Seguidores

sexta-feira, 3 de maio de 2024

ALGUEM É FELIZ COM A POBREZA?

 

 

Eu não acredito nessa lorota, como alguém é feliz sendo pobre? Imagina você que tem filhos e os mesmos lhe pedindo algo pra comer, é porque, muitos não tem nem o essencial, quanto a você, sempre liso, leso e louco, pedindo o troco, você ter coragem de abrir a boca e dizer, mas eu sou feliz, porque eu tenho paz, será? Infelizmente não existe paz, harmonia e principalmente amor que exista a fome, a única forma é aceitar, porém, se sentir bem, duvido!!!

Existe sim, muita hipocrisia e falsidade de certas pessoas, como alguém pode ser feliz sendo pobre, morando onde o judas perdeu as botas e o satanás as meias, que para chegar no vilarejo mais próximo, ele anda horas a pé e para chegar à cidade, são no mínimo três horas de carro. Pior! Morar, numa região onde não existe saneamento básico, um banheiro dentro de casa, o único fogão  que existe é a lenha, sem contar tão mal feito que as coitada das mulheres, é quase queimando as mãos, porque nem uma concha adequada elas tem,  é tanta fumaça, que além de arder os olhos, os cabelos nem se fala no cheiro, mas as abençoadas ainda tem coragem de abrir a boca e dizer (é o costume da nossa região) Ok no início do século vinte e antes, era natural, mas hoje em pleno século vinte e um, é um absurdo, porém, o que fazer se nascemos pobre e sem sorte? Mas daí abrir a boca e dizer que é feliz, tenha santa paciência.

 Dinheiro é bom, já pensou você ir ao supermercado e comprar tudo que precisa sem se preocupar com a conta? Com certeza, dinheiro demais incomoda, faz com que os seres humanos se tornem egoístas, com corações duro e muitos sem acreditar em Deus, porém, você dizer que é feliz sendo pobre! Tudo tem limite, como alguém é feliz vivendo de bolsa família, ou dependendo dos outros?

A vida é um enigma e nunca vamos entender o porquê de tanta desigualdade, uns tem tanto e a maioria nada, ninguém gosta de passar necessidade e humilhação, eu nasci de uma família pobre, mas graças a Deus, com pais esforçados e amorosos, passamos sim, muitas privações, porém nunca fome, depois como nasci nos anos cinquenta e morávamos num sitio, todos ao nosso redor viviam a mesma situação, além de ser uma criança e inocente, naquela época nem sabíamos o que seria viver bem.

 E quando fomos morar na cidade, eu com dezesseis anos, com muitos irmãos, vi que nossa vida era diferente de algumas famílias que tinha dinheiro, então eu comecei a pensar e questionar o porquê, mas apesar de tudo tinha meus  momentos de felicidade, jovem, sonhadora, cheia de esperança, eu tive momentos maravilhosos, ainda assim tive minhas dúvidas, porém, minha saga piorou quando casei e catorze anos depois, isso eu já morando aqui no sudeste, perdi o meu marido, graças a Deus, eu tinha nossa casa, saneamento básico, porém, com três crianças, nós comemos o pão que o diabo amassou, só tinha Deus para me dá força e apoiar, conseguimos, mesmo com tanto  sofrimento, os meus filhos e eu fomos fortes, tivemos fé e com Deus na frente, eles estudaram e graças a Deus, tinham inteligência e sabedoria, então fizeram faculdade e algo mais, hoje vivem suas vidas e podem me ajudar, como bons filhos que são.

Agora, eu vou abrir a boca e dizer, mas com pobreza e tudo eu era feliz, ao contrário ninguém é feliz sendo pobre, somos conformados ou enlouquecemos, mas feliz satisfeito nunca! Graças a Deus, quando muitos como eu, temos filhos perfeitos, sem vicio e esforçados ganhamos na loteria sem jogar, mas você dizer a felicidade é só isso, não mesmo, a felicidade completa não existe mesmo, existe sim, momentos felizes.

O mais desanimador é que estamos vendo e presenciando muitas famílias vivendo ainda como no início do século vinte, sem teto, emprego, expetativas ou sonhos, tem mais, antigamente muitas mulheres se casavam sem tempo de conhecer o homem, hoje a mulherada se casa com homens violentos, cachaceiros, imprestáveis e preguiçosos, obvio! Algumas mulheres mesmo já dormindo com este ser depressível se casa, depois muitas morem na pancada; existem mulheres que parece não se amar e ainda tem um filho atrás do outro, perdoe-me a mulherada, como alguém consegue fazer sexo com esse tipo de homem?

Antes com a televisão já víamos tantas coisas absurdas, porém, agora com a internet, o que eu vejo me assusta, tantas famílias desajustadas, filhos criados sem amor, dialogo e praticamente andando nus, hoje são tantos canais no youtube, nos mostrando a fome e a miséria, a falta de amor e respeito com as mulheres, as  crianças essas quem paga o pato e como sofrem! Nascem de uma família pobre, desestruturada, pais alcoólatras, ou drogados, sem lares, portanto, o final dessas crianças, com certeza não vai ser bom, quem pensa que a vida lascada é só privilegio do Brasil e principalmente da região Norte e Nordeste, se engana,  fora do Brasil é a mesma porcaria, homens sem força de vontade, preguiçosos, que para tudo depende dos outros, e para esses pessoas que enche a boca e diz que viver sem dinheiro não é ruim, só pode ser piada, ou masoquismos, a paz é importante, mas não existe amor e paz que resista a pobreza. Graças a Deus não sou, nem queria ser muita rica, mas hoje vivo uma vida mais tranquila e quando vejo alguém precisando, já posso ajudar com pouco, mas ajudo.   

 

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

Nenhum comentário: