Seguidores

sábado, 4 de janeiro de 2014

AS CHUVAS COMEÇARAM, E COM ELAS DOR E PERDAS.

Todo ano é a mesma ladainha, começa o período das chuvas, e vem ás notícias de desabamentos, alagamentos, e os pobres que moram em áreas de risco, caindo barranco á baixo com toda sua família.
E pra variar, os governantes que nada fizeram, ou fazem, ajam pedir ajuda, e o povo doam roupas, alimentos, colchões e cobertores, e o governo prometendo que nas próximas enchentes tudo será diferente, e prometem mundos e fundos.
No final só vem fundo, cada vez o buraco dos pobres cresce mais, as casas que prometeram durante as enchentes vira lenda, e o povo? Esses! Continua sofrendo dobrado, por que nem se recuperam da ultima catástrofe.
Será que esses governantes não têm palavra? Já que coração pelo o visto não tem, como eles podem prometer tanto sabendo que nunca irão cumprir? Se eles tivessem tomado alguma providência, e cumprido a promessa que eles fizeram á anos atrás no morro do Bumba, em Niterói, seria uma gloria.
Mais que nada! Além das famílias não terem voltado a suas casas, eles começaram uma construção sem fim, e é lógico em áreas de risco. Quer dizer os desabrigados continuam desabrigados, isso é o cúmulo! E em Petrópolis? Ate agora, anos depois, o povo continua morando em alojamentos.
E hoje eu ainda tive a pachorra de ouvir um apresentador nos mandar votar certo, em quem meu filho? O que é certo e correto para você meu amigo? São todos uns filhos da mãe! E é lógico, não devem ter nascido de um útero sadio.
 Na verdade, se ainda vem, ou existem algum político bom, irá nascer, por que até hoje só vi porcaria, bosta, e obvio homens sem palavras.
Antes das eleições, são tantas as promessas, que até ponte onde não existem águas eles fazem, e depois só pensam nele e nas suas famílias, o povo que votou neles que se danem.
Conclusão, no Sul e Sudeste o povo morrendo com tanta chuva, e no Nordeste por enquanto só o gado, morrendo por falta d’água, e o pior por falta de interesse de quem tem poder, e sabe o que fazer para amenizar tanto sofrimento.
Outro dia, eu assisti a uma reportagem, em que uma senhora contava que faz tempo que não toma um banho direito, ela contou como faz para não deixar faltar água em casa, e mostrou como fazia para economizar.
O reporte concluiu a reportagem dizendo, que o banho de quinze minutos de uma pessoa onde à água nunca falta, equivale o que esta senhora e sua família usam durante o dia.
E nos sugeriu que economizassem água. 
Ok! Eu sem ninguém pedir já faço isso, como acredito que muita gente faz, e daí? Do que adianta, se os governantes, e quem têm o poder nas mãos nada fazem? Não seria mais justo pedir, fazer campanha, e bater sempre na mesma tecla, até alguém escutar, e fazer algo tanto pelas enchentes no Sul e Sudeste, como na seca do Norte e Nordeste?
Será possível que não exista nada, nem ninguém que possa fazer algo, para que esses desgraçados, desses governantes ouçam? Gente! É muita injustiça, falta de caráter, e de boa vontade de quem tem o poder e nada faz, é o cúmulo! Será que o povo vai continuar morrendo com desabamento e alagamentos no Sul e Sudeste, e Norte Nordeste, morrendo sem água, e ninguém vai fazer nada?
Que mundo é esse em que vivemos? Deus meu! Se for para continuar do jeito que está, melhor mesmo é acabar com essa tortura. 
Do que adianta vivermos num mundo onde o respeito, à humanidade e á solidariedade acabou? Pra que mundo?
Hoje em dia, o comando está nas mãos de gente sem escrúpulos, sem coração, dignidade e falta de caráter, por certo, na cabeça deles, Deus, são eles mesmos, o que vai ser feito de nós afinal? O poder, e o dinheiro é quem manda, e faz o que bem entender sem pensar nas conseqüências. Eu me pergunto será que algum dia, esses poderosos vão fazer algo certo e respeitar Deus?
É lógico que não. 
Vivem roubando, fazendo obras mirabolantes, e enricando cada vez mais, e o que realmente tem que ser feito, finge que faz, e o povo que se dane. Na verdade, o que precisava mesmo era que esses poderosos também pagassem o pato de alguma forma, para ver se acordava.
Mais que nada, rouba, manda matar, cria empresas fantasma, fazem obras intermináveis, e muitas vezes começam e não terminam, só fazem mesmo para roubar, e ficar cada vez mais rico.
E quando terminam alguma obra em favor dos pobres, em poucos dias tudo vai ao chão, isso de tanta má vontade que foi feito.
Até parece que á vida, e, o mundo foi feito, para os bem nascidos, os pobres e indefesos, que realmente precisam de ajuda, esses nadam em todos os sentidos, e ainda por ser ingênuo, acreditar e confiar  neles, os danados pisam sem dó nem piedade.
Se existisse boa vontade, e pelo um menos, de cem políticos, existissem vinte com coração, quem sabe fizesse a diferença. 
E ai como no caso da senhora, que eu assisti a reportagem, como em tantos casos, em sitio, no Norte e Nordeste, onde houvesse uma cacimba, os políticos mandassem máquinas apropriadas, com certeza todos teriam água paro o seu sustendo.
Quem sabe assim não morreria tantos animais, e as pessoas não passassem tantos apuros. 
Eu me pergunto, será que não vai ter um Homem, capaz de enfrentar tantos obstáculos e fazer algo pelos seus irmãos Nordestinos? E mais? Pelas enchentes no Sul e Sudeste?
Por que será que as Capitais estão tão cheias de Nordestinos? Eles vêm em busca de trabalho, na ilusão que no Sudeste vão melhorar suas vidas. 
Coitados! E acabam trabalhando nos piores serviços, e nem condição de morar num lugar seguro tem, acabam morando em áreas de risco e por fim morrendo.
Não seria mais fácil, fazer algo pelo o Nordeste, e assim facilitar a vida dessa gente para que todos tivessem o direito de viver com dignidade na sua Terra natal, junto a sua família? Que espécie de gente é essa, que se diverte com o sofrimento dos outros? Olha que tudo tem volta, aqui se faz, e aqui se paga, e nunca esqueça que os ricos também choram. 

Joana D'arc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

2 comentários:

professora Irene Guedes disse...

Uma reflexão a ser feita.Com relação a cobrança na hora de votar continua uma opção cada vez mais dificl tendo em vista que escolher político honesto e ainda mais que seja preocupado com o povo é coisa rara neste país.se do assim estamos mesmo é fritos. Só com muita fé pra fazer de conta que nada acontece... Lamentavelmente o povo ou melhor a desgraça popular é a escada pra o crescimento econômico de políticos corruptos. Infelizmente . Abçs Darc fique em paz.js

Luz Esperança de Dias melhores. disse...

É verdade irene dói demais, porem esse ano não sei realmente o que fazer, se voto é ruim se não voto sei não ....