Seguidores

domingo, 22 de fevereiro de 2015

SECA.



A situação estar periquitante, falo sobre o tempo e o mundo em que estamos vivendo, esse último ano, e começo, não está fácil no sudeste, o Nordeste, esse já calejou com tanto sofrimento.
No fundo estou gostando, quem sabe assim os governantes não se mobilizam, e fazem algo pelo o Nordeste, agora e já?
Antes a falta d’água, era só os Nordestinos que sentia e sofriam, e fugindo da seca, e do descaso dos governantes, entupiram as grandes Capitais do sudeste, e agora José?
O sofrimento é geral, e todos estão sentindo na pele o que os Nordestinos sofrerem a décadas, e sofrem até hoje, e agora, como o Nordeste, todos estão tendo que se virar como pode.
 Agora gente! Inês é morta, se todos tivessem olhado e tentado fazer algo pelo o Nordeste, talvez hoje não estivéssemos passado por tudo isso.
Mais pimenta no c. dos outros é refresco, e agora dançam gatinhos, e mechassem. Obvio aqui no sudeste já estão querendo, e fazendo de tudo para encontrar água, e trazer de outros estados para São Paulo, Rio, Minas etc.
Mais o e Nordeste? Nunca ninguém pensou em fazer nada, minto pensou, mais não fizeram, começaram as obras no Rio São Francisco e simplesmente parraram, quantos, e quantos anos não chovem, e os Nordestinos principalmente os que moram no sertão, não sabe o que é tomar um banho dignamente?
Água tem, por que os caminhões pipa é chegando e vendendo água, á preço de ouro, que gente é essa que se elege, promete mundos e fundos, e não fazem nada para mudar a vida do povo?
Será que essa gente não tem coração, e não pensa que tudo que sobe um dia desce? Um dia com certeza vão arder, e pagar caro pelo seu egoísmo, e descaso com quem confiou e confia neles.
Entristece-me, ver tanta falta de amor e solidariedade nesse mundo, e não só dos governantes, esses, todos nós sabemos que não tem coração.
Falo também, daquele que saiu segundo eles, comendo o pão que o diabo amassou, de todos os estados do Norte e Nordeste, e quando alcançam o sucesso, a fama e o dinheiro, não fazer nada pelo seu estado.
Não com dinheiro, mas com campanhas, shows, e amor a sua gente. 
Muitos, nem aos seus estados voltam mais, que pena! Merda para quem o fez enricar, o povo merece.
Joana D’arc Nunes De Araújo Alves Ferreira.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

POEMA DE NATAL, DE ALDEMAR PAIVA.



Eu não gosto de você Papai Noel! Também não gosto desse seu papel de vender ilusão pra burguesia. Se os meninos pobres da cidade soubessem o desprezo que você tem pelos humildes; pela humildade, eu acho que eles jogavam pedras em sua fantasia.

Faz muito, talvez você não se recorde mais, eu cresci me tornei rapaz, sem nunca esquecer daquilo que passou... Eu lhe escrevi um bilhete pedindo o meu presente... a noite inteira eu esperei contente... Chegou o sol, mas você Papai noel, não chegou. Dias depois meu pobre pai cansado me trouxe um trenzinho velho, enferrujado, pôs na minha mão e falou:Tome filho, é pra você. 

Foi Papai Noel que mandou! E vi quando ele disfarçou umas lágrimas com a mão. Eu inocente e alegre nesse caso, pensei que meu bilhete, embora com atraso, tinha chegado em suas mãos no fim do mês. Limpei-o carinho, dei corda, o trenzinho partiu, deu muitas voltas... O meu pai então sorriu e me abraçou pela ultima vez. O resto eu só pude compreender depois que cresci e vi as coisas com a realidade.

Um dia meu pai chegou assim pra mim como quem tá com medo e falou: -Filho, me dá aqui seu brinquedo, eu vou trocar por outro na cidade. Então eu entreguei o meu trenzinho quase a soluçar, como quem não quer abandonar, um mimo que lhe deu quem lhe quer bem.

 Eu supliquei... Pai! Eu não quero outro brinquedo, eu quero meu trenzinho... Não vai leva meu trem, pai...! Meu pai calou-se e de seu rosto desceu uma lágrima que até hoje creio tão pura e santa assim só Deus chorou, ele saiu correndo, bateu a porta assim, como um doido varrido. A minha mãe gritou: -José! José! José... Ele nem deu ouvido, foi-se embora e nunca mais voltou...

Você! Papai Noel, me transformou num homem que a infância arruinou...Sem pai e sem brinquedo, afinal, dos meus presentes não há um que sobre da riqueza de um menino pobre, que sonha o ano inteiro com a noite de Natal! Meu pobre pai, mal vestido, pra não me ver naquele dia desiludido, pagou bem caro a minha ilusão... Num gesto nobre, humano e decisivo, ele foi longe demais pra me trazer aquele lenitivo; tinha roubado aquele trenzinho do filho do patrão! Quando ele sumiu, eu pensei que ele tinha viajado, só depois de eu grande minha mãe em prantos me contou... que ele foi preso, coitado! E transformado em réu. Ninguém pra absolver meu pai se atrevia. Ele foi definhando na cadeia até que um dia, Nosso Senhor... Deus nosso Pai...Jesus, entrou em sua cela e o libertou  para o céu. 
Eu também não gosto do Papai Noel, e me desculpem os meus amigos, jamais inventei uma historia dessa aos meus filhos, Papai Noel como Aldemar paiva no seu lindo poema retratou é simplesmente uma ilusão, que para os pais que nem um emprego tem para por uma comida na mesa, sofre vendo a esperança nos rosto do seus filhos ansiosos esperando o tal presente desta mentira chamada Papai Noel.
 Joana D'arc Nunes de Araujo Alves Ferreira.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PAIS, FILHOS E IRMÃOS.


Você já parou para pensar como, e o que significa a palavra irmão? Ás vezes eu me pergunto, o que Deus queria, quando resolveu que tantas pessoas, nascessem dos mesmos pais e se tornassem irmãos.

Não gente! Definitivamente eu não sou louca, mas tem horas que eu me pergunto, como Deus  fez irmãos, sendo pessoas tão diferentes?
Muitas vezes você se dar melhor com estranhos, me refiro a irmãos, por parte de Deus, irmãos de sangue alguns são verdadeiros inimigos.
Com isso eu não estou querendo dizer que comigo acontece assim, ao contrario me dou muitíssimo bem com os meus irmãos.
Lá em casa éramos treze irmãos, morreram dois ainda pequenos, e depois uma já adulta.
Quando éramos crianças, adolescentes, e já moças com brigas e tudo dava para encarar, mais adultos, casados e morando longe um do outro, não é fácil, as divergências? Obvio! Existem.
Por que cada um tem seu problema, seu mundo, sua vida, seus filhos, e seu jeito de viver, na verdade, muitas vezes nos sentimos estranhas uns com os outros, é difícil saber, o que o outro realmente pensa ao seu respeito.
Porém graças a Deus na minha família ninguém matou ninguém, e quando falo família não me refiro só a pais e filhos, falo nossa família Paterna e Materna.
Mas se tem algo que um irmão de sangue, jamais o abandona e fica ao lado um do outro para o quer der e vier, é quando um dos irmãos precisa de ajuda, seja financeiro, familiar, ou particular, nessa hora sempre podemos contar uns com os outros.
Quer dizer, nem todos os irmãos, que lástima! Como seria bom se o amor falasse mais alto sempre, perdoe-me se sou realista, porém é assim que sinto e vejo os seres humanos, com defeitos, egoísmo, e muitos, com falsidade.
Hoje! Nem os pais e filhos se entendem, pais, matam filhos, e vice e versa, e toda hora á todo instante vemos essa triste realidade, o que falta nos acontecer?
O povo anda todo doido, ninguém escuta uns aos outros, nada de dialogo, as pessoas não se entendem, o que mais se ver são pessoas estressadas, se matando, se odiando e se pegando por qualquer bobagem.
Deus! Como e onde vamos parar? Que mundo é esse, onde, pais, filhos, e irmãos, muitas vezes não sabem mais conversar, nem o que significa a palavra amor.
 Dialogo e amizade, são palavras feias, hoje mais parecemos que vivemos numa Guerra, onde o egoísmo tomou conta de tudo.
Que pena! É lamentável.

Joana D'arc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

domingo, 16 de novembro de 2014

SECA, RICOS E POBRES.


Eu sempre escrevo sobre esses temas, são assuntos que preocupa a todos, e óbvio! Incomoda, porém com isso não significa que eu odeio, ou sinto inveja do rico, menos ainda quero o mal de alguém, e jamais desejo a vida deles.
 E lógico se alguns têm mais que outros, de alguma forma ele mereceu, eu só não concordo com esses ricos que se fazem as custa dos outros.
 E ainda enchem a boca para dizer que foi através da sua voz, persistência, seu esforço, ai depois sim, Deus!
 Porém, nunca esqueça, em primeiro lugar Deus! Ai sim sua voz, e sem demagogia seus fãs, de alguma forma, seja você atuando, cantando ou desfilando, sem os aplausos, tietagem jamais alguém venceria.
E esses que nascem ricos? De alguma forma tiveram ajuda de alguém, ninguém nasce rico como um milagre, com certeza você herdou de um antepassado.
 E ainda assim, você querer pisar, e nunca ter a humildade de saber agradecer, tentando fazer o bem aos seus semelhantes, é o fim da picada.
Agora quem tem uma ótima casa, um emprego descente, carros e alguns imóveis não são rico, vivi sua vida boa porque lutou e continua lutando.
E são esses que merecem respeito, tem sim uma vida digna e vivi bem, mas não é milionário nem enricou ás custas de ninguém, foi sim, com seu suor, força de vontade e coragem de lutar.
Nunca me interpretem mal pelo o que eu escrevo, eu jamais penso especificamente numa pessoa para escrever sobre pobreza, seca, e riqueza.
 São temas que a televisão, a internet e todos os lugares que vamos fala-se sobre esses assuntos.
 Nunca fui, nem sou rica, mais graças ao meu bom Deus nunca passei fome, não pago aluguel, e tive a sorte de Deus, ter me presenteado com filhos inteligentes, íntegros, honesto, e que souberam me dar, e se dá valor, lutaram, trabalhando e estudando, e com sua força de vontade se transformando em pessoas do bem, e que apesar de terem conseguindo fazer uma faculdade chegando ao doutorado no caso do meu filho mais velho, sem orgulho.
Portanto, eu só tenho a agradecer tudo que eu sou e tenho que são essas bênçãos que Deus me deu, e pedir desculpa se ofendo alguém com os textos que escrevo, é que sinto pena e vontade de poder ajudar a quem nada tem, e óbvio fico indignada com a indiferença de quem tem tudo e nada faz pelo seu irmão mais necessitado.
HÁ! Se eu pudesse e meu dinheiro desce.
Joana Darc Nunes de Araújo Alves Ferreira.


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

EITA MUNDO SEM JEITO!!!


Eu nasci á sessenta anos atrás, e não tem nada nesse mundo que eu já não tenha visto demais, risos, pois é, e por mais que eu tenha vivido não consigo entender, não o mundo, porém as pessoas que nele vivi.
Cada dia que passa, eu vejo, e, escuto falar dos absurdos que existe por ai a fora, e não é só na televisão, e na internet, o mais triste é ver ao vivo e a cores.
Vemos todos os dias, pessoas passando fome, vivendo na miséria, e muito sonhando simplesmente com um emprego e uma casa própria.
E lutam tanto, que muitas vezes morrem sem realizar seus sonhos, por mais simples que seja, e quem tem coração, e ás vezes, não conhecendo essas pessoas sofremos, eu, por exemplo, sofro.
E como vemos pobreza, miséria, fome e sem tetos, nos deparamos também com reportagens dignas de pena, e não pela pobreza, e sim pela ostentação que alguns seres humanos vivem, e faz questão de mostrar como é bom viver no luxo.
NOSSA! Deve ser muito bom, você não se preocupar com o amanha, e nem com o que vai dar, á sua família no dia seguinte.
Eu assisti, algumas reportagens num programa outro dia, das quais me deixaram decepcionada e indignada, de ver como alguns milionários vivem e se comportam.
E resolvi pesquisar mais, sobre alguns aqui na internet, e né que fiquei pior, e não foi um só, porém um em especial me chamou á atenção, o cara vivi esbanjando dinheiro, com mulheres nuas, armas, e passeios de avião, iate etc.
E me veio á cabeça, será que esse cara é feliz? Bonito não é, um homenzarrão nem pensar, é simplesmente rico, e compra ás mulheres, e tudo o que ele quer.
Eu me pergunto! E sua dignidade, e paz de espirito será que ele compra?  Esse infeliz não é Brasileiro, porém como ele existem muitos que não estão nem ai para os seus semelhantes.
 E esse Infeliz como muitos, simplesmente jogam seu dinheiro para as piranhas lhe dar alguns minutos de prazer, e depois?
Quem sou eu? Ninguém. Perdão! Minto eu sou gente, humana, e que por mais que viva não consigo me acostumar com a desigualdade em que vivemos.
Alguns com tanto, e outros se desdobrando, para conseguir terminar uma casa de três cômodos, e conseguir sobreviver com mais de um salario, e comendo simplesmente feijão com arroz e um zoiam.


Joana D’arc Nunes de Araújo Alves Ferreira.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

TEMPO DE REFLETIR E AGRADECER.

TEMPO DE REFLETIR E AGRADECER. CONTINUA. FIM DA HISTORIA MAIS AINDA TEVE MUITA COISA.

E como a minha irmã Maria Helena escreveu no meu aniversario, não foi fácil, tive momentos horríveis, pensamentos negativos, dias nublados, porém nunca incomodei minha família com assuntos familiares, todos nós sabemos que não é fácil, você criar, e conviver com adolescentes, mais eu sempre os acompanhei, e dei o meu melhor, os entendendo, conversando, sendo amiga, confidente e companheira, quer dizer fui pai, mãe, irmã mais velha, e grande amiga sempre.
E é com orgulho, só que um orgulho bom, que eu vejo os meus filhos hoje, adultos, e que sempre souberam o que queria ser, e eles lutaram e venceram.
O Cristiano desde sete anos de idade, só tirou boas notas, nunca repetiu um ano, e hoje com 34 anos terminou o doutorado, é lindo, inteligente, vivo, e ao mesmo tempo, desligado, não tem orgulho, e é como diz ele, eu vou ser alguém por nós, e não para o mundo ficar sabendo.
Ganhou uma bolsa, e fez o terceiro ano do Doutorado, em Paris, lá ele conheceu quase toda Europa, de moto, trem, ou avião, viveu e aprendeu muito.
Nem fotos quase ele tirou, tudo para que eu não postasse no Facebook, por que ele odeia exposição.
E quando eu pensei, graças a Deus agora o Cris vai fazer concurso, e como diz ele, é só gloria! Que nada quer mais, já vai partir para a pôs doutorado.
E eu tenho mais é que apoiá-lo, é um filho maravilhoso, o meu Doutor Cristiano Nunes Alves.
Jorge Fernando, esse fugiu da escola, nunca gostou de estudar, terminou o primeiro grau forçado, por ultimo foi expulso por contas das faltas, isso no primeiro colegial.
Porém é um homem de mil e uma fases, já fez de tudo, e o melhor, tudo que quer fazer faz com amor e vontade, e sempre dar certo, sempre foi meus pés e minhas mãos, e até os meninos poderem me ajudar ele foi nosso protetor.
Hoje é casado, tem uma família linda, e um filho muito bonito, inteligente, e diferente do pai ama estudar, e estar sempre procurando apender mais.
Já minha princesinha Andréa, é uma vitoriosa, linda, educada, amorosa, boa filha, que só me dar orgulho, é Fisioterapeuta já com a pós, trabalha no hospital, e nas horas vagas me ajuda em casa, e agora cuida de mim.
Tudo que ela pode me dar, faz a nossa compra, paga luz, internet, enfim é uma bênção, aliás, Deus só me encheu de bênçãos.
Por isso quando eu vejo tantos bandidos, assaltos, gente matando, como se nós, os seres humanos nada fossemos, eu me sinto uma privilegiada, os meus filhos tinha tudo pra dar errado, criados sozinhos comigo, sem um pai, pobre, e nos faltando tudo, e hoje são uns vitoriosos, que só me enchem de orgulho.
Eu amo muito minha família, meus filhos, neto e minha nora, eles são um pedacinho nosso, meu e do meu marido.
Continuamos pobres, mais ricos de saúde, sabedoria e inteligência, e nunca nem por um segundo os meus filhos me decepcionaram, eles andam sempre pelo o caminho e do lado de Deus, e do bem.
 Obrigado pai do céu, rei do universo, por tudo que o senhor me deu, e me dar, e ter segurando em nossas mãos, ontem, hoje e sempre.
Joana D’arc Nunes de Araújo Alves Ferreira.