperança e certeza de dias melhores.
Ainda existem aqueles, que do sitio não arreda pé, confiantes e com muito otimismo, certo que Deus, logo mandará o que para eles é mais importante, sagrado e seu maior tesouro, a CHUVA.
Eu sempre que vou ao Nordeste, ando em sítios e cidades, e vejo rostinhos tão enrugados, de pessoas tão simples, e por incrível que pareça com uma alegria, que eu me pergunto.
 Meu Deus! Aqui no Sul e Sudeste, chove sempre, e ainda vemos reclamação, uns ficam nervoso se chove demais, outros nervosos se demora a chover, mesmo sabendo que uma hora ou outra a chuva é certa.
No Norte e Nordeste não, em certas regiões demora anos, e a chuva não vem, e você pensa que as pessoas vivem reclamando ou se maldizendo?
Não.
Com eles, digo os mais velhos é tirar o chapéu da cabeça coçar a testa e dizer, se Deus quiser vai chover.
Mas nem sempre a chuva vem, os jovens?
Há os jovens, para eles tanto faz, se vem ou não a chuva, é normal como em todo o mundo, vivem meios que no mundo da lua e do faz de conta, se vestindo bem, comendo e vivendo ás custas dos pais, para eles o resto que se dane.
É como se diz, em briga de marido e mulher não se mete a colher, o mesmo ditado vale para os jovens e adolescentes, não importa como, ou de onde venha, o importante é que venha, sempre foi assim e sempre será, eu que o diga já fui jovem também.
Quem sofre, são os mais velhos, e principalmente os que ainda vivem da terra, hoje a maioria dos sitiantes e fazendeiros já não produzem mais, e vivem das suas aposentadorias.
Eu me pergunto até quando?
E se continuar seco no Nordeste, de onde vão tirar o Arroz, Feijão, Batata doce, enfim tantos e tantos outros cereais, verduras, legumes e frutas que vem da agricultura?
 Por que sem a chuva estamos todos perdidos.
E não pense você, que a falta de chuva só prejudica os Nordestinos, em todas as Regiões se não houver chuvas adeus tudo.
Mais uma vez eu insisto e bato na mesma tecla, rezem, orem, e peçam a Deus com todo seu amor e devoção, e de coração, ponha sua alma nas orações, e peça para Deus mandar chuva para todos nós, principalmente, para as regiões, Norte e Nordeste que são tão castigados pela a seca.
Vocês não fazem ideia como o Nordeste é lindo, as cidades são todas organizadas, a gente de lá, são hospitaleiras, e quando chove então! É uma maravilha. 
Da última vez, eu viajei de Itapetim a Recife pela manhã, e vim olhando as estradas que maravilha!!!
Amei tudo o que vi, é que geralmente viajo a noite, e nada vejo.
A verdade é, o nosso país, é lindo e abençoado, e se vocês puderem o conheça, e veja quanta beleza existe em cada estado e região.
Acreditem, para quem nunca viajou, ou conheceu um estado do Norte Nordeste, não sabe o que está perdendo, a seca existe, mas existem tantas belezas, e tantos pontos turísticos encantadores, que você nem acredita que por ali existe seca. 

Joana D'arc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

             

Nenhum comentário: