Seguidores

domingo, 9 de abril de 2023

CHUVAS.

 

O QUE TE LEMBRA QUANDO ESTÁ CHOVENDO?

 

       Me vem tantas coisas a cabeça, meus pensamentos nessas horas voam, e hoje mais que tudo eu entendo o porquê. Mesmo sendo apenas uma criança e morando no sitio, eu amava chuvas, porque eu entendia que aquele ano e época, era sinal de fartura.

       Mas isso eu com uns oito anos, nem as goteiras, o barro, o vento, os trovões e relâmpagos me assustava, ao contrário muitas vezes descalça, abria a porta, e mesmo antes que mãe pudesse dizer não, eu já estava tomando banho de chuva.

        E sem que minha mãe percebesse, eu e meus irmãos, com as crianças vizinhas corríamos para uma lagoa, ou o açude, sem medo de pisar em pregos, cobras ou sapos.

       E nos dias seguintes, enquanto os trabalhadores iam fazer as plantações no nosso sitio mais distante, nossa mãe, eu e meus irmãos plantávamos nos terreiros perto de casa. (Quintal)Nosso pai, ele nunca estava em casa nessa época, não era por preguiça, ao contrário papai sempre trabalhou em outros estados para nos sustentar, ele queria todos estudando, e para isso ele sabia que de agricultura nunca poderia dá tudo que precisávamos.

       Porém o mais gostoso era ver o milho crescendo, feijão, jerimum (abobora) melancia, e perto dos açudes minha mãe fazia hortas, plantava batata. Para todos nós essa era a melhor época do ano.

       Quando o milho estava pronto para colher, era milho assado, cozido, canjica(curau) e muita pamonha, e foi com uma vó de coração que eu ainda com dez anos aprendi ralar milho. Até hoje morando no Sudeste a mais de cinquenta anos faço pamonha.

       Hoje morro de medo de chuvas principalmente com relâmpagos e vento, mas continuo amando a chuva, pena que aqui no Sudeste nem todo mundo saiba fazer pamonhas como no Nordeste, quer dizer tem alguns estados que até fazem, mas nunca como dos Pernambucanos e paraibanos.

       Quando eu escuto alguém reclamar das chuvas me deixa triste, obvio chuvas que vem com destruição e que deixa mortos, desabrigados, dói, mas sem a chuva como sobreviveríamos, chuva é vida.

       Portanto, meus amigos nunca reclamem da chuva, saiba que chuva e o sol, faz parte da natureza, o pior é você conviver com a seca, agradeça tudo o que Deus manda, até uma doença, morte, dores, tristeza, nada é por acaso, eu aprendi que Deus nos ama incondicionalmente, e com certeza tudo que nos acontece serve como aprendizado entendimento, então vamos respeitar a vontade de Deus com amor e resignação.

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira

Nenhum comentário: