Seguidores

sábado, 7 de junho de 2025

 

   

BONS TEMPO SERÀ?

Hoje um amigo me mandou um vídeo que me fez recordar ainda mais o passado, segundo alguns, quem vivi de passado é museu, mas esse vídeo me fez sonhar e ativar ainda mais minha memoria de como vivemos, eu não sei se era sofrimento, afinal de contas vivíamos todos na mesma situação.

Nosso fogão, a lenha, muita gente em algumas regiões, ainda vivem assim cozinhando a lenha, não só no Brasil, lembro-me que até os anos setenta, muita gente usava ferro a brasa e candeeiro, feliz de quem conseguia comprar pilha e tinha uma lanterna, isso pra quando acabasse o gás do candeeiro. Quem teve um tripé bem antigo de pôr panelas de alumínio, quem tinha era os ricos risos, o armário da maioria, eram improvisados com tijolos e tabua, lá em casa era assim no sitio, depois...

Coxa de retalho quem nunca usou, e o urinol (pinico) Que maravilha, porém, se a família fosse grande teria que ter vários, mas até o abençoado era caro, então mãe usava bacia de barros risos, nossas vassouras, geralmente eram de mato mesmo, nossas tigelas era uma cuia, deixava os cabaços secarem, abria ao meio e utilizarmos para tudo, o Pilão meu Deus! Coitados dos nossos braços, as máquinas de moer milho, bom, era sofrido tanto quanto até hoje o ralo, para quem gosta de pamonhas etc. Nossos potes era uma benção, eles deixavam a água geladinha, o pior era conservar uma carne por mais dias, ou comprava carne seca, ou usava o varal, porém, tinha que ficar de olho nos gatos, risos, o jipe foi nosso melhor transporte, depois a rural e fusca, fotos de binocule? Eu era fã, quer dizer; mesmo sendo caro eu adorava posar para uma foto, fui inteligente, guardei e com a tecnologia mandei fazer em cartão.

Quem lembra dos pesos nas bodegas e mercearias para pesar feijão, açúcar, café etc. aquelas balanças sei não! Feliz de quem tinha um abanador para acender o fogo de lenha, se não sofria de tanto assoprar.

E as carteiras escolares como eram duras; quem andou em cima de um caminhão? Era divertido, porém, perigoso, Rádio só tinha rico, além de caro, aja dinheiro para comprar pilha, não era bolinho, vocês sabiam que a maioria dos antigos só lavavam os pés para dormir? Banho só de chuva, brincadeira, mas que foram tempos difíceis foram.

Se sinto saudades? Não, porém, não sinto tristeza por ter vivido nessa época de lutas e dificuldades, juro! Graças a Deus tudo valeu a pena, de coração tenho saudades de muitas coisas, principalmente da nossa inocência, resignação, paciência e sabedoria, feliz de quem soube aproveitar e o hoje agradece a Deus por tudo que viveu e passou.

 

Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

Nenhum comentário: