Seguidores

sábado, 11 de maio de 2013

PARA TODAS AS MÃES ESPECIALMENTE A MINHA MÃE MARIQUINHA...


Esta é uma pequena homenagem merecida a minha mãe, Mariquinha, infelizmente faz anos que eu não passo junto dela, mas no meu coração ela sempre estará.
E a todas as mães, e para os filhos que tem uma mãe pertinho, nesse dia especial, de coração e sendo o mais sincero possível e tendo certeza do seu amor, fale essas palavras:
Feliz dia das mães, eu te amo mãe, você é única, eu acredito que a maioria dos filhos amam seus pais, mais a mãe! É mais forte e de uma forma diferente alguém sabe dizer?
Será por que a mãe é cúmplice, amiga, companheira e defende você de tudo e de todos até mesmo do seu pai? No meu caso a minha mãe foi assim, uma leoa. Amigona, cúmplice, generosa e fazia de tudo por todos nós, e apesar das nossas vidas não ter sido um mar de rosas, sabíamos que com ela podíamos sempre contar.
Eu nunca me esqueço de duas coisas que ela sempre dizia, eu acredito que as minhas irmãs talvez se lembrem, era o seguinte: Quando ela sabia que alguma de nós estava namorando ela falava.
Namorar é muito bom, a vida, e a juventude passam muito rápido, “portanto”saibam namorar e aproveitar bem, os bons momentos que a vida nos da, beijar na boca e abraçar não tira pedaço de ninguém, mas não faça nada que venha a se arrepender depois.
Outra coisa que eu sempre escutei a minha mãe falar: Até doze anos conseguimos educar e mudar o caráter de uma criança, o levamos pela mão e ensinamos o que é certo e errado, mostramos sempre os dois lados, aos treze anos então, ele já sabe distinguir o bem e o mal.
E foi estes dois ensinamentos que eu conseguir passar aos meus filhos, e graças a Deus, consegui como a minha mãe, que nos transformou em pessoas de bem, fazer o mesmo com os meus filhos.
E a minha mãe, mesmo hoje estando em cima de uma cama, ela consegue nos transmitir paz, amizade e amor, e quando algum de nós erra, ela consegue entender e tentar nos fazer ver o porquê ele errou.
Por essa e tantas razões que eu a amo e desejo tudo do melhor pra ela, eu só sinto não poder ter convivido e conviver mais com ela, mas Deus sabe do meu amor, e dos meus sentimentos pela a minha mãe.
Eu moro a muitos anos aqui no interior de São Paulo com a minha família, mas sempre que posso vou a Itapetim Pernambuco que é onde ela mora visitá-la, e matar as saudades, não é fácil viver tão longe de quem ama, principalmente sabendo do seu estado de saúde, mas sempre que vou fico um mês ou mais.
Então o que mais faço quando estou lá, é ficar em casa junto da sua cama, fico horas deitada ao seu lado e escutando suas conversas e coçando suas coceiras, eu nunca vi ter tantas. Ela se diverte comigo, eu a faço rir muito.
A minha mãe continua linda, lúcida, e para ela a sua maior alegria e felicidade é quando um de nós seus filhos vai ficar alguns dias ao seu lado, ela nos conta cada história! E sabe de coisas que até Deus duvida.
Eu me divirto com a alegria dela, e ás vezes pra brincar com ela pergunto. Mas como á senhora sabe de tanta coisa se não saí de cima dessa cama? E ainda por cima a senhora é fofoqueira...
Ela sorri e diz, é Ceia quem me conta, que e a minha irmã que cuida dela.
Mas eu falo só pra fazer ela rir, e mesmo estando numa cama ainda consegue ser feliz, o mais engraçado é que ela nunca reclama de nada, aliás, se brincar consegue ter mais força que nós que andamos, ela sempre tem uma palavra de carinho, apoio e compreensão pra nós seus filhos.
Essa é a minha mãe, uma mulher vitoriosa, guerreira, otimista, amiga e forte, e que nos criou com sacrifício, mas sem deixar a peteca cair, sempre pra cima, determinada, e até aos 73 anos viveu lutando, trabalhando, rindo, e se dedicando a igreja, e quando dava passeando pra visitar seus filhos. Eu aqui no interior de São Paulo, meu irmão em BH, sua irmã no Rio de janeiro, e os sobrinhos em Brasília.
Em caruaru fazendo compras pra sua lojinha, e no Recife sempre junto dos meus irmãos, hoje com derrame vivi numa cama, mas sem reclamações, arrependimentos, ou revolta, a minha mãe tem uma resignação e calma que só podo vir de Deus.
E se alguém reclama de algo ela sempre tem uma palavra de conforto. A minha mãe, espera com toda paciência do mundo a vontade de Deus. Que a senhora minha mãe seja feliz, e continue viva esperando as nossas visitas, como a senhora costuma dizer, passe o tempo que passar vocês sempre vêem me ver, pior é Bernadete que morreu, e eu já não posso vê-la entrando com aquele sorriso e alegria que enchia meu quarto de felicidade.
Um beijo de quem te ama muito, mas muito mesmo, meu grande amor, minha vida, meu porto seguro, eu te amo tanto mãe que a senhora não faz ideia.  Sua Filha Joana D’arc, e para todas as mães do mundo, muita saúde e paz. 

Joana D'arc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

3 comentários:

Aparecida Nunes disse...

Muito lindo Joana, sua mãe sempre foi msm muito iluminada, sempre de bem c/ a vida,uma pessoa realmente muito especial, que Deus a abençoi, bjs



Cida Nunes

Luz Esperança de Dias melhores. disse...

Obrigada Cida que bom vc entrou aqui amoooooooo quando me deixa comentário. Pois é né, pena que papai não sabe de mais nada se não iria escrever uma cartinha pra ele no dia doa pais, mas claro aqui vou registrar meu amor por ele.

professora Irene Guedes disse...

Só um coração de mãe como você pode fazer uma dedicação tão linda e profunda pra uma outra mãe tão especial.Merecedora, desta homenagem.Parabéns sempre...!!