Seguidores

sábado, 2 de março de 2024

CARNAVAL.

 

Quem realmente sabe o que é carnaval, e se divertiu nessa festa popular, com animação, sabedoria, ingenuidade e naturalidade, hoje o carnaval é nada menos que comercio, safadeza e apelação, em todos os sentidos, principalmente no deboche com Deus, o que antigamente era uma festa alegre, divertida e que todos sem exerçam pulava, cantava músicas próprias para época, hoje tudo não passa de apelação e exibicionismo.

Apesar de eu ter nascido nos anos cinquenta, só aos catorzes anos, fui numa festa de carnaval, e depois só em setenta e nos anos seguintes, em setenta e seis ainda pulei carnaval numa cidade de minas gerais, onde meu pai estava trabalhando, aí já morando em São Paulo não fui mais, voltando a minha cidade Itapetim Pernambuco, mas era um carnaval saudável, e num pequeno salão que existia em nossa cidade, no sertão de Pernambuco, sim gente! Apesar de ter nascido como muitos pensam no tempo do ronco, nos divertíamos pra valer, depois no salão do colégio, lá eram os bailes com bandas maravilhosas.

É obvio! Hoje quando falamos dos anos setenta, para alguns é motivo de deboche e piadas, segundo alguns, quem vivi de passado é museu, eu não penso assim, apesar de tanto sofrimento, pobreza, e falta de comunicação, eu falo por mim, como eu fui abençoada e feliz! Foi uma época onde não tínhamos medo, íamos para as festas e as portas ficavam encostadas com um pano, namoro era namoro, e carnaval era carnaval.

 Na verdade, hoje nem as músicas de carnaval existem mais, antes era alegria, machinhas, musica próprias para a época, jovens felizes pulando com amor, seja em bloquinhos de rua, mesmo improvisado com panela, e as cinco noite no (salão)clube, mas infelizmente faz anos que o carnaval acabou, o que existe nas capitais é escola de samba, cada dia mais debochando e desafiando Deus, uma pouca vergonha, eu nunca gostei, mas hoje com a internet vemos muitas coisas, e juro me envergonha do que vejo, e não porque sou velha, mas triste por que o carnaval acabou.

E me desculpe os organizadores do carnaval da cidade onde vivi alguns anos, e passei anos maravilhosos, hoje infelizmente, o  carnaval e porque não festas juninas já não existe mais, postaram um vídeo do bendito carnaval, eu não sabia se ria ou chorava, que músicas e cantores eram aqueles, além de não saber cantar, era de sanfona, nada contra, se tivesse tocando machinhas de carnaval, os jovens parados, alguns feito estatuas, uns bêbedos dançando sei lá o que,  melhor seria se não fizesse nada, claro o povo amontoados, observando aquele absurdo, fazer o que? Eu cá envergonhada, e pensei: Meu Deus! E foi nessa cidade que eu e muitos da minha idade, vivemos e tivemos os melhores Carnavais, com a banda da nossa cidade, ou vinha de cidades vizinhas, cadê a criatividade, como uma pessoa que já tem mais de sessenta anos, com certeza quem organiza não são os jovens, e não sabe mais como realmente se faz uma festa de carnaval animada, com jovens pulando felizes, mas não, era os alienados com bebidas do lado, bebendo e sem se mexer, dançar o que? Eu já tinha visto algo deprimente, mas uma festa em pleno carnaval com aquele tipo de música foi dolorido.

Falando das festas juninas, essa anda no mesmo patamar, antes se escutava uns aos outros, as musicas era mais baixas, e no ultimo dia um baile com música boa, ok até poderia ser na rua, mas com sabedoria e organização, ali velho não pode ir, se não os jovens atropelam sem dó nem piedade.

Na verdade, família e amigos que sentem o desejo de se reencontrar na sua cidade natal em junho, estão desanimando, fazer o que? Pode sim ter muita gente, com tanto que uns respeitasse o espaço do outro, bom! Quem sou eu? Ninguém, mas que tenho opinião própria, e cada dia vejo o quanto tudo está errado. Eu sei o mundo mudou, mas não, quem muda é o povo, um conselho, façam barracas maiores com que os idosos possam ficar mais à vontade, e desista de carnaval.

 

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira,   

 

6 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza! Nosso carnaval, era muito saudável, a gente ia para nós divertirmos mesmo, hoje, não se divertem, a maioria vai para destruiçao

Anônimo disse...

Verdade Darc o Carnaval foi realmente estranho kkkkk barulho teve muito .Coitada de mãe.

Anônimo disse...

Obrigada agora que fui ver, bjs irmã linda .

Anônimo disse...

Sim saudável e muito divertido.

Anônimo disse...

Infelizmente, o chamado modernismo acabou com a leveza, criatividade e até o bom humor das pessoas . Lamentável.

Anônimo disse...

E como acabou, muito triste.